VOCÊ SABE O QUE É ECONOMIA PRATEADA?

06-05-2024

VOCÊ SABE O QUE É ECONOMIA PRATEADA?

Com o passar dos anos, aspectos econômicos, sociais, demográficos, ambientais, dentre outros, têm transformado a sociedade.

Todas as mudanças sentidas no dia a dia, aliadas aos avanços da medicina e das tecnologias, refletem diretamente no comportamento, no estilo e na expectativa de vida da população.

De acordo com o CENSO 2022, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) ultrapassou os 32 milhões.

A projeção demonstra que até 2050 uma a cada três pessoas esteja nessa faixa etária e que em 2060, um quarto da população terá mais de 65 anos.

Além disso, a expectativa de vida dos brasileiros chegou a 75,5 anos. "Espera-se que um nascido em 2022 viva, em média, 75,5 anos, caso este vivencie os níveis de mortalidade, ao longo de sua vida, semelhantes aos que a população apresentou em 2022, em cada idade". (IBGE)

Essa nova realidade abriu portas para um novo mercado, identificado como economia prateada, silver economy ou economia da longevidade. É um segmento que envolve empresas de diversos setores que colocam produtos e serviços à disposição dos desejos e necessidades do público 60+.

De acordo com o “Seminário High-level fórum on silver economy”, realizado nos Estados Unidos em 2023: “À medida que a ciência e os negócios inovam para satisfazer as necessidades das populações envelhecidas, o mercado em evolução exige novas estratégias para todos os aspectos da prestação de cuidados, do bem-estar financeiro, da transformação do sistema de saúde, da tecnologia e do futuro do trabalho.”

O que é economia prateada?

O termo economia prateada, que faz referência à cor dos cabelos dos idosos, surgiu no Japão na década de 2000, onde a população idosa é predominante. Em pouco tempo se espalhou pela Europa e América do Norte, continentes com altos índices de pessoas acima dos 60 anos.

A América Latina ainda tem uma população relativamente jovem, mas a previsão é de que, nas próximas décadas, a região apresente o maior ritmo de envelhecimento populacional do mundo.     

Durante a quarta edição do “Seminário High-level fórum on silver economy”, foi divulgado que o poder de compra de adultos com mais de 60 anos ultrapassa os US$ 17 trilhões.

Conforme a Revista Exame:

  • Nos Estados Unidos, o mercado focado na terceira idade já faturou mais de US$ 3,4 trilhões;
  • O Chile movimentou US$ 53 bilhões e se estima que chegue a US$ 93 bilhões, até 2030;
  • Colômbia, Argentina e México seguem crescendo, com uma estimativa superior a 50% nos próximos oito anos.

Economia prateada: oportunidade de lucro para hotéis e pousadas

Com o mercado aquecido e com a expectativa de vida aumentando, o futuro desse segmento promete se expandir, englobando cada vez mais empresas. De acordo com a Data8, no Brasil, a economia prateada movimenta R$ 2 trilhões ao ano e abrange mais de 54 milhões de pessoas.

Para os setores de turismo e de hotelaria, as oportunidades são ótimas, considerando que, dentre as prioridades do público 60+ estão: saúde, bem-estar, qualidade de vida e lazer. Com menos obrigações sociais, filhos “encaminhados”, mais tempo livre e uma reserva financeira, viajar é uma das atividades preferidas de muitos idosos.

“À medida que envelhecemos, o tempo passado em casa aumenta enquanto o tempo passado na vida social e nas férias diminui. No entanto, muitos idosos gostariam de participar mais e o dinheiro nem sempre é o obstáculo”. (David Sinclair, do Centro Internacional de Longevidade do Reino Unido).

Para o setor hoteleiro, atender esse público é uma oportunidade de suprir uma necessidade de mercado e aumentar os lucros, especialmente em períodos de baixa ocupação. De acordo com dados do mercado, os idosos preferem viajar durante o outono ou primavera, estações em que as temperaturas estão mais amenas, os pontos turísticos mais vazios e as passagens e hospedagens com valores mais atrativos.  

Ter conhecimento dessas e de outras questões, como o estilo de vida e as necessidades e desejos do público é fundamental para que hotéis e pousadas consigam oferecer experiências personalizadas e criar memórias inesquecíveis.

Para ajudar hotéis e pousadas a organizarem a casa para receber esse público da melhor maneira possível, trouxemos algumas dicas e orientações.

Economia prateada: dicas e recomendações para receber idosos no seu hotel ou pousada

Selecione um público e conheça profundamente seus anseios e perfil

Conheça os diferentes públicos e entenda qual se conecta ao estilo do seu meio de hospedagem. Dica: Que tal focar no atendimento a mulheres? O CENSO 2022 apontou que dos mais de 32 milhões de idosos no Brasil, quase 18 milhões são mulheres e 14 milhões são homens.

Analise a sua estrutura

Seu meio de hospedagem tem capacidade para receber grupos e excursões? Ou é melhor receber poucas pessoas por vez ou focar em casais?

Pense na possibilidade de fazer parcerias

É viável fazer parcerias com agências de viagens ou outras empresas para montar pacotes personalizados?

Tenha atrativos e atividades para oferecer

A programação, as experiências e os serviços disponibilizados são fatores decisores para este público. Pense em tudo que o seu negócio e região podem oferecer.

Ofereça refeições

A maioria das pessoas idosas prefere se hospedar em hotéis ou pousadas que disponibilizam café da manhã, almoço, jantar e lanches. Isso torna a estadia mais cômoda e tranquila.

Treine suas equipes
  • Capacite seus colaboradores para que a comunicação com as pessoas idosas seja cordial, simples e objetiva.
  • Oriente para que se coloquem à disposição, perguntando se precisam de ajuda, auxiliem no transporte de malas ou na realização de outras atividades necessárias.
Fique atento às normas e legislações de segurança e acessibilidade:
  • Disponibilize rampas e elevadores, se necessário;
  • Faça a sinalização dos espaços com cores fortes e chamativas;
  • Instale barras para apoio em banheiros;
  • Opte por tapetes antiderrapantes;
  • Tenha espaços e filas preferenciais.
  • Caso seu hotel ou pousada tenha piscina, recomenda-se que o piso ao redor seja antiderrapante e o acesso à água seja feito por meio de degraus, rampas submersas ou equipamentos de transferência. Também é recomendável a instalação de barras de apoio nas bordas internas das piscinas;

Atenção! A Lei Brasileira da Inclusão exige que, no mínimo, 10% das unidades habitacionais de cada meio de hospedagem seja acessível, sendo obrigatória a existência de pelo menos uma unidade por estabelecimento. Os meios de hospedagem têm 03 de dezembro de 2024 para adequarem as UHs, conforme o Decreto n 11.303.

  • Os móveis não devem obstruir o espaço livre de circulação para o acesso ao banheiro, camas e armários, bem como ter dimensões em condições de alcance manual e visual do hóspede;
  • Os estacionamentos devem oferecer vaga(s) reservada(s) e sinalizadas para pessoas idosas.

Fonte: Cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos.”

TECNOLOGIAS PARA ATENDER IDOSOS COM EXCELÊNCIA

Para organizar a casa para receber o público idoso, realizar todas as operações rotineiras do hotel e gerenciar com excelência, um sistema para hotel (PMS) é uma das ferramentas indispensáveis.

Conheça algumas facilidades de contar com software hoteleiro:
  • Auxilia na organização de pacotes promocionais, separados para venda via agências de viagens ou de forma direta ao hóspede;
  • Agiliza o check-in de grupos e excursões;
  • Organiza os hóspedes de acordo com o tipo da UH;
  • Alinha a comunicação entre as equipes;
  • Economiza tempo e recursos;
  • Controla os consumos;
  • Integra áreas como Financeiro, Contábil, Fiscal, Compras, Estoque, Pontos de Venda e outros;
  • Permite a comunicação direta e organizada com o setor de manutenção para realizar os adaptações e reparos necessários, assim como com o de governança para arrumação ou higienização;
  • Oferece relatórios detalhados que permitem analisar os resultados do negócio;
  • Presta serviços e experiências incríveis para os colaboradores do seu hotel ou pousada e para os hóspedes.

Um dos sistemas hoteleiros da Desbravador que realiza essas e outras funções é o PMS 3.0 Smart - Sistema online para hotéis e pousadas de grande porte

3.0 SMART DA DESBRAVADOR

Tecnologia inovadora armazenada em nuvem. Pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar.

Principais recursos e módulos do sistema hoteleiro 3.0 Smart da Desbravador.

Gestão Completa

Por ser uma solução flexível, que cresce junto com o seu negócio, os módulos podem ser incluídos conforme às necessidades.

Gerência Hoteleira
  • Esse sistema hoteleiro online contempla as atividades relacionadas à recepção;
  • Realiza o controle de tarifas, disponibilidades e reservas;
  • Possui mapa de apartamentos prático e simples de usar;
  • Faz o controle do caixa;
  • Dispõe de recursos exclusivos para governança e manutenções;
  • Emite relatórios gerenciais, estatísticos e permite a análise de vendas de diferentes canais.
Gestão Financeira
  • Efetua a gestão de fluxo de caixa;
  • Controla contas a pagar e a receber;
  • Faz conciliação bancária;
  • Automatiza processos;
  • Emite relatórios detalhados.
Gestão Fiscal
  • Auxilia no cumprimento das obrigações fiscais;
  • Realiza a emissão de notas;
  • Faz o gerenciamento de impostos;
  • Automatiza diversas tarefas;
  • Integra com outros setores para um desempenho ainda melhor.
Gestão de Estoque
  • Controla entradas e saídas de produtos;
  • Registra transferências;
  • Automatiza as baixas;
  • Monitora em tempo real as mercadorias disponíveis;
  • Rastreia o excesso ou a falta de itens;
  • Lança avisos de reposição;
  • Emite relatórios de acompanhamento.
Gestão de Ponto de venda
  • Possui permissões configuráveis para cada PDV;
  • Apresenta mapa de mesas fácil de utilizar;
  • Registra consumos por cartões ou pulseiras;
  • Integra com celulares, tablets ou maquininhas de cartões;
  • Emite documentos fiscais.

Quer saber mais sobre esse sistema para hotéis?

Fale com nosso time e veja como crescer seus resultados.

vendas@desbravador.com.br | desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


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