ENTENDA O QUE É REVPAR E TREVPAR
10-07-2023
RevPAR é a sigla para Revenue per available room. Para ficar mais claro, em português significa: Receita por quarto disponível.
Esse é um dos indicadores mais utilizados no setor hoteleiro para saber a receita gerada por cada Unidade Habitacional (UH) em determinado período.
Por fornecer uma visão clara da performance financeira do negócio, o RevPar pode ser utilizado por diferentes meios de hospedagens: redes hoteleiras, hotéis de grande, médio ou pequeno porte, multipropriedades, hostels e pousadas.
Utilizando essa medida de performance (KPI – Indicador chave de desempenho), periodicamente, é possível:
- Avaliar a eficiência operacional do hotel;
- Ter insights sobre a eficiência financeira;
- Considerar os resultados em diferentes períodos;
- Comparar o desempenho de todas as unidades da mesma rede hoteleira;
- Analisar qual segmento é o mais lucrativo: lazer, negócios, grupos ou outros;
- Ajustar tarifas e definir as estratégias de precificação;
- Analisar a capacidade do hotel de maximizar a receita;
- Realizar ações estratégicas;
- Tomar decisões baseadas em dados seguros.
O RevPAR pode ser influenciado por vários fatores, como:
- Sazonalidade;
- Localização do hotel;
- Concorrência;
- Demanda do mercado;
- Estratégia de precificação.
Como calcular o RevPAR?
Calcula-se dividindo as receitas com as vendas dos quartos pelo número de quartos disponíveis do hotel, por um determinado período.
A fórmula para saber o RevPAR é:
RevPAR = Receita total de quartos / número de quartos disponíveis
Uma alta taxa de RevPAR é muito positiva, pois mostra que o hotel está maximizando a receita gerada pelos quartos disponíveis.
Além do RevPAR, outra métrica muito importante para a gestão hoteleira é o TRevPAR. Apesar do nome muito parecido, há algumas distinções entre elas.
O que é TRevPAR?
Como vimos, o RevPAR avalia especificamente a receita gerada por cada quarto disponível.
O TRevPAR é mais abrangente, considera a receita total gerada por todas as áreas de negócio do hotel, incluindo quartos, alimentos e bebidas, eventos, spas, experiências, passeios, entre outros.
Por essa característica, faz parte da rotina de empreendimentos que oferecem uma ampla gama de serviços além das hospedagens, como os resorts.
Como calcular o TRevPAR?
TRevPAR = Receita total / número total de quartos
Ele é utilizado para que os gestores tenham uma visão mais completa do desempenho financeiro do hotel, identifiquem áreas de oportunidades de aumento de receita, e meçam a eficiência operacional total do negócio.
RevPAR e TRevPAR: qual a diferença?
Fizemos um comparativo para ficar mais fácil de entender as diferenças entre RevPAR e TRevPAR.
MÉTRICAS DE DESEMPENHO NA HOTELARIA
Além de RevPAR e TRevPAR, há diversas métricas importantes na hotelaria que fornecem detalhes sobre a gestão e o desempenho financeiro, como exemplo:
TRevPOR (Total Revenue per Occupied Room/ Receita total por quarto ocupado).
Para chegar ao resultado, somam-se os quartos, alimentos e bebidas (A&B) e todas as outras receitas operacionais. Esse número é dividido pelo total de quartos vendidos.
GOPPAR (Gross Operating Profit per Available Room/ Lucro operacional bruto por quarto disponível). Leva em consideração tanto a receita bruta obtida pelo hotel quanto os custos operacionais. O cálculo é simples: Receita operacional bruta dividida pelo número de quartos disponíveis.
Esses são apenas alguns indicadores que precisam ser acompanhados por gestores que desejam ter um negócio financeiramente sadio, sustentável e lucrativo.
Apesar de muitas métricas, não é necessário calculá-las manualmente. Melhor do que isso, esses indicadores podem ser acessados e analisados com muita facilidade por meio de um software de gestão.
COMO ACOMPANHAR AS MÉTRICAS FINANCEIRAS DO SEU HOTEL
Considerando a carga de trabalho que envolve a rotina de um hotel, com inúmeras operações e tarefas que precisam ser executadas de forma eficiente e coordenada, um software de gestão hoteleira desempenha um papel fundamental no aprimoramento e simplificação de processos.
Além do controle desses números, um PMS (Sistema para hotel) tem muitos outros benefícios:
- Simplifica e agiliza as operações diárias de hotéis, hostels e pousadas;
- Ajuda a reduzir erros;
- Integra todas as áreas;
- Facilita a comunicação interna;
- Melhora a eficiência operacional;
- Entrega serviços com mais qualidade;
- Oferece experiências diferenciadas aos hóspedes.
Um sistema também automatiza e integra a gestão hoteleira, contábil, financeira, fiscal, de estoque, e outras, que podem ser adaptadas conforme o modelo de atuação do hotel, hostels, pousada ou multipropriedade.
SISTEMA DE GESTÃO DE HOTEL: REVPAR E TREVPAR CALCULADOS AUTOMATICAMENTE
No caso da gestão financeira e análise de dados, métricas como RevPAR e TRevPAR, podem ser facilmente consultadas via sistema.
Todos os dados da operação hoteleira – taxa de ocupação, disponibilidades, receitas, fontes de receitas, entre outros, ficam armazenados no sistema.
Ao gerar relatórios, ou consultar ferramentas de Bussiness Inteligence (BI), como o Analyzer da Desbravador, as métricas são automaticamente geradas pelo sistema.
Outra grande vantagem é que os indicadores são calculados com os números em tempo real. Isso é muito importante para desenvolver ações, mudar e adaptar estratégias e tomar decisões com base em informações sempre atualizadas.
SISTEMAS PARA HOTÉIS DA DESBRAVADOR
A Desbravador possui soluções para gestão hoteleira muito abrangentes. Os sistemas atendem de redes hoteleiras a pequenas pousadas e hostels. Para cada negócio, um programa completo e inteligente, que entrega as métricas essenciais para um desempenho robusto do seu hotel.
O PMS 4.1 da Desbravador é uma das ferramentas mais completas para gestão hoteleira.
Conta com diversas funcionalidades para atender redes hoteleiras e hotéis de grande porte.
MULTISSOLUÇÃO
Um software adaptável que possibilita a inclusão de módulos para contemplar todas as demandas gerenciais e operacionais do seu hotel.
- Gerência hoteleira
- Financeiro
- Contabilidade gerencial
- Fiscal
- Estoque
- Pontos de venda
COMPLETO E FÁCIL DE OPERAR
Ótimo para redes de hotéis, pois centraliza informações de diferentes unidades em um único software de gestão.
Isso facilita o acompanhamento, o controle e a tomada de decisão de executivos.
FACILMENTE AJUSTÁVEL
Além de ser multi-hotel, também é multi-idioma e multi-moeda, para atender vários países com a mesma eficiência.
SISTEMA PARA HOTÉIS: TECNOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS
Para maximizar o desempenho do hotel, hostel, pousada ou multipropriedade, é possível integrar outros sistemas e aplicativos.
iCamareira - Gerenciador de atividades de governança
Channel Manager - Gerenciador de canais de vendas (OTAs)
Reservas Online - Sistema de venda de hospedagens via internet
Eventos - Para gerenciar qualquer evento, de ponta a ponta
CRM - Sistema de gestão de relacionamento com o cliente
Analyzer - Software de Business Intelligence para o setor hoteleiro
Autoatendimento - Terminal para check-ins e checkouts
IService - Web app de autoatendimento
O PMS 4.1 conta com inúmeras facilidades que ajudarão a impulsionar o crescimento do seu negócio de forma segura e inteligente.
Entre em contato para receber uma demonstração detalhada e conhecer todos os detalhes e possibilidades de um dos melhores sistemas de gestão hoteleira – PMS 4.1 da Desbravador.
Conheça também outros sistemas e tecnologias.
desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)
Ao acessar o site Desbravador, você concorda com nossa Politica de privacidade e Cookies.