O QUE SÃO MEIOS DE HOSPEDAGENS?

Daniela Lanhi Zancanaro

16-01-2023

O QUE SÃO MEIOS DE HOSPEDAGENS?

Pode ser qualquer lugar que uma ou mais pessoas possam ficar hospedadas durante o período de uma viagem. Os mais conhecidos são os hotéis, pousadas, hostels e casas de aluguéis.

Cada lugar tem características e particularidades, e os hóspedes podem escolher a categoria ou o meio que melhor atenda às suas necessidades e seu orçamento. Quais os tipos de meios de hospedagens?

Conforme o mercado de hospedagens se desenvolvia, viu-se a necessidade de criar estratégias para melhorar e aprimorar o atendimento. Por isso, nos anos 60 foi instituída a classificação desses locais. Essa era uma forma de orientar os hóspedes sobre o que encontraria no espaço de acomodação. Além disso, servia para que as propriedades se adequassem conforme as características do modelo de negócio. Em cada país há regras de classificação.

No Brasil, o Ministério do Turismo criou sete categorias: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel.

Hotel: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

Resort: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento, que dispõe de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Hotel fazenda: Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que oferece entretenimento e vivência do campo.

Cama e café: Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o dono do estabelecimento reside.

Hotel histórico: Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos

como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado Brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Pousada: Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Flat/apart hotel: Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Os hostels não estão nessa classificação do Ministério do Turismo, mas é pertinente considerá-los:

Hostel: Normalmente são alternativas mais acessíveis que um hotel ou pousada, pois a principal característica é a disponibilidade de quartos compartilhados (de três a nove camas, ou mais), a maioria com banheiro compartilhado no corredor. Hoje muitos hostels oferecem quartos para uma ou duas pessoas, às vezes com um banheiro adicional. Dentro de cada categoria há subdivisões, no caso de hotéis, as grandes propriedades e as redes hoteleiras se destacam.

OS GRANDES HOTÉIS E AS REDES HOTELEIRAS

Hotéis de grande porte Normalmente são espaços luxuosos que oferecem aos hóspedes serviços e experiências de primeira classe. Essas grandes propriedades possuem no mínimo 300 quartos.

Em Atlanta, capital da Georgia nos EUA, o Westin Peachtree Plaza possui 73 andares e mais de mil apartamentos.

O Venetian, grande hotel de Las Vegas, conta com mais de 4 mil quartos. O gerenciamento de espaços como esses obviamente é bastante complexo, especialmente quando se fala das áreas Administrativas, Operacionais e Estratégicas.

Redes hoteleiras

Além dos hotéis de grande porte, há diversas redes hoteleiras que podem ser descritas como empresas que possuem múltiplos hotéis em vários locais.

É cada vez mais comum o surgimento de grandes redes internacionais com centenas de hotéis. Porém, pequenos grupos regionais podem ser considerados redes, há classificações que indicam que a junção de três ou mais hotéis já é vista como uma rede hoteleira. Cada grupo tem diferentes modos de atuação, alguns são proprietários de todos

os hotéis, enquanto outros fazem a gestão hoteleira de propriedades de outras empresas. As razões mais comuns para fazer parte de um conglomerado são:

• Vínculo com uma marca confiável;

• Exigência e aplicação de padrões de qualidade;

• Ser referência na qualidade de serviços, alimentação, atendimento e localização;

• Maior poder de negociação com fornecedores e descontos por comprar em grandes quantidades;

• Orçamentos de marketing e publicidade maiores do que os hotéis independentes;

• Programas de fidelidade para incentivar os hóspedes a ficar em seus hotéis sempre que viajarem;

• Bases de dados de clientes que podem oferecer aos seus hotéis acessos a reservas e a clientes potenciais;

• Padronização de procedimentos para os diferentes postos de trabalho;

• Assessoramento para a contratação de funcionários;

• Capacitação de pessoal padronizada;

• Assessoramento para a manutenção e operação;

• Treinamentos e suporte, incluindo acesso a ferramentas de gerenciamento e suporte técnico;

• Unificação de sistemas de reservas.

TECNOLOGIAS PARA GERENCIAMENTO DE GRANDES HOTÉIS OU REDES HOTELEIRAS

Para gerenciar as operações, centralizar informações, aumentar a eficiência e oferecer experiências de hospedagem incomparáveis, as tecnologias são fundamentais. Dentre elas estão os sistemas, que contam com diversos módulos de customização, além de aplicativos, programas e outros recursos. Um dos principais softwares de gestão hoteleira é o conhecido como PMS.

PMS

Essa é uma sigla para Property Management System (Sistema de Gerenciamento de Propriedade), um software para gerenciar as operações de hotéis, hostels, pousadas, multipropriedades, dentre outros modelos de negócio do ramo hoteleiro.

As funcionalidades incluem a administração de reservas, check-in e check-out, controles, relatórios, bem como, diversas operações e tarefas de todos os setores.

Algumas vantagens de implantar um PMS

Eficiência: O PMS ajuda a automatizar muitas operações, o que aumenta a eficiência do negócio. Simplifica a gestão de reservas e de disponibilidades, de equipes e de outras atividades rotineiras, assim como auxilia em ações mais estratégicas.

Comunicação: Centraliza informações sempre atualizadas, o que a melhora muito a comunicação e a coordenação entre os departamentos.

Integração: Pode ser integrado a diversos canais de vendas de hospedagens, o que proporciona que o hotel, hostel ou pousada seja encontrado com mais facilidade.

Financeiro, Contábil e Fiscal: Permite o registro e o cruzamento das informações relativas a essas áreas.

Relacionamento: Por armazenar informações sobre os hóspedes e sobre a estadia, ajuda a personalizar experiências, o que faz com que se sintam valorizados, isso é um ponto fundamental para fidelizar clientes.

Relatórios: Fornece dados detalhados sobre as operações do hotel, o que assegura a tomada decisões inteligentes, aumentando assim a rentabilidade do negócio.

Um exemplo de PMS eficiente e completo é o 4.1 da Desbravador.

PMS 4.1 DA DESBRAVADOR

Para uma gestão hoteleira completa e unificada. Desenhado exclusivamente para hotéis de grande porte e redes hoteleiras

Multissolução

Com eficiência, rapidez e segurança esse software centraliza todas as operações de:

• Front Office

• Back Office

• Financeiro

• Contábil

• Fiscal

• Estoque

• PDV

Módulos do PMS 4.1 para potencializar os resultados

Para maximizar o desempenho da propriedade, é possível incluir módulos e integrar com outros sistemas e aplicativos.

• Gerência hoteleira

• Gerência financeira

• Contabilidade gerencial/Gestão fiscal

• Ponto de venda

• Controle de estoque

• Eventos

• CRM

• Fidelidade

• Administração de condomínio

• Tarifador telefônico

Software 4.1: Completo e fácil de operar

- Ótimo para redes, pois centraliza as informações de diferentes unidades em um único software de gestão hoteleira. Isso facilita o acompanhamento, o controle e

a tomada de decisão de executivos.

- Além de ser multi-hotel, também é multi-idioma, para atender vários países com a mesma eficiência.

- Também existem diversos módulos e aplicativos que podem ser integrados ao sistema de gestão hoteleira para oferecer uma estadia ainda mais cômoda e completa.

Impulsione o crescimento do seu negócio de forma segura e inteligente.

Clique aqui para conhecer todos os detalhes do PMS 4.1

Ou entre em contato para receber uma demonstração detalhada e conhecer todas as funcionalidades do PMS 4.1.

vendas@desbravador.com.br | (49) 3321 0900



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