O QUE É CHATBOT?

21-10-2024

O QUE É CHATBOT?

Nos últimos anos, a necessidade de aprimorar e facilitar o atendimento ao cliente fez com que empresas de diversos segmentos investissem em plataformas e ferramentas de comunicação e automação.

Dentre elas, uma das mais populares, são os chatbots, também chamados de assistentes virtuais, contato inteligente ou aplicativo conversacional.

O termo "chatbot" é uma combinação das palavras "chat", que significa "conversa" em inglês, e "bot", que é a abreviação de "robot" (robô).

Ou seja, é um programa que simula uma conversa entre um ser humano e uma máquina, permitindo que a interação ocorra de maneira natural e fluida, com base em comandos de texto ou voz.

De acordo com um estudo da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria, especializada em tecnologia da informação: até 2025, os chatbots serão responsáveis por mais de 70% das interações de serviço ao cliente, sem a necessidade de intervenção humana.

Os principais motivos dessa ferramenta ter se tornando a preferida de muitos consumidores, e também de empresas, são:

  • Agilidade no atendimento;
  • Resolução de problemas com rapidez;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Suporte a qualquer hora;
  • Auxílio no aumento das vendas;
  • Integração com várias plataformas;
  • Automação de tarefas repetitivas;
  • Redução de custos operacionais.

 O crescimento dos chatbots

Com todas essas vantagens, aderir aos chatbots é quase uma obrigação às empresas que querem otimizar operações e entregar facilidade e bom atendimento aos clientes.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023, houve um crescimento de 148% no número de chatbots em atividade no país, passando de 58 mil para 144 mil em um ano. Além disso, a troca de mensagens entre bots e consumidores também cresceu, totalizando 6,9 bilhões de interações mensais.

Esses contatos acontecem com diversas finalidades e abrangem praticamente todos os setores do mercado, como saúde, governo, e-commerce, indústria, telecomunicações e turismo. Geralmente, são utilizados para esclarecimentos, agendamentos, consultas, suporte técnico, cobranças e vendas.

Chatbots para hotéis e pousadas

Assim como em outros segmentos, no setor hoteleiro, os bots são uma solução muito eficaz para automatizar processos, otimizar a gestão operacional e melhorar a experiência dos hóspedes.

Além disso, um assistente virtual de atendimento pode auxiliar hotéis e pousadas em diversas outras tarefas, como:

  • Facilitar a comunicação entre o meio de hospedagem e os hóspedes;
  • Sanar dúvidas e esclarecer questões;
  • Fazer reservas;
  • Sugerir atividades e experiências;
  • Ser uma ferramenta de suporte durante a estadia;
  • Automatizar check-ins e checkouts.

Entendendo a importância dos assistentes virtuais para o setor hoteleiro, a Desbravador desenvolveu o Desbrachat, uma ferramenta conectada ao sistema do hotel ou pousada (PMS).

Desbrachat – Assistente virtual de atendimento

O chatbot da Desbravador, foi desenvolvido exclusivamente para:

  • Hotéis;
  • Pousadas;
  • Hostels;
  • Multipropriedade;
  • Resorts e outros.

A principal funcionalidade é automatizar o atendimento em diferentes plataformas, como:

  • Aplicativos de conversas;
  • Redes sociais;
  • Chat de site;
  • E-mail.

Multiplataforma/Multicanal

Essa ferramenta centraliza as mensagens de todos os canais em uma única base, resultando em maior controle, organização e redução de falhas de comunicação.

Integrações

Possibilita a integração com as principais plataformas. Até mesmo os e-mails podem ser gerenciados pelo Desbrachat.

  • WhatsApp (API oficial e não oficial);
  • Facebok Messenger;
  • Website live chat;
  • Telegram;
  • E-mail.

Website live chat

Para manter a identidade e a aparência do seu negócio, a plataforma de chat ao vivo é personalizável:

  • Multilingue (mais de 10 idiomas);
  • Suporte a emojis e anexos;
  • Cores customizáveis;
  • Continuidade da conversa por e-mail.

Por que escolher o Desbrachat para o seu hotel ou pousada?

  • Automatiza o atendimento;
  • Simplifica operações;
  • Oferece atendimento 24 horas, todos os dias;
  • Organiza os contatos e mensagens;
  • Otimiza o tempo das equipes;
  • Melhora o atendimento;
  • Possibilita o uso da inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Nossos processos

1 – Demonstração dos fluxos padrões;

2 – Entendimento e desenvolvimento dos fluxos e integrações;

3 – Implantação e suporte contínuo.

Vantagens exclusivas do Desbrachat

  • Fluxos hoteleiros prontos;
  • Integração única e nativa com os PMS Desbravador;
  • Foco na qualidade, confiabilidade e segurança;
  • Parceria estratégica e colaborativa com os clientes;
  • Personalização da experiência do hóspede.

Funcionalidades da caixa de entrada do Desbrachat

Todos os seus canais de comunicação em um único lugar.

Atributos: para se adequar ao modo e fluxo de trabalho, possibilita a personalização de atributos para armazenamento de informações de contatos ou de conversas.

Caixa de entrada: dentro da mesma plataforma é possível gerenciar várias marcas ou páginas simultaneamente.

Notas privadas: possui o recurso de menções ou notas privadas para se comunicar internamente em uma conversa.

Respostas automatizadas: para agilizar os atendimentos, um ótimo recurso é cadastrar respostas prontas para perguntas feitas regularmente pelos clientes.

Rótulos de conversas: além de ajudar na organização e na análise das conversas, esse recurso permite entender as necessidades dos clientes e identificar padrões de comportamento.

Mensagens automáticas: assim que as conversas são registradas, o sistema envia tickets aos usuários que têm acesso ao chatbot.

Continuidade da conversa: se o usuário fornecer um endereço de e-mail, o Desbrachat enviará uma mensagem para que seja possível continuar a conversa por e-mail. 

Esses são alguns dos recursos do Desbrachat – o melhor e mais completo chatbot hoteleiro do mercado.

Chame nosso time e saiba como atualizar a operação do seu negócio, entregar experiências inovadoras e lucrar ainda mais!

vendas@desbravador.com.br

+55 (49) 3321 0900

+55 (49) 3321 0901


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais