O QUE É TICKET MÉDIO?
26-09-2023
Ticket médio é um indicador financeiro que demonstra a média de gasto por cliente em cada compra. Essa métrica de venda é bastante útil para que os empreendedores analisem a performance do negócio, o desempenho das vendas e a lucratividade.
Para o SEBRAE, esse valor médio de vendas por cliente é um dado que pode ser usado para comparação com outros negócios ou períodos. Elevar o ticket médio significa obter um faturamento superior, com o mesmo número de clientes, ou seja, mais valor o estabelecimento estará “tirando” de uma única transação.
Por que é importante monitorar o ticket médio?
Ao identificar o valor médio gasto por cliente em cada compra realizada, é possível:
- Avaliar a saúde financeira de um negócio;
- Monitorar o desempenho das vendas;
- Observar os produtos ou serviços mais vendidos e os com pouca saída;
- Entender o comportamento de compra e as necessidades dos clientes;
- Analisar quanto os clientes estão dispostos a gastar;
- Avaliar a concorrência e o mercado.
Para auxiliar na análise externa, do setor hoteleiro e de outros meios de hospedagens, é possível buscar informações em relatórios divulgados por associações, institutos de pesquisa e outras entidades da área.
Ticket médio na hotelaria
No caso da hotelaria, diversas organizações realizam levantamentos para descobrir o valor médio que cada cliente gasta em hospedagem e em segmentos pares, como o de alimentação.
Como exemplo, um estudo da FGV e da Embratur divulgou recentemente que “o ticket-médio do turista estrangeiro no Brasil, em viagens de negócios do setor de tecnologia, é de R$ 1.170,6 por dia.”
Outra pesquisa, que disponibilizou dados do setor hoteleiro, foi o realizada pela Fecomércio sobre a temporada de verão de 2023 em Santa Catarina. “Em média, cada grupo de turista gastou R$ 2.745 com hospedagem, seguido dos gastos com alimentação e bebidas (R$ 1.875), totalizando média geral de R$ 4.698.”
Como calcular o ticket médio
O cálculo do ticket médio é simples de realizar, basta dividir o valor total das vendas pelo total de transações de caixa (notas fiscais, cupons, etc) em determinado período. O resultado indicará o valor médio gasto por um cliente em uma transação de compra.
TICKET MÉDIO = Faturamento total / número de vendas
Por exemplo: No mês de janeiro o seu hotel faturou R$ 150.000,00 advindos da venda de 146 diárias, o valor do ticket médio ficaria assim:
Ticket Médio = R$ 150.000,00 / 146 = R$ 1.027,39
Ou seja, o gasto médio dos seus clientes no primeiro mês do ano foi de R$ 1.027,39.
É aconselhável realizar esse cálculo mensalmente para ter um diagnóstico mais preciso do desempenho do negócio. Com esse histórico mensal, ficará mais fácil pensar e desenvolver estratégias baseadas em resultados anteriores.
Por exemplo: em julho do ano passado, o ticket médio dos clientes foi R$ 980,00. Um resultado abaixo do registrado nos primeiros meses do ano. Desse modo, de forma antecipada, você poderá prever ações para incentivar um incremento nesses números.
Dicas de como aumentar o ticket médio do seu hotel, hostel ou pousada
Ao aumentar o ticket médio, é possível crescer o negócio de forma sustentável, sem depender de um aumento constante no número de clientes.
Por isso, há várias possibilidades de incentivar o hóspede a gastar mais do que o valor da diária.
Conheça seu hóspede
O primeiro passo é entender as necessidades dos clientes. Quanto mais informações sobre o que lhe agrada, mais efetivas serão as ações. Por isso, registre e analise o perfil de público e os dados de hospedagens. Essas informações podem ser organizadas e gerenciadas em um CRM, uma ferramenta de relacionamento com o cliente.
Visão além da propriedade
Outra estratégia é ajustar as tarifas com base na demanda e na oferta, levando em consideração datas comemorativas ou eventos que acontecerão na cidade ou região, fatores sazonais, ações da concorrência, dentre outros.
Pacotes promocionais
Montar pacotes que incluam passeios, refeições temáticas, ingressos para atrações ou outras atividades que incentivem os hóspedes a escolherem serviços ou experiências diferentes. Quanto mais personalizadas as recomendações, maiores são as possibilidades de serem aceitas.
Um up na estadia
Oferecer comodidades de categoria superior na hora da reserva, do check-in ou até mesmo durante a estadia é uma boa estratégia para arrecadar um valor extra. Pode ser um quarto com uma vista melhor, com banheira ou mais espaçoso, analise as opções do seu hotel e disponha o que há de melhor.
Programas de fidelidade
Os clientes poderão acumular pontos com base nas reservas e trocá-los por estadias ou experiências como meditações, passeios, refeições, etc. Tudo dependerá das regras do clube de fidelidade. É possível também criar níveis e incentivar o crescimento dos clientes em cada um deles. Quanto mais pontos, melhores as vantagens. Além de aumentar o ticket médio, incentiva que o hóspede opte sempre pelo seu hotel, hostel ou pousada.
Rede de parceiros
Faça um levantamento de pontos turísticos, pessoas (guias turísticos, por exemplo), empresas que poderiam ser bons parceiros de negócios. Juntos, é possível criar pacotes exclusivos, conceder descontos, presentear com vouchers, etc. Além de ser bom para os hóspedes, poderá resultar em comissões e “trocas” de clientes.
Serviços de alimentação
Além de oferecer opções de relaxamento, lazer, diversão, também é importante que o hotel ofereça um serviço de alimentação de primeira. Analise o seu cardápio e pense como incorporar itens que incentivem um maior consumo de alimentos e bebidas. Estender o horário de atendimento, montar combos, oferecer opções saudáveis, vegetarianas, veganas, livres de lactose e glúten, podem ser algumas ideias.
Quer saber mais sobre cardápios que vendem? Leia nossa matéria!
Relacionamento digital
Utilize canais de comunicação como redes sociais, e-mail, site para mostrar a estrutura do hotel, divulgar os serviços e as experiências, informar sobre ofertas especiais e pacotes promocionais, assim como para divulgar as novidades. Mantenha à mostra todas as atividades e experiências que poderão ser vividas pelos hóspedes. Quanto mais direcionadas ao público certo, maiores as chances de aderência.
Serviços extras
Considere disponibilizar serviços como lavanderia, estacionamento com manobrista, aluguel de bicicletas, translados ou atividades exclusivas para os hóspedes. Esses serviços podem gerar receita adicional e aumentar o ticket médio.
Alinhamento de informações
É essencial que as equipes sejam capacitadas para oferecer esses serviços e comodidades aos hóspedes. Por isso, organizar e manter dados de hospedagens, alinhar a comunicação entre os colaboradores e facilitar o acesso a todas as opções disponíveis são práticas que podem ser facilmente operadas por meio de um sistema para hotéis.
Aproveite as tecnologias
Além de ter um bom PMS (Sistema de gestão para hotéis), adote tecnologias que possam auxiliar no aumento das vendas. Disponibilize ferramentas de pré-check-in, aplicativos que melhorem o atendimento, o contato com os hóspedes, promovam as atividades e facilitem a escolha das experiências.
TECNOLOGIAS DA DESBRAVADOR PARA AUMENTAR O TICKET MÉDIO
A Desbravador dispões ao mercado hoteleiro diversos recursos para aprimorar a gestão hoteleira, melhorar o relacionamento e lucrar ainda mais.
Além de programas de gerenciamento hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades de todos os portes e padrões, dispomos de aplicativos e tecnologias como o Easy Planner.
Easy Planner - Gerenciador de serviços e de experiências hoteleiras
Esse aplicativo é um ótimo recurso para alavancar o ticket médio do seu negócio. Reúne todas as experiências e serviços que o hóspede poderá aproveitar enquanto estiver no hotel.
Para o hotel, hostel, pousada ou multipropriedade: uma conveniência que otimiza as tarefas e o tempo das equipes e incrementa as vendas.
Para os hóspedes: acesso fácil e rápido às informações do hotel e a liberdade do autoatendimento.
Conheça algumas funcionalidades desse sistema - inteligente e simples de usar.
Organização de atividades: o hotel organiza no aplicativo todos os serviços e experiências disponíveis aos hóspedes (spa, passeios, jantares e ações temáticas, são alguns exemplos).
Atividades para aproveitar: ao acessar o aplicativo, o cliente tem à disposição tudo que poderá usufruir enquanto estiver hospedado.
Informações detalhadas: é possível conferir as informações de cada uma das opções, como horários e dias disponíveis, assim como o valor. Com poucos cliques, o hóspede poderá agendar antes mesmo de chegar ao hotel ou enquanto estiver hospedado.
Operações automatizadas: todos as reservas e disponibilidades são atualizadas a cada escolha do cliente. Assim, não há possibilidade de sobreposição de reservas ou de serviços indisponíveis. As informações ficam registradas no PMS para gestão e acompanhamento das equipes.
Prático: como as reservas são feitas diretamente pelo hóspede, economiza tempo das equipes e possibilita atendimento rápido e preciso.
Vá além da hospedagem: ofereça experiências inesquecíveis e aumente seus lucros com o Easy Planner!
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