O QUE É PHISHING?
23-10-2023
A internet trouxe inúmeras facilidades que simplificam muito nossas vidas, desde a comunicação instantânea, realização de compras, pagamento de contas até o planejamento de viagens.
No entanto, junto com essas vantagens, também surgem riscos, especialmente no que diz respeito aos golpes virtuais. Uma das táticas utilizadas pelos golpistas é phishing, que tem se tornado muito comum entre os clientes de hotéis.
O que é phishing?
O termo "phishing" significa "pescaria" ou "golpe de pescaria" e se refere à prática de enviar mensagens não solicitadas (iscas) com o objetivo de atrair ou enganar a vítima.
A pessoa é induzida a acreditar que a mensagem é legítima e, assim, clica em um link falso, acessa uma página fraudulenta, preenche formulários ou executa arquivos com vírus.
Isso resulta no roubo de dados pessoais, financeiros ou na obtenção de acesso não autorizado a informações.
Phishing na hotelaria:
Essa fraude envolve golpistas se passando por funcionários de hotéis, hostels e pousadas. Normalmente entram em contato com os clientes solicitando que reconfirmem os números de seus cartões de crédito.
Uma das vítimas relatou que: "A suposta recepcionista do hotel telefonou perguntando se eu precisava de estacionamento e depois disse que havia um problema com o meu pagamento."
Como o golpista entra em contato após o cliente ter feito a reserva do hotel, é difícil para os clientes desconfiarem que a ligação ou o e-mail se trata de uma fraude.
Esses golpes estão cada vez mais sofisticados, portanto, é crucial que os hotéis aumentem a segurança de seus dados e informem adequadamente seus hóspedes sobre essa questão.
Protegendo hóspedes contra phishing
Confira algumas dicas importantes e compartilhe com seus clientes.
Antes de escolher o hotel
Pesquise as avaliações online: analise as redes sociais e verifique avaliações em sites confiáveis para garantir que o hotel realmente existe.
Verifique a autenticidade do site: certifique-se de estar no site oficial do hotel, confira a URL e procure um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura.
Desconfie de ofertas duvidosas: se a tarifa for muito baixa ou a promoção parecer excessivamente vantajosa, desconfie. Golpistas frequentemente usam ofertas irresistíveis para atrair vítimas.
Após escolher o hotel
Atente-se aos e-mails: ao receber algum e-mail em nome do hotel ou pousada, preste atenção no endereço de e-mail do remetente. Se não corresponder ao site oficial do hotel, não abra.
Desconfie de links suspeitos: não clique em links em e-mails, mensagens de texto ou mídias sociais que pareçam suspeitos. Em vez disso, digite manualmente o site do hotel na barra de endereços do navegador.
Suspeite de solicitações urgentes: tenha cautela com mensagens que criam um senso de urgência ou ameaçam consequências negativas se você não tomar medidas imediatas.
Cuidado com pedidos de informações: hotéis e pousadas geralmente não solicitam por e-mail informações pessoais, como números de cartão de crédito ou senhas. Se receber um e-mail pedindo essas informações, não compartilhe.
Analise o conteúdo: preste atenção a erros de ortografia, gramática e formatação no e-mail ou site. Golpistas muitas vezes cometem erros de escrita.
Contate o hotel ou a pousada: se você receber um e-mail ou mensagem suspeitos, entre em contato diretamente com o hotel por telefone ou acessando o site oficial. Não use os números de telefone ou links fornecidos no e-mail suspeito.
Mantenha o antivírus atualizado: isso ajudará a detectar e evitar sites e e-mails maliciosos.
Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de um e-mail ou site, é melhor errar por precaução e entrar em contato diretamente com o hotel! Assim, sua estadia será tranquila e agradável!
Como evitar o phishing: dicas para hoteleiros
Além de manter os hóspedes alertas e bem informados, o hotel necessita tomar medidas para evitar que golpistas tenham acesso aos contatos e informações dos clientes.
Veja como o seu hotel ou pousada pode se precaver.
Redobre o cuidado: invista em segurança para manter o site do hotel ou pousada protegido contra hackers e as informações dos hóspedes preservadas.
Alerte os funcionários: crie padrões de segurança e treine sua equipe para identificar golpes e fornecer informações seguras aos hóspedes.
Simplifique a comunicação: demonstre aos clientes como verificar a autenticidade das mensagens que recebem e como eles poderão confirmar a fonte antes de clicar em links ou compartilhar informações pessoais.
Comunique-se com segurança: divulgue os canais de comunicação oficiais e fale com os hóspedes por meio deles. Evite que a equipe utilize telefones ou e-mails pessoais.
Divulgue seus contatos: disponibilize no site os links (de e-mail, WhatsApp, redes sociais e outros) que facilitem o contato do cliente com o seu hotel.
Peça auxílio: incentive que os hóspedes relatem qualquer contato ou atividade suspeita em nome do hotel.
Algumas das dicas citam a importância da comunicação segura. Por isso, é essencial contar com recursos que garantam que os contatos e conversas sejam feitos com as
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