RFID E NFC: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

07-07-2025

RFID E NFC: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

 Todo dia é dia de lançar ou de aprimorar uma tecnologia. No supermercado, na farmácia, no restaurante, onde quer que estejamos, há processos automatizados por produtos digitais.

Dentre os recursos para facilitar a rotina das empresas, além de melhorar os serviços e entregar experiências diferenciadas aos clientes, estão as tecnologias de comunicação sem fio, como RFID e NFC.

Essas tecnologias servem basicamente para transferir dados entre dispositivos, porém têm características e objetivos de uso distintos.

O que é RFID?

RFID (Radio-Frequency Identification) quer dizer Identificação por Radiofrequência e é considerada uma das peças-chave na transformação digital e na automação de processos.

Como funciona o RFID?

O leitor RFID emite ondas de rádio que energizam tags passivas ou ativam tags ativas dentro de um alcance pré-determinado. A tag responde ao leitor com as informações armazenadas no sistema de gestão.

Esse processo ocorre:

  • A longas distâncias;
  • Em poucos segundos;
  • Sem contato físico ou visual.

Principais benefícios do RFID

  • Automatização: elimina processos manuais, reduzindo erros e economizando tempo.
  • Precisão: faz identificação rápida e confiável, mesmo em grandes volumes.
  • Eficiência operacional: melhora a gestão de estoques e processos logísticos.
  • Maior segurança: minimiza fraudes e perdas, especialmente no varejo e em sistemas de controle de acesso.
  • Durabilidade: as tags RFID podem ser usadas em ambientes adversos, como temperaturas extremas ou umidade. 

Tipos de RFID

Para que atenda da melhor maneira cada um dos objetivos de uso, há diferentes possibilidades de uso de RFID.

1 Low Frequency (LF): opera na faixa de 125 a 134 kHz, com curto alcance (até 10 cm) e baixa velocidade de leitura.

Utilizado para controle de acesso e identificação animal.

2 High Frequency (HF): funciona em 13,56 MHz, com alcance de até 1 metro.

Aplicações incluem cartões de pagamento e transporte público.

3 Ultra High Frequency (UHF): trabalha entre 300 MHz e 3 GHz, com alcance de leitura superior a 12 metros, dependendo do ambiente. Ideal para logística e gerenciamento de inventários.

Essas e outras características tornam o RFID ideal para automação e rastreamento em grande escala. Por isso, está cada vez mais presente em diversos setores.

Principais aplicações do RFID

Por ser um recurso útil, ágil e seguro, é capaz de facilitar processos de diferentes segmentos.

  • Logística e cadeia de suprimentos: realiza o rastreamento de mercadorias e controle de estoque.
  • Controle de acesso: para identificação em portarias, eventos, estacionamentos e outros.
  • Varejo: faz o monitoramento de produtos, combate furtos e melhora a experiência de compra.
  • Saúde: nesse setor, serve para o rastreamento de equipamentos e para a identificação de pacientes.
  • Transporte: utilizado em pedágios automáticos e em sistemas de transporte público.
  • Pecuária: usado para identificação e rastreamento de animais.

O RFID é uma tecnologia que está se popularizando dia após dia, desse modo, estão surgindo tags mais acessíveis, sensores integrados e o potencial está sendo ampliado, fazendo surgir outras tecnologias, como o NFC.

O que é NFC?

NFC é a sigla para Near Field Communication (Comunicação por campo de proximidade).

É uma tecnologia de comunicação, sem fio, derivada do RFID que possibilita a troca rápida e direta de informações entre dispositivos a curta distância.

Como funciona o NFC?

O NFC utiliza ondas de rádio para estabelecer comunicação entre dois dispositivos. Diferentemente do RFID, para funcionar, é necessário que estejam muito próximos um do outro, geralmente, há 4 centímetros.

Ele opera na faixa de frequência de 13,56 MHz e suporta velocidades de transmissão de até 424 kbps.

Outra característica importante é que o NFC possui três modos de funcionamento que abrangem diversas operações.

1.   Modo passivo

Um dispositivo (o leitor, por exemplo) gera um campo eletromagnético que energiza o outro dispositivo (pode ser uma tag ou um cartão NFC).

Esse modelo é usado em cartões de transporte ou pagamentos por aproximação.

2.   Modo ativo

Ambos os dispositivos geram campos próprios e trocam informações diretamente.

É comum em smartphones que compartilham dados, como fotos ou contatos.

3.   Modo P2P (Peer-to-Peer - terminal a terminal)):

Permite que dois dispositivos troquem informações de forma bidirecional.

É utilizado para transferência de arquivos ou autenticação em serviços.

Vantagens do NFC

  • Facilidade de uso: a interação é intuitiva e não exige configurações complexas.
  • Segurança: possui criptografia e funciona apenas a curta distância, dificultando acessos não autorizados.
  • Velocidade: assim como em RFID, a conexão é estabelecida em centésimos de segundos, sendo ideal para operações rápidas.
  • Versatilidade: possibilita a integração com dispositivos móveis, wearables (tecnologia que pode “vestida”, como uma pulseira, fone, roupas ou outros acessórios) e cartões plásticos.

Principais aplicações do NFC

A tecnologia NFC tem se tornado indispensável em diversos setores, especialmente por ser muito prática e segura. Entre os principais usos estão:

  • Pagamentos por aproximação

Empregada em sistemas de compra rápidas, como Google Pay, Apple Pay e cartões contactless (com tecnologia de aproximação).

Oferece criptografia para proteger dados financeiros.

  • Cartões de transporte

Presente em sistemas de bilhetagem eletrônica, como metrôs e ônibus.

Permite recargas e pagamentos rápidos.

  • Autenticação e controle de acesso

Substitui chaves e cartões físicos em portas, veículos e equipamentos.

Comum em hotéis e escritórios.

  • Compartilhamento de dados

Transferência de informações entre dispositivos, como contatos, links e arquivos pequenos.

  • Saúde e bem-estar

Para monitoramento de pacientes e identificação de medicamentos.

Usado para rastreio de equipamentos médicos.

  • Marketing e Publicidade

Tags NFC em produtos ou anúncios permitem que os usuários acessem informações adicionais ou promoções sobre o produto ou serviço.

RFID e NFC na prática

Alguns exemplos de RFID e NFC, são as pulseiras normalmente utilizadas em hotéis, resorts e parques. Assim como os cartões entregues aos clientes em restaurantes.

Além da praticidade de não ter que carregar dinheiro ou comandas de papel, essas tecnologias controlam 100% das ações realizadas pelos clientes, pois o sistema registra todas as transações, permitindo ao estabelecimento monitorar consumos, gerar relatórios detalhados e evitar erros.

RFID e NFC: tecnologias da Desbravador

Para o setor Hoteleiro e de Alimentação e Bebidas (A&B), a Desbravador dispõe diversos produtos digitais com tecnologias de aproximação.

Um deles é o iPDV Menu, um cardápio digital de autoatendimento.

iPDV Menu – CARDÁPIO DIGITAL DE AUTOATENDIMENTO

Uma tecnologia que deixará a sua operação mais completa, moderna e ágil.

Como funciona?

O iPDV Menu é um cardápio digital que fica na mesa dos clientes para consulta do menu e para realização dos pedidos.

Facilidades desse sistema para restaurantes e bares.

Descomplicado

O app é instalado em um tablet que fica à disposição do cliente. Quando quiser fazer o pedido, é só acessar e solicitar o que deseja consumir, não é preciso chamar e nem aguardar o garçom.

Eficiente

Além de agilizar o atendimento, diminui custos e melhora muito a experiência dos consumidores.

Ágil

Como os pedidos são realizados pelos clientes, os garçons apenas servem as comidas e bebidas solicitadas, o que torna o atendimento mais rápido.

Instantâneo

O pedido é enviado de imediato para produção dos pratos e das bebidas e fica registrado no ERP (sistema de gestão do restaurante ou bar).

Organizado

Na chegada, cada cliente recebe um cartão ou uma pulseira. Na saída, é só consultar no software de gestão do restaurante (ERP) os consumos e realizar a cobrança individual.

Confiável

Essa solução diminui erros e reclamações dos pedidos, pois são feitos diretamente pelo cliente.

 

Se você já utiliza algum ERP da Desbravador, é muito simples de incluir essa ferramenta à sua operação!

Se ainda não tem um sistema para restaurante ou bar, que tal melhorar a sua gestão e tornar o tornar o seu negócio ainda mais promissor?

Solicite uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades do iPDV Menu, o cardápio digital de autoatendimento da Desbravador.

desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


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