FOOD STYLING: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA O SEU RESTAURANTE
03-06-2024
Comer é mais do alimentar e nutrir o corpo. É cultura, afeto, memória e, principalmente, negócio.
Com a finalidade de tornar o segmento de food service ainda mais estruturado, completo e rentável, o mercado expande vertentes, mistura estilos, cria sabores, técnicas e envolve diferentes áreas.
Dentre os recursos que estão cada vez mais próximos do setor de A&B (alimentos e bebidas) está a fotografia. E é sobre essa junção que falaremos nesse texto.
A fotografia e os alimentos
Um bom empratamento e a fotografia de alimentos são fortes aliados de qualquer negócio de alimentação, pois um produto mal apresentado no cardápio, nas redes sociais ou na mesa do cliente não conquista e não encanta.
Desse modo, para dar à imagem dos alimentos e bebidas a emoção necessária, construir uma história a partir da mistura de ingredientes e, sobretudo, para chamar a atenção e aguçar os sentidos dos consumidores, uma das vertentes que tem se destacado nos últimos anos é o food styling, uma das ramificações da gastronomia e da fotografia.
O que é food styling?
Food styling/stylist (estilista de alimento) é um conjunto de técnicas que envolvem ingredientes, luz, composição, cores, texturas, harmonicamente arranjadas para deixar o alimento visualmente apetitoso e irresistível. Esses detalhes são capturados em fotografias deliciosamente chamativas e encantadoras.
Para o chef e Food Stylist Juliano Albano:
“Food Styling ou Produção Culinária é a arte de trabalhar a comida para torná-la irresistível em fotografia ou vídeo. É entender as limitações de cada ingrediente e trabalhá-las para transformar uma comida, às vezes visualmente sem graça, em pratos de se comer com os olhos. “
Essa prática não apenas influencia a percepção dos clientes sobre a qualidade e o sabor dos pratos, mas também pode ser uma ferramenta que auxilia os restaurantes a lucrarem mais.
Food styling: conheça os benefícios para o seu restaurante, bar ou outros negócios de A&B
Certamente, alimentos bem empratados e bebidas bem servidas são mais atrativos visualmente e despertam o paladar. Por isso, confira os principais benefícios das técnicas de food styling.
Apelo visual
Uma boa apresentação e fotos bem produzidas podem despertar o interesse dos clientes e, certamente, incentivá-los a experimentar o que o restaurante tem a oferecer.
Por isso, dê atenção especial à produção, à apresentação dos alimentos e capriche nas fotos, pois esse será um dos primeiros contatos da sua marca com os clientes.
Nessa imagem, a food stylist Lisa Bishop compara as fotografias de um prato com e sem a aplicação das técnicas de food styling. Para a fotógrafa, na imagem da esquerda, a lasanha está plana e monocromática. Por outro lado, à direta, com as técnicas utilizadas, como a montagem do prato, além do ângulo e da iluminação, o alimento ficou mais chamativo e apetitoso.
Diferencial
É no primeiro olhar que o consumidor decide se escolherá o seu produto ou continuará buscando por algo mais apetitoso. Por isso, aplique as estratégias para conquistar o cliente e deixá-lo com água na boca! Não perca a oportunidade para a concorrência!
Fotos: Anna Pustynnikova e Yezmin Barreto
Comparando essas duas fotos, qual dos tacos aparenta estar mais apetitoso?
Aumento nas vendas
Qualquer pessoa fica mais propensa a querer comer ou beber algo que lhe chamou a atenção pela aparência. Por isso, capriche na composição e nas fotos dos seus pratos. Ao colocá-las no seu cardápio físico ou digital, as chances de vender mais aumentam significativamente.
Foto: Ann Reus
Vamos pensar juntos, se o seu cardápio apenas apresentar as sobremesas disponíveis em forma de texto. Ou incluir uma foto do sorvete artesanal, quais as chances de a segunda opção vender mais?
Foto: Juliano Albano
“Em primeiro lugar, concentre-se na percepção de valor. Uma apresentação requintada eleva a valorização do prato pelo cliente, permitindo trabalhar com preços mais altos. Isso significa maior margem de lucro por venda, sem necessariamente aumentar os custos de forma significativa. Veja, o food styling pode aprimorar a estética sem exigir ingredientes adicionais.” Marcelo Politi
Oportunidade das redes sociais
Em meio a tantas imagens que aparecem no feed das redes sociais, ser impactado por um belo prato próximo ao horário do almoço ou do jantar é uma estratégia muito assertiva. Assim sendo, apresentar os produtos do seu restaurante ou bar de uma maneira irresistível terá muitas chances de chamar a atenção, receber um pedido e ganhar um novo cliente!
Foto: Letícia Bittencourt
Foto: Kimberly Espinel
Valorização da marca
A apresentação cuidadosa dos pratos reflete a atenção aos detalhes e o compromisso com a qualidade do que é oferecido. Isso fortalece a percepção da marca e aumenta a fidelidade dos clientes.
Que tal seu cliente receber uma foto como essa do seu bar no final da tarde de uma sexta-feira?
Foto: Gastrostoria
Ou impactar seus clientes com essa apetitosa pizza passando pela timeline em um sábado à noite?
Foto: Heidi Hobb
E aí, ficou interessado por esse gênero da gastronomia e da fotografia? Imagina seus pratos e produtos apresentados com técnicas de food styling?
Se você quer saber por onde começar, confira nossas dicas!
Food styling: dicas para produzir as fotos do seu restaurante ou bar
Conheça
Estude e entenda pelo menos o básico sobre o universo do food styling. Essa será a base para que você possa aproveitar e usar todas as técnicas e recursos.
Pesquise
A partir do que você aprendeu, monte uma pasta de inspirações.
Observe ângulos, contrastes de cores e de texturas, louças e objetos de composição, ingredientes e iluminação. Até a dobra de um guardanapo pode inspirar!
É importante que você siga o estilo e o cardápio do seu restaurante, bar ou qualquer outro negócio do setor de A&B (alimentos e bebidas).
Da mesma forma, as técnicas utilizadas e as fotos devem representar o que será servido aos clientes.
Organize
A produção sempre inicia bem antes das fotos. Por isso, inicialmente, faça um checklist de tudo que precisará para compor os pratos e as imagens.
- Se tiver os ingredientes preparados, aproveite para fazer um esboço da foto, isso ajudará a refinar o trabalho final.
- Se pretende produzir as fotos de todos os pratos do seu cardápio em um dia só, faça uma análise minuciosa dos ingredientes para ter certeza de que não está faltando nada.
Dica Desbravador!
Uma maneira de conferir os itens e as quantidades de insumos e ingredientes, é consultar o módulo Estoque do seu sistema de gestão (ERP). Essa ferramenta demonstrará as quantidades exatas de acordo com as entradas e saídas.
Ingredientes
Com a finalidade de aguçar ainda mais o paladar dos seus clientes, ajudar a compor a foto e destacar os sabores do prato, utilize produtos frescos, de preferência que não estejam muito maduros, assim a textura ficará mais interessante nas imagens.
Foto: Luciana Miranda
Dica!
Se não mudar o aspecto do prato, deixe os ingredientes um pouco menos cozidos. Assim ficarão úmidos, aparentando suculência e cremosidade.
Composição
Preste atenção na disposição dos elementos no prato. Busque equilíbrio visual entre cores, texturas e formas. A pesquisa que você fez no início ajudará a entender e ter referências de como fazer isso.
Foto: Estúdio Edu Guedes
Iluminação
A luz é um dos principais ingredientes para uma boa foto. De preferência, opte por luz natural ou utilize iluminação artificial suave. É recomendado fazer um teste com antecedência para analisar o que ficará melhor.
Foto: Norma Lima
De acordo com o livro Fotojornalismo - Técnicas e Linguagem: "A iluminação de frente deve ser evitada, pois reduz as sombras e nuances. As mais indicadas são as que vêm da lateral do prato. Uma dica é não usar flash para fotografar comida.”
Louça
Para que os ingredientes não pareçam perdidos do prato ou fiquem muito afastados, preferencialmente, escolha louças menores.
Cortes
Um truque para aguçar o paladar é fotografar os alimentos cortados ou mordidos. Dessa maneira, o cliente poderá ver o alimento internamente. Além disso, deixa a composição mais real e apetitosa. Varie os cortes: diagonais, fatias, palitos, rodelas, cubos, retângulos, dentre outros.
Fotos: Adam Person
Frescor
Para deixar frutas, verduras, legumes e copos com um aspecto de frescor, espirre água com glicerina sobre eles. O efeito molhado, com gotículas de água, ficará muito bonito.
Foto: Darina Kopcok
Utensílios e objetos
Guardanapos, talheres, toalhas e outros elementos ajudam a contar histórias, enriquecem o cenário e prendem a atenção. Escolha os que têm a ver com o estilo e identidade visual do seu restaurante ou bar.
Foto: Candida Food Stylist
Quantidade
Alguns profissionais de food styling recomendam que sejam produzidas de 2 a 3 vezes a quantidade de comida necessária para cada prato. Como exemplo: se for fotografar um hambúrguer, faça 2 ou 3 e fotografe todos dos mesmos ângulos. Isso evitará que você tenha que refazer as fotos e terá mais opções para escolher e variar.
Ângulo
O melhor ângulo dependerá do produto que você estiver fotografando. Por isso, experimente diferentes posições para encontrar a que melhor destaca o prato. Fotos de cima, de perfil e em close-up podem mostrar vários aspectos do alimento.
Fonte: Estudio Panka
Fotografia 0°
Nesse ângulo raso, a câmera fica bem na frente do objeto a ser fotografado. É o ângulo perfeito para pratos altos ou em camadas, como hambúrgueres, bolos, sobremesas em vidros ou torres de panqueca. Além de dar destaque aos pratos, dá a sensação de profundidade.
Fotografia 45°
É um dos ângulos mais utilizados por ser o mais parecido com a forma como vemos os pratos quando nos sentamos para comer. É ideal para mostrar o conteúdo de um prato e a profundidade.
Fotografia 90°
Muito comum em produções de vídeos e fotos de alimentos planos ou geométricos, como pizzas. Funciona muito bem para composições grandes, com mesas cheias e para fotografias para livros.
Fotos: Nazaret Nascimento (Imagens no ponto)
Resultados
Se for possível, faça um curso básico de fotografia, estude e siga alguns profissionais. Para ter fotos com qualidade superior, contrate um food stylist, o resultado será garantido!
Aplicações
As fotos poderão ser utilizadas em diversas situações:
- Campanhas de redes sociais, site;
- Materiais de divulgação;
- Vídeos;
- Plataformas de vendas de delivery;
- Cardápios impressos ou digitais.
No físico ou no digital, ter um cardápio com fotos chamativas e de dar água na boca é essencial para passar uma boa impressão da sua marca, despertar o interesse dos consumidores e incrementar as vendas.
Para auxiliar na percepção positiva do seu negócio, facilitar a operação e modernizar o atendimento, a Desbravador dispõe de um sistema para restaurantes e bares que otimiza o tempo dos garçons e dá total autonomia e liberdade aos clientes. Conheça os detalhes dessa tecnologia.
iPDV Menu – Cardápio digital de autoatendimento
Uma tecnologia que deixará a sua operação mais completa, moderna e ágil.
Como funciona?
O iPDV Menu é um cardápio digital que fica na mesa dos clientes para consultar o menu e realizar os pedidos com praticidade e agilidade.
Veja as facilidades desse sistema para restaurantes e bares.
Descomplicado
O app é instalado em um tablet que fica à disposição do cliente. Quando quiser fazer o pedido, é só acessar e solicitar o que deseja consumir.
Eficiente
Além de agilizar o atendimento, diminui custos e melhora muito a experiência dos consumidores.
Ágil
Como os pedidos são realizados pelos clientes, os garçons apenas servem as comidas e bebidas solicitadas.
Instantâneo
O pedido é enviado de imediato para produção dos pratos e das bebidas e fica registrado no ERP (sistema de gestão do restaurante ou bar).
Organizado
Na chegada, cada cliente recebe um cartão ou uma pulseira. Na saída, é só consultar no software de gestão do restaurante os consumos e realizar a cobrança individual.
Se você já utiliza algum ERP da Desbravador, é muito simples de incluir essa ferramenta à sua operação!
Se ainda não tem um sistema para restaurante ou bar, que tal melhorar a sua gestão e tornar o tornar o seu negócio ainda mais promissor?
Solicite uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades do iPDV Menu da Desbravador.
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