MULTIPROPRIEDADES: NEGÓCIOS LUCRATIVOS PARA HOTELEIROS E EMPRESÁRIOS
14-10-2024
A multipropriedade é um modelo de negócio que, a cada ano, atrai mais adeptos. Esse tipo de investimento permite que diferentes pessoas sejam donas de uma ou mais frações de um imóvel e possam usufruir do bem durante períodos determinados.
Esse conceito teve origem nos Estados Unidos, na década de 1970, como uma forma de proporcionar o acesso a propriedades sem a necessidade de adquirir o imóvel de maneira integral.
Normalmente, as cotas são vendidas por semanas, desse modo, o período mínimo para cada proprietário é de 7 dias e o máximo de frações é 52, o que corresponde ao número de semanas de um ano.
No Brasil, a multipropriedade ganhou destaque com a promulgação da Lei 13.777/2018. Antes da regulamentação, o mercado enfrentava incertezas legais, o que limitava o crescimento da modalidade, a aceitação dos consumidores e gerava nos empresários receio de investir no segmento.
Logo que surgiram, as multipropriedades eram, na maioria, apartamentos em destinos de lazer. Ao longo do tempo e com a visibilidade do segmento, construtoras, incorporadoras, operadoras, hotéis e outras companhias perceberam o potencial do negócio e diversificaram as ofertas, investindo na construção e venda de outros modelos de multipropriedades.
Hoje, é possível encontrar vários tipos de segundas residências:
- Flats e apartamentos em hotéis, pousadas e resorts;
- Casas, chalés e bangalôs em diversas em regiões e estilos;
- Mansões luxuosas em ilhas;
- Parques temáticos e outros tipos de imóveis.
Com a segurança jurídica proporcionada pela legislação, o mercado teve um crescimento bastante significativo. Conforme dados do “Relatório Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”, até abril de 2023 havia no país mais de 180 empreendimentos vendendo cotas de imóveis de uso compartilhado.
Multipropriedade: ótima oportunidade para empresários
Entre as principais vantagens que a multipropriedade oferece para hotéis, construtoras, incorporadoras, intercambiadoras e outros negócios do ramo imobiliário estão:
Aumento de ganhos: nesse modelo, o valor do metro quadrado é muito significativo. Além disso, há incremento do VGV (Valor Geral de Vendas) o que proporciona uma valorização acima da média.
Retorno financeiro: pelas táticas de abordagem e de vendas, a comercialização das casas de férias acontece de forma ágil, o que acelera o retorno financeiro.
Aumento da ocupação: esse modelo possibilita que o imóvel fique ocupado ao longo de todo o ano, uma vez que diferentes proprietários utilizam o espaço em períodos específicos.
Aumento da receita: com a venda de frações para diferentes compradores, as empresas podem gerar uma receita diversificada sem ter que depender exclusivamente da ocupação sazonal do imóvel, especialmente em hotéis.
Compartilhamento de despesas: os custos relacionados à manutenção e ao funcionamento do empreendimento são divididos entre os diversos proprietários, não ficando apenas sob a responsabilidade do empreendimento.
Geração de novos negócios: as multipropriedades oportunizam novas fontes de receita por meio da comercialização de alimentos, bebidas, entretenimento e outros produtos ou serviços oferecidos.
Fidelização de clientes: proprietários desse modelo de imóveis tendem a desenvolver um vínculo emocional com o local, o que pode resultar em clientes fiéis, que indicam o negócio a outras pessoas.
Atratividade para investidores: as segundas residências podem atrair interessados em adquirir cotas como forma de investimento imobiliário, impulsionando ainda mais o mercado.
Variedade de ofertas: a diversificação dos tipos de multipropriedades oferece opções para diferentes perfis de consumidores, ampliando o alcance do mercado.
Pool de locação: permite vender as cotas no mercado secundário, o que proporciona oportunidade e flexibilidade para os investidores.
As possibilidades para quem deseja atuar no mercado de multipropriedade são excelentes. As projeções apontam para um futuro ainda mais favorável e lucrativo.
SISTEMAS PARA MULTIPROPRIEDADES DA DESBRAVADOR
Como empresa referência em softwares de gestão para o mercado hoteleiro há mais de 36 anos, a Desbravador acompanhou o surgimento e o crescimento das multipropriedades e, em 2020, passou a desenvolver sistemas e outras tecnologias para atender esse nicho.
Para apoiar hotéis e demais empresas que já atuam no ramo de imóveis de uso compartilhado e desejam aprimorar a administração ou para atender empreendimentos que pretendem migrar para esse mercado, a Desbravador tem as tecnologias ideias para gestão integral, prática e inteligente desses negócios.
Dentre esses recursos digitais está o Sistema Multipropriedade, uma inovação tecnológica para gerenciamento de propriedades de férias.
SISTEMA DE GESTÃO MULTIPROPRIEDADE
Conheça as principais funcionalidades desse software completo e integrado.
- Realiza todas as operações de back office e front office;
- Unifica a gestão de uma ou mais propriedades;
- Possui recursos completos de Gerência Hoteleira;
- Atende as demandas financeiras, contábeis, fiscais, de compras, estoque e outras;
- Gerencia diferentes pontos de venda, internos ou terceirizados de forma unificada;
- Oferece ferramentas de governança e manutenção;
- Gera relatórios para análises detalhadas do negócio.
Quer saber mais sobre esse sistema para multipropriedades?
Fale com nosso time e veja como crescer seus resultados.
vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3221 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)
Ao acessar o site Desbravador, você concorda com nossa Politica de privacidade e Cookies.