PERSPECTIVAS ANIMADORAS PARA O SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS
20-02-2023
Para prever o cenário de 2023, é preciso voltar uma página e analisar os resultados de 2022, considerado um ano de recuperação para o setor de alimentação.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice do Brasil (IFB/CREST): “O ano começou com reflexos da pandemia e terminou com a sensação de normalidade e crescimento. Principalmente no segundo semestre, quando foram gastos 20% a mais em bares e restaurantes do que no mesmo período de 2021”.
Além do retorno gradual das atividades, outro fator que deve impulsionar a alimentação fora do lar é o calendário de feriados de 2023.
Os doze serão próximos ao final de semana. Para quem tem a possibilidade de emendar os feriados, os dias 08/06, 07/09, 12/10 e 02/11 serão ótimas oportunidades de viajar, pois cairão em uma quinta-feira.
Endossando essas previsões animadoras, trouxemos uma pesquisa da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) que levantou que, 1 em cada 9 restaurantes pretende abrir filiais, e 13% estão aumentando o quadro de colaboradores.
DESEJO DOS CONSUMIDORES
É importante considerar também que os consumidores ficaram muito mais exigentes em relação aos serviços de alimentação depois da pandemia. Os principais critérios para escolha de restaurantes são: comida saborosa, higiene, limpeza e segurança alimentar, assim como, preço justo e agilidade no atendimento e entrega.
Outro movimento notório e necessário para atender aos anseios desses consumidores é a profissionalização de empreendimentos do ramo de alimentação. Cada vez mais, é indispensável contar com profissionais experientes ou minimamente capacitados para preencher o quadro de colaboradores.
Para entender melhor essa composição de pessoal, fizemos um levantamento das principais funções.
OS RESTAURANTES E AS COZINHAS PROFISSIONAIS
A estrutura de um restaurante ou qualquer modelo de food service difere bastante dependendo do porte e do estilo, mas de maneira geral, os cargos e funções mais conhecidas e fundamentais para uma boa operação e atendimento qualificado são:
Gerente de restaurante: gerencia todo o funcionamento do restaurante, incluindo o atendimento ao cliente, a organização das equipes, controla o estoque e as finanças.
Chefe executivo: o que se espera desse chefe é que ele não seja apenas um cozinheiro de primeira linha, criador de obras-primas gastronômicas. Ele deve ser um supervisor capaz de motivar e liderar a equipe da cozinha, de modo a maximizar os lucros e o nível de satisfação do cliente. Em muitos casos, essa é a função do chefe de cozinha.
Chefe de cozinha: responsável por supervisionar a preparação e a apresentação dos pratos, bem como pelo gerenciamento da cozinha e da equipe de cozinheiros.
Cozinheiro: é o profissional que organiza os alimentos e ingredientes para preparação dos pratos, de acordo com as receitas e os padrões de qualidade estabelecidos pelo chefe executivo ou de cozinha.
Ajudante de cozinha: é quem auxilia os cozinheiros nas preparações, na limpeza da cozinha e em outras tarefas de apoio.
Recepcionista ou maitre: gerencia a recepção e o atendimento ao cliente, incluindo a reserva de mesas e as listas de espera. Também define qual garçom auxiliará cada mesa.
Garçom: atende aos clientes, registra os pedidos, serve as refeições e bebidas e, em muitos casos, recebe o pagamento da conta.
Barman: profissional que prepara e serve as bebidas.
COZINHAS TECNOLÓGICAS
Voltando às perspectivas para 2023, das três maiores tendências para restaurantes, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a primeira delas diz respeito ao uso das tecnologias para melhorar o atendimento e os serviços de alimentação fora do lar.
Atualmente, um bom software de gestão é ferramenta básica de controle e de organização.
Além de sistemas, têm surgido outras opções para aprimorar processos e melhorar o atendimento, como os aplicativos de pedidos e outras soluções para controlar processos, como os monitores KDS (Kitchen Display System).
MONITOR KDS - TELA DE PEDIDOS DA DESBRAVADOR
Gerencia pedidos e agiliza processos de preparo e de entrega de alimentos e de bebidas
Considerando que uma cozinha profissional é um ambiente em que todos trabalham sob pressão e eficiência e rapidez são exigências básicas, os KDS são ótimos aliados.
O QUE É UM MONITOR KDS?
Consiste em um software e/ou aplicativo conectado a uma tela de exibição que fica na cozinha ou no bar. Quando um pedido é realizado, as informações são automaticamente enviadas para o KDS. A equipe da cozinha vê o pedido e começa a prepará-lo. Ao finalizá-lo, uma notificação pode ser enviada a outro monitor, alertando os garçons para que levem o pedido até a mesa do cliente.
Eficiente: Melhora a eficiência da cozinha, pois fornece informações em tempo real sobre os pedidos que devem ser preparados.
Ágil: É possível determinar o tempo de início, de produção, de entrega e o total. Isso organiza a agiliza os processos e fluxos da cozinha.
Assertivo: Ajuda a reduzir o risco de erros e de desperdícios, garantindo que os alimentos sejam preparados de maneira correta e servidos ao mesmo tempo para todas as pessoas da mesa.
Personalizável: O tempo de preparo de cada alimento pode ser personalizado, assim como o ponto de venda que será enviado o pedido (no caso de mais de um dentro do mesmo estabelecimento) e a quantidade de monitores necessários (se for preciso, pode ser instalado mais de um monitor na mesma cozinha ou em pontos diferentes).
Informações de desempenho: O relatório pode ser usado para identificar as áreas de melhoria, acompanhar o desempenho em determinado período e tomar decisões baseadas em dados seguros.
Gerencie o tempo de forma estratégica, modernize e organize processos para atender com mais agilidade e eficácia.
Implante a tecnologia do KDS no seu restaurante!
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