CAMINHOS DE NEVE SANTA CATARINA

Rose da Luz

16-08-2021

CAMINHOS DE NEVE SANTA CATARINA

Nossa primeira parada será em Urubici, uma cidade que tem despontado no cenário brasileiro como um destino romântico em Santa Catarina. Uma charmosa cidade com pouco mais de 11 mil habitantes e mais de sessenta hotéis e pousadas! Ou seja, você encontrará um local a seu gosto para passar as noites frias de inverno, bem aquecido e confortável, pois o clima não decepciona. São muitos dias de frio próximo ou abaixo de zero graus no inverno e uma temperatura amena no verão, na casa dos 20 graus C.

Urubici foi fundada em 1915 no vale do rio Canoas como uma vila da cidade de São Joaquim e possui uma rica paisagem de montanhas, vales, trilhas, cascatas, cânions, grutas e formas interessantes como a famosa “Pedra Furada”.

O Morro da Igreja, localizado na região nordeste do Parque Nacional de São Joaquim, é o ponto mais alto da região, 1.822 metros de altitude e temperatura média anual de apenas 11 graus. Ali foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8 graus, em 29 de junho de 1996 (registro oficial), embora haja relatos de que a temperatura teria chegado a -20 graus, com uma sensação térmica de -46. Eu mesma, em junho de 2004 tive a experiência de uma temperatura bem abaixo de zero e sensação térmica de -32 graus. As fotos mostram o rosto “retorcido” pelo vento e o frio. Me recordo que a equipe do Fantástico estava na região registrando imagens e entrevistando os turistas extasiados com o frio, a neve e uma paisagem digna dos países europeus.

Para o acesso ao parque é necessário agendamento prévio, confirmação do agendamento e retirada dos ingressos (gratuitos) na sede do ICMBio em Urubici, no centro da cidade, (Av. Pedro Bernando Warmiling, 1542, Bairro Esquina), a partir de dois dias de antecedência até o dia da visita das 8h às 12h e das 16h às 16h. De posse deste ingresso você poderá entrar no parque e desfrutar de suas belezas fantásticas, mas lembre-se a utilização de DRONES na área do parque é proibida exceto mediante análise prévia e autorização pela gestão do Parque. De carro, partindo do centro da cidade de Urubici, siga pela rodovia SC-439, por cerca de 13 km, uma estrada sem pavimentação, mas bem conservada. Entre à direita na Estrada Geral Morro da Igreja por mais 18 km, este trajeto é pavimentado. Chegando ao topo você encontrará dois portões: o primeiro é aberto pela manhã e fechado à noite e, o segundo, é do Cindacta onde não é permitida a entrada sem autorização da Aeronáutica.

São 49.800 hectares de rocha vulcânica, cânions, cavernas e muita beleza natural. É possível seguir uma trilha para chegar até a Pedra furada. Estudos datam estas formações em aproximadamente 144 milhões de anos! Um passeio que certamente vale a pena.

Voltando à estrada, seguimos pela SC110 rumo a São Joaquim, parando no Mirante de Urubici, de onde se pode ver a cidade no vale e as montanhas ao longe. Uma vista muito bonita da natureza. Um pouco adiante, a Cachoeira do Avencal.

O nome Avencal deriva da planta “avenca”, um tipo vegetação comum nesta região que não necessita de terra para se desenvolver, ela cresce nos xaxins, é parecida com uma samambaia de folhas miúdas e abundante nas paredes do penhasco da cachoeira.

A cascata do Avencal, formada pelo riacho do Funil, despenca em um grande paredão em semicírculo, formando esta espetacular cachoeira com 100 metros de altura.

Na parte superior há, na verdade, dois parques. O próprio rio faz a divisão dos parques

O acesso na parte superior é tranquilo, sendo possível chegar de carro bem próximo à queda. Ambos os parques ficam lado a lado, cerca de 8 km da cidade de Urubici, na SC-110 em direção a São Joaquim. Chega-se primeiro ao parque da direita, o Parque Mundo Novo, o qual possui dois mirantes sendo um deles o Mirante de Vidro, que avança cerca de 5 metros sobre vão proporcionando fotos fantásticas!

Cerca de 100 metros à esquerda, chega-se ao outro parque, o qual dispõe de um mirante mais frontal e atividades, como trilhas, arvorismo, tirolesa e rapel além de lanchonete, banheiros e uma pousada.

Para chegar à parte inferior, saindo da cidade, você deve dirigir apenas 1 km pela SC-110, rumo a São Joaquim, e então pegar a estrada de cascalho à direita por 3,7 km por esta estrada até o final dela. Depois, a pé, por mais 500 metros acompanhando o rio você chegará até o poço da cachoeira, aproveite a vista de frente da cachoeira e quem sabe, se for quente, um banho.

Esta região é agraciada pela natureza. Apenas 3 km depois da Cachoeira do Avencal há outro parque, Parque Cachoeira de Papuã. com passarelas de 300 metros de extensão terminando em uma plataforma-mirante de vidro onde uma paisagem incrível te colocará de frente a um precipício de cerca de 120 metros de altura e de onde você poderá contemplas as duas quedas d'água. Aproveite o tempo, tire fotos, contemple a natureza, relaxe antes de segui viagem, porque ainda não chegamos ao fim.

Continuando viagem pela SC 110, pouco antes da cidade de São Joaquim vamos fazer uma parada no SNOW VALLEY. O local pertence a uma família de americanos vindos do estado de Colorado. Mr and Mrs Butterfield já faleceram, eu tive a honra de conhecê-los pessoalmente. Mr. Butterfield nos conduziu várias vezes pela Trilha dos Xaxins Gigantes. Ele carregava consigo um cajado, na época eu realizava imersões em inglês, e ele dizia ao pessoal que quem não falasse inglês iria levar uma cajadada. À noite, ao redor da fogueira, assando marshmallows, ele nos contava a história da mulher que morreu na SC 110 e que costumava passar por ali em busca de carona, ainda vestida de noiva. A esposa, Mrs. Butterfield encarregava-se da comida, uma fartura, uma delícia! Hoje são os filhos quem conduzem o negócio. George, um dos filhos, nos conduzia ao alto de um morro para apreciar o pôr do sol. Há cabanas para acomodar grupos ou casais. O local é simples, mas eu garanto que você vai se apaixonar!

Alguns quilômetros adiante e chegamos a São Joaquim. No inverno o frio, a neve. Na primavera a floradas das cerejeiras. No verão, final de janeiro a colheita da maçã, em fevereiro a Festa da Maçã! Difícil dizer qual cenário é mais atrativo, na dúvida é melhor visitar em todas as estações.

Se você achou que o frio terminou, prepare-se, ainda temos a cidade de Urupema a frente, a qual, juntamente com São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em SC, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, detém o título de cidade mais fria do Brasil, com temperaturas negativas durante 35 a 45 dias por ano, de março a dezembro e temperatura média anual de 13°C

A altitude de Urupema junto à Praça Principal é de 1335m e 1.726 m no Morro das Torres, onde situa-se a “Cachoeira que Congela”, nome recebido por permanecer congelada nos dias mais frios do inverno, fenômeno único no país. Em julho de 2000 permaneceu 12 dias completamente congelada.

Imagino que depois de tanto frio vocês aceitarão me acompanhar para uma deliciosa caneca de chocolate quente em frente a uma lareira, vamos?


Notícias relacionadas

FLORIANÓPOLIS: A ILHA DA MAGIA

Senhoras e Senhores, eu os convido a iniciar nossa viagem. Viajaremos com segurança e conforto por todo Brasil e algumas cidades no exterior. Tomem seus assentos, coloquem-se confortáveis, conectem seus desktops, laptops ou seus smartphones. Nossa primeira parada será em Santa Catarina, iniciando por sua capital Florianópolis, a “Ilha da Magia”.


Leia mais

FORTALEZA: COZINHA, BELEZA E HISTÓRIAS

Fortaleza, a começar por seu nome, em referência ao Forte Schoonenborch construído pelos holandeses durante sua segunda permanência (1649-1654) e o lema em seu brasão, é uma cidade que em tudo expressa sua FORÇA, VALOR E CORAGEM!


Leia mais

Chapecó 104 anos - Parte 1

Parte 1 Apenas um povoado de índios e caboclos chamado “Passo dos Índios”, assim começou o que conhecemos hoje por CHAPECÓ, uma terra distante 555,6 quilômetros de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina.


Leia mais