ENTENDA O QUE É REVPAR E TREVPAR

10-07-2023

ENTENDA O QUE É REVPAR E TREVPAR

RevPAR é a sigla para Revenue per available room. Para ficar mais claro, em português significa: Receita por quarto disponível.

Esse é um dos indicadores mais utilizados no setor hoteleiro para saber a receita gerada por cada Unidade Habitacional (UH) em determinado período.

Por fornecer uma visão clara da performance financeira do negócio, o RevPar pode ser utilizado por diferentes meios de hospedagens: redes hoteleiras, hotéis de grande, médio ou pequeno porte, multipropriedades, hostels e pousadas.

Utilizando essa medida de performance (KPI – Indicador chave de desempenho), periodicamente, é possível:

  • Avaliar a eficiência operacional do hotel;
  • Ter insights sobre a eficiência financeira;
  • Considerar os resultados em diferentes períodos;
  • Comparar o desempenho de todas as unidades da mesma rede hoteleira;
  • Analisar qual segmento é o mais lucrativo: lazer, negócios, grupos ou outros;
  • Ajustar tarifas e definir as estratégias de precificação;
  • Analisar a capacidade do hotel de maximizar a receita;
  • Realizar ações estratégicas;
  • Tomar decisões baseadas em dados seguros.

O RevPAR pode ser influenciado por vários fatores, como:

  • Sazonalidade;
  • Localização do hotel;
  • Concorrência;
  • Demanda do mercado;
  • Estratégia de precificação.

Como calcular o RevPAR?

Calcula-se dividindo as receitas com as vendas dos quartos pelo número de quartos disponíveis do hotel, por um determinado período.

A fórmula para saber o RevPAR é:

RevPAR = Receita total de quartos / número de quartos disponíveis

Uma alta taxa de RevPAR é muito positiva, pois mostra que o hotel está maximizando a receita gerada pelos quartos disponíveis.

Além do RevPAR, outra métrica muito importante para a gestão hoteleira é o TRevPAR. Apesar do nome muito parecido, há algumas distinções entre elas.

O que é TRevPAR?

Como vimos, o RevPAR avalia especificamente a receita gerada por cada quarto disponível.

O TRevPAR é mais abrangente, considera a receita total gerada por todas as áreas de negócio do hotel, incluindo quartos, alimentos e bebidas, eventos, spas, experiências, passeios, entre outros.

Por essa característica, faz parte da rotina de empreendimentos que oferecem uma ampla gama de serviços além das hospedagens, como os resorts.

Como calcular o TRevPAR?

TRevPAR = Receita total / número total de quartos

Ele é utilizado para que os gestores tenham uma visão mais completa do desempenho financeiro do hotel, identifiquem áreas de oportunidades de aumento de receita, e meçam a eficiência operacional total do negócio.

RevPAR e TRevPAR: qual a diferença?

Fizemos um comparativo para ficar mais fácil de entender as diferenças entre RevPAR e TRevPAR.

   

MÉTRICAS DE DESEMPENHO NA HOTELARIA

Além de RevPAR e TRevPAR, há diversas métricas importantes na hotelaria que fornecem detalhes sobre a gestão e o desempenho financeiro, como exemplo:

TRevPOR (Total Revenue per Occupied Room/ Receita total por quarto ocupado).

Para chegar ao resultado, somam-se os quartos, alimentos e bebidas (A&B) e todas as outras receitas operacionais. Esse número é dividido pelo total de quartos vendidos.

GOPPAR (Gross Operating Profit per Available Room/ Lucro operacional bruto por quarto disponível). Leva em consideração tanto a receita bruta obtida pelo hotel quanto os custos operacionais. O cálculo é simples: Receita operacional bruta dividida pelo número de quartos disponíveis.

Esses são apenas alguns indicadores que precisam ser acompanhados por gestores que desejam ter um negócio financeiramente sadio, sustentável e lucrativo.

Apesar de muitas métricas, não é necessário calculá-las manualmente. Melhor do que isso, esses indicadores podem ser acessados e analisados com muita facilidade por meio de um software de gestão. 

COMO ACOMPANHAR AS MÉTRICAS FINANCEIRAS DO SEU HOTEL

Considerando a carga de trabalho que envolve a rotina de um hotel, com inúmeras operações e tarefas que precisam ser executadas de forma eficiente e coordenada, um software de gestão hoteleira desempenha um papel fundamental no aprimoramento e simplificação de processos.

Além do controle desses números, um PMS (Sistema para hotel) tem muitos outros benefícios:

  • Simplifica e agiliza as operações diárias de hotéis, hostels e pousadas;
  • Ajuda a reduzir erros;
  • Integra todas as áreas;
  • Facilita a comunicação interna;
  • Melhora a eficiência operacional;
  • Entrega serviços com mais qualidade;
  • Oferece experiências diferenciadas aos hóspedes.

Um sistema também automatiza e integra a gestão hoteleira, contábil, financeira, fiscal, de estoque, e outras, que podem ser adaptadas conforme o modelo de atuação do hotel, hostels, pousada ou multipropriedade.

SISTEMA DE GESTÃO DE HOTEL: REVPAR E TREVPAR CALCULADOS AUTOMATICAMENTE

No caso da gestão financeira e análise de dados, métricas como RevPAR e TRevPAR, podem ser facilmente consultadas via sistema.

Todos os dados da operação hoteleira – taxa de ocupação, disponibilidades, receitas, fontes de receitas, entre outros, ficam armazenados no sistema.

Ao gerar relatórios, ou consultar ferramentas de Bussiness Inteligence (BI), como o Analyzer da Desbravador, as métricas são automaticamente geradas pelo sistema.

Outra grande vantagem é que os indicadores são calculados com os números em tempo real. Isso é muito importante para desenvolver ações, mudar e adaptar estratégias e tomar decisões com base em informações sempre atualizadas.

SISTEMAS PARA HOTÉIS DA DESBRAVADOR

A Desbravador possui soluções para gestão hoteleira muito abrangentes. Os sistemas atendem de redes hoteleiras a pequenas pousadas e hostels. Para cada negócio, um programa completo e inteligente, que entrega as métricas essenciais para um desempenho robusto do seu hotel.

SOFTWARE PARA HOTÉIS 4.1

O PMS 4.1 da Desbravador é uma das ferramentas mais completas para gestão hoteleira.

Conta com diversas funcionalidades para atender redes hoteleiras e hotéis de grande porte.

MULTISSOLUÇÃO

Um software adaptável que possibilita a inclusão de módulos para contemplar todas as demandas gerenciais e operacionais do seu hotel.

  • Gerência hoteleira
  • Financeiro
  • Contabilidade gerencial
  • Fiscal
  • Estoque
  • Pontos de venda

COMPLETO E FÁCIL DE OPERAR

Ótimo para redes de hotéis, pois centraliza informações de diferentes unidades em um único software de gestão.

Isso facilita o acompanhamento, o controle e a tomada de decisão de executivos.

FACILMENTE AJUSTÁVEL

Além de ser multi-hotel, também é multi-idioma e multi-moeda, para atender vários países com a mesma eficiência.

SISTEMA PARA HOTÉIS: TECNOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS

Para maximizar o desempenho do hotel, hostel, pousada ou multipropriedade, é possível integrar outros sistemas e aplicativos.

iCamareira - Gerenciador de atividades de governança

Channel Manager - Gerenciador de canais de vendas (OTAs)

Reservas Online - Sistema de venda de hospedagens via internet

Eventos - Para gerenciar qualquer evento, de ponta a ponta

CRM - Sistema de gestão de relacionamento com o cliente

Analyzer - Software de Business Intelligence para o setor hoteleiro

Autoatendimento - Terminal para check-ins e checkouts

IService - Web app de autoatendimento

 O PMS 4.1 conta com inúmeras facilidades que ajudarão a impulsionar o crescimento do seu negócio de forma segura e inteligente.

Entre em contato para receber uma demonstração detalhada e conhecer todos os detalhes e possibilidades de um dos melhores sistemas de gestão hoteleira – PMS 4.1 da Desbravador.

Conheça também outros sistemas e tecnologias.

desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais