O FUTURO DAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA
03-04-2023
O QUE SÃO LOJAS DE CONVENIÊNCIA?
Lojas de conveniência podem ser definidas como espaços de venda, principalmente de alimentos e bebidas, geralmente instaladas em postos de combustíveis. São conhecidas entre os consumidores justamente pela conveniência, pois oferecem soluções rápidas enquanto abastecem veículos ou passam próximos àquele local.
Além da comodidade, outra característica que se destaca é o horário de atendimento. Como postos e conveniências atendem por longas horas ou ficam abertos initerruptamente, permite que os clientes acessem esses serviços a qualquer hora do dia ou da noite.
Há mais ou menos 35 anos, quando surgiu a primeira loja de conveniência no Brasil, eram pequenos espaços, próximo ao caixa, com produtos direcionados aos clientes do posto de combustíveis.
A EVOLUÇÃO DAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA
O modelo foi se popularizando e mereceu atenção especial dos empresários que começaram a remodelar a estrutura.
- Capricharam no cardápio, com lanches frescos e saborosos, opções saudáveis e até pratos mais elaborados;
- Disponibilizaram bons cafés e outras bebidas;
- Incluíram mesas e cadeiras para acomodar os visitantes;
- Ampliaram o mix de produtos.
Por simplificar a rotina e economizar tempo, muitas pessoas optam por esses espaços, especialmente para a aquisição de mercadorias como bebidas, cigarros e lanches.
Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions apontou que 8% dos consumidores das lojas de conveniência não utilizam os serviços do posto de combustíveis. São consumidores apenas da loja anexa.
O sucesso desses empreendimentos é apontado pelos números. Atualmente são mais de 8 mil empreendimentos e um faturamento na casa dos R$ 8 bilhões (Fonte: Nielsen).
Para que o seu negócio também tenha resultados positivos, é preciso realizar muitos estudos, pesquisas e análises. Destacamos aqui dois pontos.
Estudar seu cliente – Conhecendo o perfil de público, as principais necessidades e os comportamentos de consumo, ficará mais fácil definir quais serviços serão bem aceitos e quais produtos vale a pena incluir nas prateleiras. Essas informações também serão a base para construir estratégias eficazes.
Analise seu ponto – Uma loja de conveniência em uma rodovia terá uma dinâmica de funcionamento diferente de uma instalada em um bairro nobre. O público, as necessidades, os horários de funcionamento são bastante distintos. De nada adianta incluir serviços e facilidades em um local que não terá público para consumi-los
Mesmo com essas distinções, os produtos base de uma loja de conveniência são:
- Lanches, refeições prontas ou de preparo rápido;
- Bebidas, especialmente as alcoólicas;
- Gelo e carvão;
- Produtos de higiene pessoal;
- Cigarros e acessórios;
- Doces e produtos direcionados ao público infantil;
- Itens para celular;
- Em lojas maiores e mais estruturadas, há pequenos espaços de padaria, com salgados e pão quentinho.
Além de atender essas e outras necessidades, os negócios de conveniência também têm perfil de ponto de encontro. Para Giselle Valdevez, especialista do ramo, “as lojas de conveniência proporcionam momentos de lazer e descontração. Isso reflete diretamente num ambiente favorável ao consumo. O futuro das lojas de conveniência aponta para resultados muito promissores.”
Falando em futuro, trouxemos algumas tendências para esse mercado, cada vez mais conveniente para os consumidores que desejam praticidade, rapidez e comodidade.
LOJAS DE CONVENIÊNCIA DO FUTURO: TRANSFORME NECESSIDADES EM OPORTUNIDADES
Para acompanhar as tendências de mercado e atender às demandas dos consumidores, esses estabelecimentos estão constantemente ampliando e adaptando a oferta de produtos e serviços.
Desse modo, trouxemos algumas projeções que poderão ser o diferencial frente a concorrência.
Pontos de entrega
A exemplo do que já acontece em países europeus, as lojas de conveniência tendem a ser pontos de entrega de produtos comprados em sites, como o da Amazon, por exemplo.
Pela flexibilidade de horários desses espaços, muitos abertos 24 horas, os produtos adquiridos online podem ser retirados pelos compradores nessas lojas.
Além dessa, outra vantagem é que as pessoas aproveitam para abastecer o veículo ou para comprar itens da loja de conveniência, gerando mais circulação de pessoas e vendas.
Carros elétricos
Outra tendência que promete aumentar o fluxo de pessoas e o tempo de permanência em postos de combustíveis são os caros elétricos, cada vez mais comuns nas estradas.
Como levam um tempo considerável para carregar, o motorista e os passageiros podem ter nas lojas de conveniência um espaço para descanso, alimentação e até entretenimento.
Espaços kids e pet
As vantagens devem ser para a família toda. Que tal construir espaços para as crianças gastarem energia durante a viagem? Ou para que os pets possam se divertir um pouquinho ou aguardar enquanto os tutores estão na loja?
São possibilidades que podem ser estudadas para atestar se são compatíveis com o modo de atuar.
Vending machine
Para lojas que não atendem 24 horas, uma boa opção para vender, mesmo fora do horário de atendimento, é instalar as chamadas vending machines (máquinas automáticas de vendas).
Elas são abastecidas com alimentos, bebidas, acessórios e outros itens. A compra é realizada pelo próprio consumidor, que ele escolhe o item, realiza o pagamento e o produto é liberado pelo equipamento de forma automatizada.
Lavanderias
Para aumentar a margem lucro, outra possibilidade é disponibilizar lavanderias self-service. Mais uma vez, o horário de atendimento estendido das lojas de conveniência possibilita que os clientes tenham essa comodidade.
Enquanto as roupas são lavadas, os consumidores podem aproveitar para comer, beber, adquirir produtos ou aproveitar outros serviços.
Programas de fidelidade
Muitas marcas de combustíveis já utilizam essa estratégia, porém, em lojas de conveniência essa prática não é tão comum. Além de atrair clientes recorrentes e oferecer um clube de vantagens, brindes e descontos, possibilita construir um banco de dados completo.
Com informações detalhadas sobre o perfil do consumidor e itens de consumo preferenciais é possível construir campanhas de marketing estratégicas, estreitar o relacionamento com o público e, consequentemente, aumentar o faturamento do negócio.
Integração de operações
Como comentado anteriormente, comodidade pode ser o fator decisor para um consumidor escolher o local de compra. Por isso, quanto mais facilidades à disposição, maior a tendência de retenção e fidelização.
Nesse caso, as tecnologias são fundamentais para facilitar os fluxos e integrar as operações do posto de combustível e da loja de conveniência. Um exemplo é que o cliente poderá concentrar os consumos dos dois estabelecimentos em uma só comanda, ou adquirir e pagar itens sem nem ter que sair do carro.
AUTOMAÇÃO DAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA
Todas essas opções demonstram que, para entregar conveniência, rapidez e agilidade, automatizar processos é fundamental.
Desse modo, os melhores recursos são as tecnologias e os sistemas de gestão ou ERP específicos para lojas de conveniência.
ERP (Enterprise Resource Planning, traduzido para português significa Planejamento dos Recursos da Empresa).
A Desbravador é especialista nesse mercado e desenvolveu o POS Liquor, um software com inúmeros recursos para administrar esse modelo de negócio.
Com um sistema de gestão próprio para lojas de conveniência, além de realizar todas as atividades operacionais com maior organização, controle, agilidade e facilidade, é possível empreender com estratégia.
Isso porque os ERP possuem inúmeras funcionalidades e geram diversos relatórios que oferecem ao administrador informações valiosas sobre o estoque, as vendas, dentre outros números e informações para medir a performance do negócio.
CONHEÇA MAIS DO SISTEMA DE GESTÃO POS LIQUOR DA DESBRAVADOR
Um ERP completo e extremamente eficaz para o gerenciamento de lojas de conveniências, e outros pontos de venda (PDV), como restaurantes, bares e empórios.
Com potencial para atender todas as operações de estabelecimentos comerciais, o programa POS Liquor conta diversas funcionalidade e módulos, que podem ser configurados conforme a necessidade de cada empresa.
Módulos básicos
Centralizam a gestão das mais importantes áreas do seu empreendimento
- Gerencial
- Financeiro
- Fiscal/Sped
- Controle de Estoque
- Multiempresa
- PDV e Contas
Módulos opcionais
Aumentam a eficiência, a organização e a rentabilidade
- Centralização Financeira
- Compras
- Integrador
- Metas
- Provisões
- iView (web)
- iPDV
- Sitef (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos)
Adaptável
Esse ERP pode ser utilizado de forma independente ou, no caso de lojas vinculadas a postos, integrado aos sistemas Gas Station e Gas Station 10, que são softwares de gestão de postos de combustíveis da Desbravador.
Ágil
Esse sistema conversa com o seu modo de atuar. Foi desenvolvido para que os clientes sejam atendidos com rapidez e eficiência.
Funcional
Sistema com tecnologia touchscreen, interface limpa e funcional, com lançamento de itens através do leitor de código de barras.
Venda rápida
Com essa funcionalidade, os itens com maior giro ficam em destaque na tela inicial do sistema. É só clicar e realizar a venda.
Prático
Oferece recurso que oportuniza que o atendente defina a quantidade do produto antes de entrar com o código de barra, possibilitando o lançamento de vários produtos com o mesmo código.
Multi-PDV
O sistema tem capacidade de atender mais de uma loja, de forma organizada e integrada, em uma única base. Ótimo recurso para redes e franquias.
Controle
O software oferece soluções para cada integrante da equipe. É possível liberar ou restringir acesso a determinadas funções e controlar, por usuário, as ações executadas.
Legal
ERP totalmente adequado à legislação brasileira.
Cadastro
Registro completo de clientes, fornecedores, transportadoras, usuários, funcionários, administradoras de cartões, estabelecimentos, cedentes, contabilista, dentre outros.
Produtos
Cadastro de produtos com possibilidade de controle de estoque do item, vendas fracionadas, composição, comissionamento e todos os atributos fiscais para atender PAF (Programa Aplicativo Fiscal), SPED Fiscal e outras obrigações.
SPEDs
Obrigações Fiscais SPED - Sistema Público de Escrituração Digital (Fiscal e Contribuições).
Gerencial
O módulo para administrar com eficiência os movimentos do caixa, gerar relatórios de vendas e de códigos de barra.
Contas
Controle de títulos a pagar e a receber, com regras de faturamento (grupo de cobrança, preços específicos de produtos por item ou por grupo, limite de crédito por forma de pagamento, ou por grupo de cobrança, totalmente configurável).
Estoque
Os recursos desse módulo possibilitam o registro e controle de entrada e de saída de produtos. Para agilizar as atividades do setor, permite o uso de um minicomputador de mão (palmtop), que realiza lançamentos de notas de entrada.
Compras
Módulo completo para facilitar todos os processos de aquisição de produtos. Recursos que englobam lista de compras, solicitações, pedidos até a análise de informações estratégicas, como a variação mensal de custos.
PDV
Praticidade no fechamento de contas, através do particionamento, fechamento com múltiplas formas de pagamento, extrato e sugestão de visão de conta.
Relatórios
Para acompanhar de perto os resultados, facilitar o controle do negócio e tomar decisões com segurança, é possível emitir relatórios completos e fáceis de interpretar.
OUTROS RECURSOS PARA MELHORAR AINDA MAIS A OPERAÇÃO DO SEU NEGÓCIO
Para facilitar as atividades dos colaboradores, reduzir custos e oferecer um atendimento mais ágil e diferenciado, é possível conectar o ERP com aplicativos como:
iPDV – um app para realizar pedidos. Com ele, o atendente acessa o cardápio pelo celular, registra os pedidos dos clientes e envia instantaneamente ao bar ou a cozinha. Isso acelera o atendimento, reduz os erros de pedidos e mantem o cardápio sempre atualizado.
Conheça todos os recursos desse aplicativo clicando aqui.
Essas são algumas funcionalidades do Sistema de Gestão POS Liquor da Desbravador.
Quer saber mais? Entre em contato para agendar uma demonstração gratuita desse ERP.
Nosso time apresentará todos os recursos para que a gestão do seu negócio seja eficaz em todas as áreas e o atendimento ao cliente se torne excelente!
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