HARU ONI - COMBUSTÍVEL À BASE DE VENTO E DE ÁGUA
23-01-2023
Utilizando vento e água como base para produzir combustível de impacto neutro no clima (eFuels*), um grupo de empresas, tais como a Siemens Energy, Porsche e Exxon Mobil, colocou em prática nos últimos dias de 2022 um projeto batizado de Haru Oni.
Haru Oni significa “fortes ventos”, em uma língua indígena dos povos que habitam a região de Magalhães, no Sul do Chile.
A área onde foi instalada a usina (base de energia eólica) é ideal para a produção da chamada e-gasolina, considerando as excelentes condições do clima – de fortes ventos que sopram continuamente –, e o baixo custo associado à eletricidade. Além disso, está próxima do Estreito de Magalhães, o que favorece a exportação da gasolina neutra em carbono para diversos países.
* Efuel é a gasolina sem petróleo, fabricada a partir do processo físico-químico denominado hidrólise, que usa o hidrogênio e o CO2 (o dióxido de carbono) como matérias-primas.
Hanu Oni: como é gerado o combustível sintético
Etapa 1 – na fase inicial, a energia eólica divide a água dos dois componentes básicos (oxigênio e hidrogênio);
Etapa 2 – o CO2 é capturado do ar e filtrado;
Etapa 3 – o dióxido de carbono é combinado com hidrogênio verde para produzir metanol sintético;
O resultado é a utilização do metanol para base de produção do e-diesel, e-gasolina ou e-querosene.
Para as empresas que estão à frente do projeto, esse e-combustível pode ser parte da solução para a diminuição da emissão de carbono, pois geram cerca de 90% a menos emissão de CO2.
Combustível inovador: planos para o futuro sem poluentes
O dia 20 de dezembro de 2022 foi a data do primeiro tanque abastecido com combustível sintético. O carro que recebeu a “primeira dose” foi um Porsche 911.
A marca de carros esportivos é uma das empresas que está à frente do projeto Haru Oni. Para Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche: “O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 bilhão de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os eFuels oferecem aos proprietários de carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono. Como fabricante de motores eficientes e de alto desempenho, a Porsche possui um amplo know-how na área de combustíveis”, afirma.
Além de ser uma alternativa sustentável para abastecer veículos de todas as categorias, um dos próximos passos rumo à descarbonização será a utilização do eFuel em aviões e navios.
“A expectativa é aumentar a capacidade para 55 milhões de litros de e-gasolina por ano até 2024 e para mais de 550 milhões até o ano de 2026. Isso é combustível suficiente para mais de um milhão de pessoas dirigirem seus carros por quase um ano” (Siemens Energy).
Gasolina sintética para carros convencionais
Segundo informações das empresas executoras, um dos objetivos é que o e-combustível possa ser distribuído e armazenado nas estruturas utilizadas para atualmente para os combustíveis fósseis. Também não será necessário alterar os motores dos carros existentes. Essas questões seriam grandes travas do projeto.
A Siemens Energy, afirma que: “Ainda não é o fim da estrada para carros a gasolina. Mudar a frota global para carros elétricos deixaria uma enorme pegada de carbono, e não aconteceria da noite para o dia. Portanto, embora o número de carros elétricos esteja crescendo significativamente, ainda existe uma grande frota de carros que precisam ser abastecidos com gasolina.”
E-fuel: uma ótima alternativa para postos de combustíveis
Além de trazer muitas vantagens para o meio ambiente, essa novidade pode ser uma boa vantagem competitiva aos postos de combustíveis que estão atentos aos movimentos do mercado.
Se o perfil do seu negócio é inovador, talvez seja o momento de buscar mais informações sobre esse novo combustível baseado em energia renovável, uma das tendências para os próximos anos para o setor de transportes.
O Haru Oni já está ampliando a rede de parceiros para expandir o negócio para várias regiões do mundo nos próximos anos, e pretende iniciar a comercialização dos eFuel já em março de 2023.
Preparando o terreno para os próximos anos
Se você ficou interessado pela proposta do Haru Oni ou tem planos estratégicos para crescer nos próximos anos, ter a tecnologia como aliada é fundamental.
Para isso, a Desbravador dispõem de software de gestão exclusivos para postos de combustíveis e lojas de conveniência. Uma dessas soluções é o Gas Station 10.
Gerenciamento de postos de combustíveis e lojas de conveniência em um só lugar
Esse sistema garante a gestão integrada de um ou mais postos e lojas de conveniência, de pequeno porte ou grandes redes.
Pode ser personalizado com diferentes módulos a aplicativos, para que o posto melhore a sua performance.
ÁGIL E SEGURO
- Possibilita o acompanhamento e o controle total de todos os setores.
- Auxilia nas funções operacionais e na tomada de decisões seguras e inteligentes para alcançar melhores resultados.
Contempla as seguintes funcionalidades:
- Controle de Estoque;
- Financeiro;
- Fiscal/Sped;
- Gerencial;
- PDV (Ponto de Venda).
Permite a inclusão de módulos:
- Compras;
- Contabilidade;
- Gas Station Web;
- Integrador iView;
- Medição de tanques e Sitef (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos).
Quer conhecer todas as vantagens de ter um software completo, seguro e inteligente para gerenciar seu posto e loja de conveniência com total integração e eficiência?
Clique aqui para conhecer as múltiplas funcionalidades do Gas Station 10 da Desbravador.
Solicite uma demonstração gratuita: vendas@desbravador.com.br | (49) 3321 0900.
Ao acessar o site Desbravador, você concorda com nossa Politica de privacidade e Cookies.