PLANO DE NEGÓCIOS PARA RESTAURANTES E BARES

27-11-2023

PLANO DE NEGÓCIOS PARA RESTAURANTES E BARES

O primeiro desejo de quem busca abrir um negócio de A&B, certamente, é que ele dê certo. Porém, para chegar ao sucesso, é preciso saber exatamente quais passos precisam ser dados e prever tudo que poderá acontecer no caminho.

Para isso, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. E a ferramenta ideal para isso é um Plano de Negócios.

O que é um Plano de Negócios?

Também conhecido como Business Plan, o Plano de Negócios é uma das ferramentas fundamentais para nortear os empresários na jornada do empreendedorismo.

De acordo com o SEBRAE: “É um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.”

Ele é um documento que reúne todas as informações sobre o futuro empreendimento e que ajudará o empreendedor a ter direcionamento e uma visão mais clara de tudo que será necessário para estruturar e tocar o negócio.

Principais vantagens de construir um Plano de Negócios

  • Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • Descobrir se o negócio é viável;
  • Definir com clareza os objetivos e o propósito;
  • Definir quais os diferenciais da empresa;
  • Descobrir o investimento necessário;
  • Auxiliar na captação de recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias;
  • Analisar o potencial de lucro;
  • Simular despesas e prever receitas;
  • Diminuir riscos e incertezas;
  • Analisar o mercado;
  • Evitar que o negócio passe por dificuldades, especialmente nos meses iniciais.

Essa ferramenta não serve apenas para quem pretende abrir um novo negócio, ela pode ser utilizada por aqueles que já estão no mercado, que desejam expandir ou reestruturar a empresa.

Para quem tem intenção de atuar no ramo de Alimentos e Bebidas (A&B), a estruturação de um Plano de Negócios é fundamental para que o negócio opere de forma organizada e lucrativa a longo prazo.

Plano de Negócios para restaurantes e bares: o que precisa ter?

Primeiramente, destacamos que o Plano de Negócios pode ser estruturado de diversas maneiras, aqui trouxemos os tópicos essenciais desse documento estratégico.

Além disso, é importante destacar que o Plano de Negócios não é uma ferramenta estática, e sim um guia dinâmico que deve ser revisto e ajustado com certa constância.

Veja como montar o plano de negócio do seu bar, restaurantes ou outros negócios do setor de alimentação em 123 passos.


1 CONSTRUA UM SUMÁRIO EXECUTIVO

Esse será um resumo do projeto, contendo a ideia central e as demais informações que estarão no plano de forma concisa. É interessante montar esse texto para apresentar a empresa para possíveis sócios, investidores, fornecedores e outros parceiros estratégicos.

Sugere-se incluir:

  • Descrição da empresa;
  • Quem são os sócios;
  • Qual o ramo de atuação;
  • Quais os produtos ou serviços que serão ofertados;
  • Qual o diferencial do negócio;
  • A localização;
  • Missão, visão e valores. 


2 ANALISE O MERCADO

Realize uma pesquisa detalhada sobre o mercado em que o restaurante ou bar estará inserido, leia e assista matérias, busque pesquisas, consulte entidades e órgãos como a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de associações da sua região ou município.

Se tiver a oportunidade, converse com especialistas e com possíveis clientes. Isso mostrará muito do cenário que você pretende atuar.


3 LEVANTE OS PONTOS FORTES E FRACOS

A análise SWOT é uma ferramenta estratégica que ajuda a avaliar as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio. No Brasil, também é conhecida como FOFA.

 

 

Fonte: FGV

Abaixo estão alguns exemplos e sugestões de como preencher cada um dos quadrantes.

FORÇAS (Strengths)

  • Localização estratégica;
  • Cardápio diferenciado;
  • Qualidade dos ingredientes;
  • Atendimento diferenciado ao cliente.

FRAQUEZAS (Weaknesses)

  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Dependência de fornecedores únicos;              
  • Ambiente físico desatualizado;
  • Falta de presença online.

OPORTUNIDADES (Opportunities)

  • Tendências alimentares saudáveis;
  • Eventos locais e parcerias.      

AMEAÇAS (Threats)

  • Concorrência crescente;
  • Variações nos preços dos insumos.

4 DEFINA O SEU CARDÁPIO        

Inspirados nas dicas de Marcelo Politi, um dos maiores especialistas do setor de food service do Brasil, trouxemos um passo a passo para a construção do cardápio do seu restaurante ou bar.

  1. Faça um brainstorm para levantar as opções de pratos, pense em pelo menos 15 ideias dentro de uma temática (oriental, hamburgueres, italiano, etc).
  2. Das 15 opções, selecione em média 7 pratos.
  3. Organize uma curadoria das receitas, realize pesquisas, consulte chefs e parceiros.
  4. Teste as receitas das 15 opções iniciais, descrevendo os ingredientes e modo de fazer.
  5. Faça a lista completa da mise en place de teste.
  6. Monte uma ficha de anotação e fotos dos processos e dos pratos.
  7. Analise as fichas de anotação, os pontos positivos e negativos de cada prato e escolha os sete que efetivamente estarão do cardápio.
  8. Elabore um book do novo cardápio (receituários com fotos bem iluminadas, maneiras de fazer, ficha técnica com quantidades de ingredientes, custos de produção e sugestão de preço de venda).
  9. Crie as listas de pré-preparo de todos os pratos (processos de devem ser feitos com antecedência).
  10. Produza a listagem da mise en place de cada um dos pratos, para cada uma das praças (quente, fria, sobremesa, fritadeira e outras).
  11. Elabore o book da montagem dos pratos, com o passo a passo, fotos coloridas e bem iluminadas de como deverá ser finalizado o prato.
  12. Promova um evento de lançamento do cardápio, falando dos processos e dos bastidores das escolhas. Convide influenciadores e formadores de opinião.
  13. Aproveite as redes sociais para divulgar e promover seu menu.

Quer saber como elaborar cardápios que vendem? Clique aqui e confira esse conteúdo completo que produzimos.

 

5 PESQUISE SOBRE OS CONCORRENTES

Para que o seu restaurante ou bar seja o estabelecimento que oferece a melhor solução, o melhor atendimento e o cardápio mais gostoso e completo, é preciso saber o que os concorrentes estão fazendo.

Considerando que esses restaurantes e bares satisfazem as mesmas necessidades que você pretende atender, levante os serviços que oferecem a localização, os preços, os pontos fortes e fracos e os analise de forma analítica.

 

6 IDENTIFIQUE O PÚBLICO

De acordo com a proposta de valor do seu negócio, defina os consumidores que quer atender e compreenda seus desejos e necessidades. Um dos recursos para conhecer detalhadamente o público é construir uma persona, ou seja, um personagem fictício baseado no cliente real.

De acordo com a Rock Content “O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.”

Dica! Utilize esse Gerador de Personas para construir a documentação do personagem da sua empresa. É uma ferramenta simples e prática de usar. https://www.geradordepersonas.com.br/

 

7 FAÇA UM LEVANTAMENTO DE FORNECEDORES

Ao selecionar os possíveis fornecedores, é importante considerar a qualidade dos produtos, os prazos de entrega e os preços.

Além disso, é importante descrever no plano uma lista dos potenciais fornecedores de:

  • Equipamentos, utensílios e móveis necessários para a montagem do negócio.
  • Insumos e ingredientes que serão utilizados na montagem dos pratos ou que serão servidos no buffet.
  • Bebidas
  • Gás
  • Demais parceiros necessários, de acordo com a demanda e perfil do restaurante ou bar.

 

8 PENSE NA ESTRUTURA

Descreva a localização e estrutura física do negócio, se ela já existe, se será construída, precisa de reformas ou se fará parte da praça de alimentação de um shopping, por exemplo. Destaque os aspectos relevantes e os que devem ser melhorados, se for o caso.

Inclua também uma lista dos principais equipamentos, utensílios, mobílias e outros objetos necessários para a operação do seu negócio de food service.

Para te ajudar nesse levantamento, trouxemos alguns equipamentos essenciais para o funcionamento de um restaurante ou bar.

Utilize essa lista com base nas necessidades específicas, considerando o estilo de culinária, capacidade de atendimento e outras características do negócio.

Cozinha

  • Fogão industrial
  • Forno industrial
  • Chapa para grelhados
  • Fritadeiras
  • Micro-ondas
  • Geladeira ou câmaras frigoríficas
  • Freezer
  • Pias e bancadas de trabalho em aço inoxidável
  • Liquidificadores e processadores de alimentos
  • Utensílios de cozinha (colheres, facas, espátulas, etc.)
  • Panelas, frigideiras e assadeiras de diversos tamanhos
  • Máquina de lavar louça industrial
  • Exaustor
  • Prateleiras de armazenamento
  • Recipientes para armazenamento de alimentos
  • Utensílios de medição (balanças, copos medidores, etc.)
  • Baldes de lixo e lixeiras
  • Sistema de ventilação
  • Sistema de prevenção de incêndios

Salão

  • Área de espera confortável (sofás, poltronas)
  • Mesas e cadeiras
  • Louças (pratos, talheres, copos, xícaras, etc.)
  • Guardanapos e toalhas de mesa
  • Balcão de atendimento ou bar
  • Sistema de som ambiente
  • Iluminação
  • Decoração
  • Armários para guardar utensílios de mesa
  • Carrinhos de serviço
  • Menu de bebidas
  • Carrinhos de sobremesas ou café
  • Estantes ou prateleiras para exposição de vinhos ou bebidas especiais
  • Sistema de ar condicionado ou ventilação
  • Área para crianças (se aplicável)

 

9 DEFINA O INVESTIMENTO INICIAL

O investimento inicial para o seu bar ou restaurante contempla o valor total necessário para a abertura.

Conforme a Infomoney: “Esse investimento começa antes mesmo de o empreendimento abrir as portas, com investimentos de valor fixo para legalização, obras no ponto comercial, divulgação, treinamento dos futuros funcionários, equipamentos e móveis.”

É importante determinar um prazo para recuperar esse investimento, pois será a partir desse período que o seu negócio começará a ter lucro.

E para conseguir esse valor, você poderá buscar por investidores, apresentando seu plano de negócio super completo.


10 ORGANIZE A GESTÃO OPERACIONAL

Também conhecido como Plano de Trabalho, esse tópico do seu Plano de Negócios trata da estrutura organizacional, detalhando funções e responsabilidades das equipes (chefs, cozinheiros, auxiliares, garçons e outros).

Além disso, deve contemplar as políticas internas, processos de treinamento e padrões de qualidade.

Gabriel Bochetti e Ingo Hermann descrevem que “O empreendedor deve demonstrar, neste momento, de que forma serão produzidos ou comprados os diversos produtos ou serviços que estarão disponíveis para os futuros clientes.”

Deverá detalhar o número de pessoas que farão parte da equipe do bar ou restaurante, qual a capacidade técnica que elas deverão ter, as tarefas que cada uma delas irá executar, enfim, os procedimentos necessários para o sucesso do empreendimento.

Maria Salete Koch complementa que o plano operacional nas empresas deve responder a algumas perguntas:

  • Como a empresa produzirá seu produto?
  • Que produto será obtido por terceirização?
  • Que instalações de produção ou operação serão usadas?
  • Qual é a capacidade dessas instalações?
  • Como a capacidade pode ser expandida?
  • Que métodos de produção serão usados?
  • Que tipo de layout será usado?
  • Que procedimentos de controle da qualidade serão usados?
  • Que sistema de controle da qualidade será usado?
  • Como o estoque será controlado?
  • Qual é o impacto ambiental dos negócios?
  • Quais as vantagens e desvantagens da localização?
  • Que vantagens de produção e de operação existem?
  • Quais são as exigências para a mão de obra?
  • Quais são os principais custos de produção?
  • Que materiais ou componentes são críticos para a produção?
  • Quais as fontes de fornecimento existentes?
  • Qual será o custo de produção em cada nível da operação?

 

11 CALCULE OS CUSTOS OPERACIONAIS

Esses custos englobam todo o valor gasto para a operação do bar ou do restaurante. De maneira geral, os custos mais comuns são:

  • Com ingredientes, insumos e bebidas;
  • Mão de obra;
  • Aluguel, condomínio, arrendamento ou outros;
  • Energia, água, gás, internet, telefone, etc;
  • Marketing e comunicação;
  • Manutenção e reparos;
  • Taxas, licenças e seguros;
  • Destinação de resíduos e outros.


12 DESENVOLVA UM PLANO DE MARKETING

Todos os dados levantados durante a consolidação do Plano de Negócios serão a base para a construção das ações de marketing, seguindo a estrutura dos 4P’s: produto, preço, ponto e promoção.

De acordo com a Rock Content, para criar um bom plano de marketing, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • O preço do produto está adequado?
  • Como descrever o produto?
  • Como seu produto ajuda os clientes?
  • Como seu produto se destaca da concorrência?
  • Quais são os diferenciais competitivos?
  • Como o seu cliente se comporta no momento da compra?
  • Como será a distribuição?
  • Como o cliente saberá que a sua empresa existe?
  • Como ele identificará seu produto?
  • As vendas serão realizadas em lojas físicas ou e-commerce?
  • Haverá serviço de entrega?

Além de todas essas questões, é preciso considerar o uso das tecnologias para otimizar processos, melhorar a gestão e a performance das equipes, assim como para tornar o atendimento ainda melhor.

Por isso, sugerimos incluir no seu Plano de Negócios quais serão os recursos necessários para administração do seu bar ou restaurante.


13 FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A OPERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE A&B:

A Desbravador é especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão e outras soluções para o setor de gastronomia e dispõe ao mercado diversas opções.

Sistema de ponto de venda (POS)

Sistema de delivery

Monitores para cozinhas, conhecidos como KDS

Menus digitais para clientes

Cardápio digital para garçons

Sistema para gestão de eventos

Dentre elas, também está o POS STORE, um software (ERP) para restaurantes, bares e similares.

POS STORE – SISTEMA DE GESTÃO PARA PONTOS DE VENDA

Um sistema completo que engloba as principais operações do negócio, integrando áreas como Gerencial, Financeiro, Compras, Estoque e Fiscal.

Flexível e personalizável

O sistema é projetado para atender às diversas necessidades de diferentes tipos de empreendimentos.

  • Restaurantes
  • Bares
  • Lanchonetes
  • Padarias
  • Petiscarias
  • Quiosques
  • Casas de shows e eventos
  • Boates e baladas
  • Empórios
  • Lojas de conveniências

Completo e integrado

Abrange as principais operações do estabelecimento, centralizando a gestão de áreas como Financeiro, Compras, Estoque e Fiscal.

O Sistema conta com diversos módulos para atuar de acordo com o modelo de operação do restaurante, bar ou similares.

Módulos básicos

Centralizam a gestão das mais importantes áreas do seu empreendimento

  • Balanço Financeiro
  • Centralização Financeira
  • Controle de Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal/Sped
  • Gerencial
  • iPDV
  • Metas
  • Multiempresa
  • PDV e Contas
  • Provisões

Módulos opcionais

Aumentam a eficiência, a organização e a rentabilidade

  • Compras
  • Integrador
  • iView (web)
  • Sitef (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos)

 

Conheça algumas conveniências do Software de Gestão POS Store para aprimorar a administração do seu ponto de venda (PDV):

Venda rápida: funcionalidade útil para vendas que ocorrem direto no caixa, sem necessidade de abrir comanda.

Mais vendidos: para acelerar o processo de venda, oferece guia de acesso rápido para produtos com maior giro. Dispostos em uma tela, é só clicar no item para efetuar a operação.

Ficha técnica: ferramenta muito eficaz para saber o custo de cada insumo utilizado na preparação de pratos, o que auxilia a precificar os itens do cardápio.

MultiPDV: é possível administrar mais de um ponto de venda no mesmo estabelecimento, com integração e controle individual de performance.

Multiusuário: cada colaborador acessa o sistema através de senha individual, garantindo organização e segurança das operações. Além disso, é possível conceder permissões de acesso personalizadas para cada usuário.

Mobilidade: para lançar pedidos com celeridade, pode ser usado em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Interface: simplifica operações e agiliza o atendimento através de telas intuitivas e fáceis de usar.

Touch screen: outra vantagem é a compatibilidade com telas sensíveis ao toque, para atendimentos mais rápidos e sem complicações.

Relatórios: esses documentos oferecem informações valiosas para monitorar o desempenho da empresa, identificar oportunidades, além de serem essenciais para tomada de decisões estrategicamente planejadas para o futuro.

Fiscal: acompanha as exigências fiscais e a legislação brasileira para atender com eficácia e segurança.

Financeiro: controle organizado de títulos a receber e de contas a pagar, extratos e acompanhamento de contas bancárias, fluxo de caixa, relatórios detalhados e demais processos que envolvem a atividade.

Contas: regras de faturamento (grupo de cobrança, preços específicos de produtos por item ou por grupo, limite de crédito por forma de pagamento, ou por grupo de cobrança, totalmente configurável).

Cadastros: diversas modalidades de cadastros para ordenar e agrupar informações e dados de clientes, fornecedores, transportadoras, usuários, funcionários, administradoras de cartões, estabelecimentos, cedentes, contabilista e outros.

SPED: sistema Público de Escrituração Digital: Abrange obrigações fiscais como SPED Fiscal e SPED Contribuições.

Estoque: conta com funções para controlar o fluxo de itens do almoxarifado. É possível realizar a integração das informações com outros setores, organizando e administrando o negócio com ainda mais praticidade e eficiência.

Compras: módulo completo para facilitar todos os processos de aquisição de produtos. Recursos que englobam desde a lista de compras até a análise de informações estratégicas, como a variação mensal de custos.

 

Automatize e organize processos para gerenciar com excelência, aumentar a produtividade e os lucros do seu negócio.

Solicite uma demonstração completa do Sistema de Gestão POS Store da Desbravador.

vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0901 (WhastApp) | +55 (49) 3321 0900


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais