ALMOÇO DE NEGÓCIOS? DICAS QUE ABREM PORTAS!
08-09-2022
Na verdade, sempre nos deparamos com muitas dúvidas quando se trata de um almoço de negócios, um “business lunch”, porém tudo pode ser muito mais fácil do que você está pensando neste exato momento, basta seguir alguns passos básicos de “ETIQUETA”. Sim, a velha conhecida etiqueta, aquela que tem sido colocada no fundo da gaveta por muitos, mas que ainda abre muitas portas (e oportunidade de negócios!) com simplicidade e elegância.
Primeiramente, quem quer vender é você? Então é você quem deve pagar. Não aceite que seu cliente pague metade nem se quer deixe que ele pegue o cartão de crédito na mão. Assim que você pedir a conta e o garçom a trouxer, seja o primeiro a estender a mão e pegá-la. Não esqueça da gorjeta, caso não esteja inclusa na conta, isso também faz parte da etiqueta. Se você solicitar reembolso de sua empresa, isso é com você, não mencione o fato ao cliente.
Escolha um lugar calmo, pois vocês irão discutir sobre negócios, mesmo que não o tempo todo, por isso é melhor que não haja música alta, farra de crianças e coisas assim, interferindo em sua conversa. Ou seja, esqueça aquele restaurante que você come rapidamente todos os dias com seus colegas de trabalho. Melhor escolher um restaurante que requeira reserva, e que seja acima da média. Você quer ser lembrado por proporcionar bons momentos ao seu cliente, você deseja que o garçom não se engane com o pedido, seja cordial e eficiente, e isso tem um custo. Não se preocupe, não é necessário gastar uma fortuna, basta escolher bem o local.
Vista-se bem, já falamos aqui o quanto isto pode ser um passo à frente. E se o seu convidado não estiver tão bem vestido quanto você, não se preocupe, é VOCÊ quem comunicar algo, é VOCÊ quem deve estar sempre bem vestido para seus clientes, eles merecem isso.
Deixe que seu cliente faça o pedido primeiro, é uma forma de lhe dizer que é “seu convidado de honra”. Se ele pedir bebida alcoólica, tudo bem. Mas você NÃO pedirá. Por quê? Porque você “retornará ao trabalho depois”. Fale sobre negócios, mas não apenas sobre isso. Conversar sobre outros assuntos tem por objetivo fortalecer a relação com a “pessoa” do cliente, assim como o próprio relacionamento comercial. Mas mantenha o foco para o que não deve falar. Não fale mal de outras empresas. Não desmereça ninguém para enaltecer a si mesmo ou sua empresa. Foque em seus pontos fortes e reforce-os, mas não ataque ninguém. Reveja com o cliente a proposta, ajude-o com suas dúvidas, mas também esteja aberto a falar sobre outros assuntos enquanto comem.
Seu problema é com a etiqueta à mesa? Lembre-se sempre: menos é mais! Observe primeiro o seu redor para entender como funciona. Você não precisa ser um expert em etiqueta para saber que:
- NUNCA fale de boca cheia;
- LIMPE os lábios antes de beber;
- NÃO faça da faca ou garfo a batuta de um maestro, se você “fala com as mãos” posicione os talheres gentilmente no prato;
- Não atenda o telefone durante o almoço: foco no cliente que está com você no momento.
- Se for chamar o garçom faça-o discretamente;
- Seja igualmente discreto ao pagar a conta, não comente valores.
- Se você for homem e seu cliente for uma mulher, seja gentil; abra a porta, puxe a cadeira, se for oportuno. Algumas mulheres podem sinalizar que não gostam destes gestos, respeite.
Estas dicas podem, a princípio, parecer simples, desnecessárias até, mas sempre é bom lembrarmos que nossos modos falam muito de nós, mais do que nosso próprio falar.
Na próxima semana vamos falar sobre o famoso “Happy Hour” com clientes. O que pode o que absolutamente não pode.
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