O QUE É CATERING NA HOTELARIA?

29-10-2024

O QUE É CATERING NA HOTELARIA?

O que é catering na hotelaria?

Já ouviu falar em catering? Essa atividade faz parte da rotina do seu hotel ou pousada? Saiba como essa ferramenta poderá oferecer mais comodidade e conveniência aos hóspedes e aumentar os lucros do seu negócio.

O que significa catering?

O verbo “to cater" tem suas raízes no início do século XVII, originando-se do francês "acheter," que significa "comprar" ou "adquirir." Em inglês "cater” significa atender, prover e fornecer.

Com o tempo, a palavra “catering” passou a ser usada para se referir à atividade de fornecer alimentos e bebidas, especialmente em eventos sociais e corporativos.

Além dessa função principal, o catering tem outros objetivos:

  • Gerar maior volume de negócios;
  • Obter lucro para reinvestir no setor;
  • Atrair novos clientes;
  • Garantir a satisfação do público por meio de serviços de qualidade;
  • Destacar a imagem e a reputação do meio de hospedagem perante o mercado.

Para alcançar essas metas, o catering é uma atividade bastante abrangente, envolve o aluguel de espaços, móveis, decoração, louças, utensílios e equipamentos, assim como o planejamento e o preparo de alimentos e bebidas.

Diferente do que acontece em restaurantes, bares e outros estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B) onde a alimentação é servida in loco, no modelo de catering, o serviço é prestado nos locais em que os eventos serão realizados.

Tipos de catering

Os serviços de catering podem ser divididos em vários tipos, dependendo do evento, do público-alvo e das necessidades dos clientes. Conheça os mais comuns.

Privados/Sociais

Celebrações

Casamentos, batizados, bar mitzvah, primeira comunhão, aniversários, bodas, etc.

Para essas ocasiões, podem ser servidos:

- Almoços ou jantares com vários pratos em uma mesa;

- Buffets para que os convidados se sirvam;

- Coquetéis com aperitivos, lanches, petiscos, finger foods e outros;

- Bebidas variadas, conforme o tipo de evento e perfil de convidados.

Públicos/Corporativos

Recepções

Com caráter festivo e requintado, os convidados ficam em pé na maior parte do tempo, porém cadeiras, sofás e poltronas ficam à disposição. Os alimentos e bebidas são servidos por garçons ou em mesas.

Seminários

Para esses eventos, os coffee breaks são uma das melhores opções, pois são servidos nos horários de intervalos e o cardápio pode variar entre salgados, doces e bebidas, normalmente, não alcoólicas.

Reuniões

Considerando que os participantes ficam sentados na maior parte do tempo, podem ser oferecidos cafés da manhã, coffee breaks, coquetéis com bebidas quentes e frias.

Festas corporativas

Reúnem pessoas para um evento especial. Portanto, pode incluir buffets completos, jantares servidos individualmente, sobremesas, além de bebidas.

Catering: entenda melhor como funciona esse serviço

Planejamento

Uma das fases mais importantes é pensar tudo que acontecerá no evento, essa será a base para todas as outras ações. Nesse documento serão definidos detalhes como:

  • Número de convidados;
  • Tipo de evento;
  • Local e data;
  • Verba disponível;
  • Cronograma e outros detalhes.

Seleção do cardápio

Com base nas informações coletadas no planejamento, o menu será elaborado. Na maioria dos casos, os pratos são variados e com opções vegetarianas, veganas, sem glúten dentre outras opções para atender às restrições alimentares dos participantes.

Montagem da estrutura

Com antecedência, é preciso conhecer o local, mesmo que por fotos, para saber o que ambiente oferece e comporta, contratar fornecedores e empresas terceiras para alinhar tudo o que foi planejado.

Preparação dos alimentos

Após a definição do que será servido, há a etapa de compra de insumos e preparação do cardápio.

Transporte

No dia do evento, os alimentos devem ser transportados de maneira adequada para manter a qualidade, a aparência e a temperatura.

Apresentação

A apresentação é um aspecto chave, pois a forma como os alimentos serão dispostos poderá impactar significativamente na experiência dos convidados.

Serviço

Pode variar desde um buffet self-service até um serviço à mesa completo, dependendo do tipo de evento e das preferências do cliente. O serviço deve ser eficiente, cortês e profissional.

Feedback e avaliação

Após o evento, é importante coletar feedbacks dos clientes para avaliar a satisfação e identificar áreas de melhoria.

Todas essas etapas são ajustáveis, podem ser personalizadas para atender às necessidades do evento e dos convidados. O imprescindível é garantir uma experiência agradável e memorável.

Catering em hotéis e pousadas

O mercado de catering é bastante abrangente, não se restringe em atender apenas reuniões e celebrações. É uma atividade que também presta serviço para várias áreas, como empresas aéreas e marítimas, forças de segurança, estádios, escolas, hospitais e hotéis.

“A história do catering está intimamente ligada a dos hotéis, das viagens e do turismo

em geral, e era inevitável que se desenvolvessem paralelamente” (Cracknell et al., 1993, p. 11)

Os hotéis e outros meios de hospedagem têm uma grande vantagem quando se fala em catering, pois contam com grande parte da estrutura necessária

Isso pode ser um grande diferencial aos clientes que querem realizar um casamento, por exemplo. Pois valores como aluguel de espaços, equipamentos, utensílios, transporte, na maioria dos casos, já fazem parte do pacote. Além disso, a possibilidade de se hospedar no local do evento pode ser um fator decisor.

Conforme Carlos Alberto Barbosa: “O catering é uma extensão da hospitalidade. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência única ao hóspede, seja em eventos ou no dia a dia do hotel.”

Tecnologia para gestão de serviços de catering

Uma ótima ferramenta para organizar todas as demandas relacionadas ao serviço de catering em um hotel, pousada, resort ou outro meio de hospedagem, são os softwares hoteleiros.

Além dos sistemas para gestão, conhecidos como PMS (Property Management System ou Sistema de gestão hoteleira), a Desbravador também conta com programas para gerenciamento de restaurantes., bares e outros estabelecimentos de A&B.

Com esse sistema, ficará mais fácil organizar, acompanhar, executar e analisar os resultados dos eventos realizados.

Conheça algumas funcionalidades dessa ferramenta.

POS FAST

ERP - Sistema para gestão de restaurantes, bares, casas de entretenimento, empórios e lojas de conveniência.

Completo e eficiente

  • Organiza e padroniza processos;
  • Registra todas as operações;
  • Economiza o tempo das equipes;
  • Melhora o atendimento;
  • Realiza integrações com outras tecnologias;
  • Possibilita que os gestores acompanhem em tempo real o desempenho do negócio.

Flexível

Se adapta perfeitamente a diversos estabelecimentos de A&B, independentemente do tamanho da empresa.

  • Restaurantes e bares
  • Lanchonetes e hamburguerias
  • Cafeterias, padarias e confeitarias
  • Quiosques e bistrôs
  • Pizzarias e churrascarias
  • Hotéis, pousadas ou multipropriedades
  • Lojas de conveniência

Principais módulos

  • Compras
  • Contábil
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Estoque
  • BI web

Multiempresa

Realiza a gestão de mais de um ponto de venda com integração e praticidade.

Integrações

Possibilita a inclusão de outros sistemas para que o seu negócio tenha resultados ainda melhores.

EVENTOS

Sistema para gerenciamento completo de eventos.

iPDV

Aplicativo para lançamento de pedidos e fechamento de conta com emissão de documento fiscal.

iPDV MENU

Cardápio digital para autoatendimento.

DELIVERY

Gerenciador de pedidos para restaurantes.

MONITOR KDS - Kitchen Display System

Tela de pedidos para cozinhas.

AUTOATENDIMENTO

Totem para lançamento de itens e pagamento de contas.

iVIEW

Aplicativo para gestão do estabelecimento.

 

Quer melhorar a gestão do seu restaurante com um software rápido, simples de usar e muito eficiente?

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vendas@desbravador.com.br |+55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


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