O QUE É CHATBOT?
21-10-2024
Nos últimos anos, a necessidade de aprimorar e facilitar o atendimento ao cliente fez com que empresas de diversos segmentos investissem em plataformas e ferramentas de comunicação e automação.
Dentre elas, uma das mais populares, são os chatbots, também chamados de assistentes virtuais, contato inteligente ou aplicativo conversacional.
O termo "chatbot" é uma combinação das palavras "chat", que significa "conversa" em inglês, e "bot", que é a abreviação de "robot" (robô).
Ou seja, é um programa que simula uma conversa entre um ser humano e uma máquina, permitindo que a interação ocorra de maneira natural e fluida, com base em comandos de texto ou voz.
De acordo com um estudo da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria, especializada em tecnologia da informação: até 2025, os chatbots serão responsáveis por mais de 70% das interações de serviço ao cliente, sem a necessidade de intervenção humana.
Os principais motivos dessa ferramenta ter se tornando a preferida de muitos consumidores, e também de empresas, são:
- Agilidade no atendimento;
- Resolução de problemas com rapidez;
- Atendimentos simultâneos;
- Suporte a qualquer hora;
- Auxílio no aumento das vendas;
- Integração com várias plataformas;
- Automação de tarefas repetitivas;
- Redução de custos operacionais.
O crescimento dos chatbots
Com todas essas vantagens, aderir aos chatbots é quase uma obrigação às empresas que querem otimizar operações e entregar facilidade e bom atendimento aos clientes.
De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023, houve um crescimento de 148% no número de chatbots em atividade no país, passando de 58 mil para 144 mil em um ano. Além disso, a troca de mensagens entre bots e consumidores também cresceu, totalizando 6,9 bilhões de interações mensais.
Esses contatos acontecem com diversas finalidades e abrangem praticamente todos os setores do mercado, como saúde, governo, e-commerce, indústria, telecomunicações e turismo. Geralmente, são utilizados para esclarecimentos, agendamentos, consultas, suporte técnico, cobranças e vendas.
Chatbots para hotéis e pousadas
Assim como em outros segmentos, no setor hoteleiro, os bots são uma solução muito eficaz para automatizar processos, otimizar a gestão operacional e melhorar a experiência dos hóspedes.
Além disso, um assistente virtual de atendimento pode auxiliar hotéis e pousadas em diversas outras tarefas, como:
- Facilitar a comunicação entre o meio de hospedagem e os hóspedes;
- Sanar dúvidas e esclarecer questões;
- Fazer reservas;
- Sugerir atividades e experiências;
- Ser uma ferramenta de suporte durante a estadia;
- Automatizar check-ins e checkouts.
Entendendo a importância dos assistentes virtuais para o setor hoteleiro, a Desbravador desenvolveu o Desbrachat, uma ferramenta conectada ao sistema do hotel ou pousada (PMS).
Desbrachat – Assistente virtual de atendimento
O chatbot da Desbravador, foi desenvolvido exclusivamente para:
- Hotéis;
- Pousadas;
- Hostels;
- Multipropriedade;
- Resorts e outros.
A principal funcionalidade é automatizar o atendimento em diferentes plataformas, como:
- Aplicativos de conversas;
- Redes sociais;
- Chat de site;
- E-mail.
Multiplataforma/Multicanal
Essa ferramenta centraliza as mensagens de todos os canais em uma única base, resultando em maior controle, organização e redução de falhas de comunicação.
Integrações
Possibilita a integração com as principais plataformas. Até mesmo os e-mails podem ser gerenciados pelo Desbrachat.
- WhatsApp (API oficial e não oficial);
- Facebok Messenger;
- Website live chat;
- Telegram;
- E-mail.
Website live chat
Para manter a identidade e a aparência do seu negócio, a plataforma de chat ao vivo é personalizável:
- Multilingue (mais de 10 idiomas);
- Suporte a emojis e anexos;
- Cores customizáveis;
- Continuidade da conversa por e-mail.
Por que escolher o Desbrachat para o seu hotel ou pousada?
- Automatiza o atendimento;
- Simplifica operações;
- Oferece atendimento 24 horas, todos os dias;
- Organiza os contatos e mensagens;
- Otimiza o tempo das equipes;
- Melhora o atendimento;
- Possibilita o uso da inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Nossos processos
1 – Demonstração dos fluxos padrões;
2 – Entendimento e desenvolvimento dos fluxos e integrações;
3 – Implantação e suporte contínuo.
Vantagens exclusivas do Desbrachat
- Fluxos hoteleiros prontos;
- Integração única e nativa com os PMS Desbravador;
- Foco na qualidade, confiabilidade e segurança;
- Parceria estratégica e colaborativa com os clientes;
- Personalização da experiência do hóspede.
Funcionalidades da caixa de entrada do Desbrachat
Todos os seus canais de comunicação em um único lugar.
Atributos: para se adequar ao modo e fluxo de trabalho, possibilita a personalização de atributos para armazenamento de informações de contatos ou de conversas.
Caixa de entrada: dentro da mesma plataforma é possível gerenciar várias marcas ou páginas simultaneamente.
Notas privadas: possui o recurso de menções ou notas privadas para se comunicar internamente em uma conversa.
Respostas automatizadas: para agilizar os atendimentos, um ótimo recurso é cadastrar respostas prontas para perguntas feitas regularmente pelos clientes.
Rótulos de conversas: além de ajudar na organização e na análise das conversas, esse recurso permite entender as necessidades dos clientes e identificar padrões de comportamento.
Mensagens automáticas: assim que as conversas são registradas, o sistema envia tickets aos usuários que têm acesso ao chatbot.
Continuidade da conversa: se o usuário fornecer um endereço de e-mail, o Desbrachat enviará uma mensagem para que seja possível continuar a conversa por e-mail.
Esses são alguns dos recursos do Desbrachat – o melhor e mais completo chatbot hoteleiro do mercado.
Chame nosso time e saiba como atualizar a operação do seu negócio, entregar experiências inovadoras e lucrar ainda mais!
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