O QUE É REVENUE MANAGEMENT PARA HOTÉIS?
05-02-2024
O gerenciamento de receitas, mais conhecido como revenue management (RM), é uma prática que teve origem na indústria de companhias aéreas nas décadas de 1970 e 1980.
A necessidade de otimizar a receita nesse setor altamente dinâmico e sujeito a flutuações de demanda levou as grandes empresas a desenvolverem estratégias para aumentar os lucros.
Após implantar essa ferramenta, em 1997 a American Airlines arrecadou um bilhão de dólares, representando a maior parte do faturamento da empresa (Cook 1998).
Para Ioana Pepescu, especialista na área de revenue management, “essa é uma técnica de negócios que otimiza os preços dos serviços de uma empresa e suas decisões de disponibilidade a fim de maximizar a receita.”
Um dos conceitos que simplificam o entendimento do que é Renevue Management foi descrito em 1994 por Sheryl Kimes: “RM é um método que pode ajudar uma empresa a vender o serviço ao cliente certo, na hora certa, pelo preço correto. A questão é quanto se deve vender, a que preço e a que segmento de mercado.”
Ao levantar essa questão, Lígia Centurión vai além:
- Para vender o serviço certo, é necessário controlar com eficácia a capacidade de inventário e a disponibilidade de serviço;
- Para vender ao cliente certo, é preciso haver uma correta segmentação de mercado;
- Para vender na hora certa, é fundamental estabelecer uma previsão de demanda exata;
- E, para vender pelo preço certo, é essencial desenvolver uma estratégia de preços funcional.
As empresas que desenvolveram o método e o aprimoraram com o passar dos anos, obtiveram bons resultados, os quais começaram a aparecer para o mercado e foram conquistando diversos segmentos, (principalmente nos Estados Unidos e na Europa) como: empresas de transporte, locadoras de veículos, operadoras e agências de turismo, cassinos, bares e restaurantes, casas de shows, seguradoras, cinemas, estádios de esportes, hospitais e, principalmente, o setor hoteleiro.
REVENUE MANAGEMENT NA HOTELARIA
A área hoteleira também aderiu ao RM para expandir a receita. Atualmente é utilizado por vários meios de hospedagens como:
- Hotéis;
- Pousadas;
- Resorts;
- Condo-hotéis;
- Multipropriedade e Time-sharing;
- Parques temáticos;
- Spas;
- Redes hoteleiras;
- Outros empreendimentos similares.
No setor de hospedagem, o revenue management tornou-se uma ferramenta essencial para a maximização da receita e para a flutuação eficiente das tarifas, especialmente por ser um segmento no qual a demanda por quartos pode variar significativamente devido a diversos fatores, como:
- Ofertas;
- Eventos locais;
- Estações do ano;
- Feriados;
- Ações da concorrência;
- Comportamento do consumidor;
- Tendências de mercado.
Características e funções do revenue management para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagens.
- Pela venda antecipada, é possível ter uma previsão de demanda.
- Pela diferenciação de preços, é possível transferir reservas de períodos de alta para períodos de baixa demanda.
- Pela criação de pacotes especiais, é possível gerar demanda para períodos de baixa demanda.
Principais facilidades para quem utiliza um RM
Precificação variável: uma das funcionalidades básicas do RM é a precificação dinâmica, que envolve ajustar os preços dos quartos de acordo com a demanda. Isso significa que os preços podem mudar ao longo do tempo, refletindo a oferta e a procura em diferentes períodos.
Segmentação de mercado: os hotéis utilizam essa função para compreender melhor os diferentes tipos de clientes e ajustar as estratégias de precificação de acordo com os públicos. Por exemplo, os preços podem variar para hóspedes de lazer, negócios, grupos ou outros.
Previsão de demanda: a capacidade de prever o cenário futuro é primordial para o sucesso das estratégias de revenue management. Os hotéis podem utilizar análises de dados históricos, padrões de reservas e até mesmo fatores externos para antecipar as flutuações na demanda e ajustar as estratégias de precificação.
Controle de inventário: a gestão eficiente do inventário é outra parte essencial do revenue management na hotelaria. Isso envolve controlar a disponibilidade de quartos e ajustar as restrições de estadia mínima, estadia máxima e fechamento de venda para otimizar a receita.
Avaliação de desempenho: com as informações geradas pelos relatórios do RM é possível manter um monitoramento constante do desempenho das estratégias e realizar ajustes conforme necessário.
Além de acompanhar os resultados por meio de relatórios, a integração e a comunicação constante com outros setores do hotel ou pousada, como vendas, marketing e operação é de extrema importância para garantir que as estratégias serão eficazes.
Outro ponto indispensável para ter sucesso com o RM é contar com as tecnologias certas, que automatizam funções e trabalham junto com as equipes.
SISTEMA DE REVENUE MANAGEMENT PARA A HOTELARIA
Além de contar com sistemas hoteleiros para gestão integral de hotéis, pousadas, redes e outros meios de hospedagem, atualmente é possível aprimorar as operações com softwares específicos para determinadas funções e setores.
No caso do Revenue Management, um sistema para hotéis especializado, como o RM da Desbravador, ajuda os hoteleiros e profissionais a desenvolverem estratégias, gerenciarem as tarifas e analisarem dados em tempo real, facilitando assim a tomada de decisões rápidas e eficientes.
Sistema de revenue management para hotéis e pousadas
Considerando que o mercado, as ações da concorrência, o comportamento dos consumidores e as operações do negócio mudam constantemente, o Revenue Management deve ser uma prática diária.
Para apoiar hoteleiros e revenue managers (são pessoas especialistas na gestão de tarifas que tem como função principal maximizar a receita total por meio do ajuste estratégico dos preços e do gerenciamento da capacidade disponível), o sistema hoteleiro RM da Desbravador conta com funcionalidades completas e altamente tecnológicas.
Conheça os recursos do RM da Desbravador – Software de Revenue Management (Sistema hoteleiro de flutuação de tarifas)
O gerenciador de tarifas para vender o quarto ideal para o cliente certo, no momento correto e com a melhor tarifa!
O software de RM da Desbravador é uma ferramenta inteligente, estratégica e prática para gerenciamento de tarifas e maximização da receita.
Atende às demandas de hotéis, pousadas de pequeno, médio e grande porte, além de redes hoteleiras e profissionais de RM.
Principais funcionalidades do RM, Flutuador de Tarifas da Desbravador
Automatização de tarefas operacionais: os processos de acompanhamento da concorrência e atualização de tarifas por disponibilidade são automatizados, o que possibilita que o seu tempo e das equipes seja direcionado para outras atividades estratégicas.
Dados e insights em tempo real: o RM possibilita o acesso atualizado aos dados e insights sobre as operações hoteleiras. Isso inclui informações sobre ocupação, demanda, receita, canais de venda e outros.
Precificação inteligente: os algoritmos analisam dados de mercado, demanda e concorrência e o sistema hoteleiro RM sugere preços otimizados para maximizar a receita e a ocupação. Isso garante que os quartos sejam vendidos pelo preço adequado, considerando fatores sazonais, eventos e outros.
Segmentação de mercado: rastreia e identifica os segmentos de clientes mais lucrativos com base em dados de preferências, comportamentos e histórico de reserva. Desse modo, é possível personalizar as ofertas e estratégias de marketing para atender às necessidades específicas, melhorando a experiência do cliente e os resultados do seu hotel ou pousada.
Gestão inteligente de tarifas: o RM oferece um painel intuitivo para ajustar tarifas em
tempo real com base em dados de desempenho, maximizando ainda mais a
rentabilidade de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.
Relatórios estratégicos: por meio de documentos atualizados e fáceis de interpretar, é possível acompanhar o desempenho, identificar tendências e áreas de melhoria. Para isso, o sistema hoteleiro de revenue management apresenta visualizações gráficas e telas de controle personalizáveis.
Quer maximizar suas receitas com o Revenue Management mais inteligente e completo do mercado?
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