DICAS PARA CRIAR CARDÁPIOS QUE VENDEM
02-01-2023
Um dos primeiros passos para abrir um negócio no ramo de alimentação (restaurantes, bares, hamburguerias, lanchonetes, etc.) é pensar e estruturar o cardápio. Também nomeado de menu, lista ou carta, que é considerado a alma do empreendimento.
Ele deverá estar alinhado ao conceito da marca, ao público e, até mesmo deve-se analisar a localização. É preciso conhecer minimamente o perfil das pessoas que moram e circulam naquela área para entender se seu produto terá aceitação e se os valores estão adequados. Se for um estabelecimento dentro de um hotel, também é preciso considerar esses pontos.
Além disso, é muito importante ponderar que um dos primeiros contatos do cliente com a empresa é através do atendimento e com o produto é o cardápio.
Um dos princípios utilizados para a elaboração de cardápios, surgiu em 1937, foi criado por Pedro Escudeiro. Nesse planejamento, são consideradas 4 leis:
Lei da Quantidade: diz respeito a quantidade dos alimentos, que deve ser suficiente para suprir as necessidades básicas de cada indivíduo, cuidando para que não haja nem excessos nem restrições.
Lei da Qualidade: refere-se a uma alimentação que contenha todos os grupos de alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Lei da Harmonia: os nutrientes devem ser distribuídos de forma proporcional, resultando em um equilíbrio.
Lei da Adequação: os alimentos consumidos devem se adequar às necessidades do organismo, respeitando os ciclos de vida: infância, adolescência, adulto, idoso.
Claro que cada estilo de food service têm uma identidade e apresentará seus pratos e bebidas da maneira que mais faça sentido, mas, de forma geral, os cardápios são compostos por:
• Couvert: variedade de pães ou torradas, embutidos, vegetais crus ou em conserva.
• Entradas: saladas ou legumes crus, sopas.
• Pratos principais: podem ser divididos por tipos de preparações, tais como, carnes vermelhas, aves, peixes, massas, risotos, sanduíches, omeletes.
• Sobremesas: incluir uma variedade de doces típicos do restaurante e alguns doces tradicionais, além das frutas.
• Bebidas: água mineral com e sem gás, sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá.
• Carta de vinho: se estive alinhado com o negócio.
Adaptando esses pontos, é hora de estruturar o que será servido.
PENSANDO O CARDÁPIO
Quantidade não é sinônimo de qualidade
Obviamente, a maioria das pessoas chega ao restaurante com fome, e ter que encarar um cardápio com 3 ou 4 páginas, faz gastar tempo, energia e desestimula a tomada de decisão, e isso, é tudo que uma pessoa com fome não quer. A frustração piora quando escolhe algo e o garçom informa que está em falta.
Essa é uma das desvantagens de cardápios extensos. Para produzir todos os pratos, será necessário:
- Manter muitos produtos em estoque;
- Ter uma equipe maior para executar diferentes preparos ao mesmo tempo;
- Ter um espaço mais amplo para comportar essas pessoas, fazer e armazenar os preparos.
Cardápio: menos é mais
Há estudos que indicam que as pessoas tendem a escolher um dos cinco primeiros produtos da lista, portanto, a sugestão é construir um cardápio enxuto.
Será mais fácil e rápido do cliente decidir. Otimizará tempo do cliente e do garçom, que ficará menos tempo na mesa dando sugestões e gerando os pedidos.
Uma opção é ter cardápios específicos para diferentes épocas no ano. Além de aproveitar a sazonalidade de algumas matérias-primas, terá uma variação para quem é cliente recorrente.
Para estruturar esse novo menu, é indicado fazer uma análise e manter os pratos preferidos, os que mais vendem, os que tem maior valor agregado.
Essa revisão também serve para entender o que pode ser mantido e/ou que precisa ser substituído do cardápio.
Capriche no nome e na descrição dos produtos
Outro ponto a considerar é o nome e descrição do prato.
“Bife à moda da casa”, por exemplo, não quer dizer muita coisa. Dessa maneira, é importante pensar em nomes fáceis de interpretar e que devem se apoiados por boas descrições.
Sugere-se que a descrição siga o modelo e o estilo do restaurante:
- Nos populares, pode ser pouca e direta;
- Em casuais, pequena e rápida;
- Nos formais, detalhada sobre o preparo, ingredientes e origem do prato.
Big 8 no cardápio: sabe o que isso significa?
Falando em ingredientes, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma lista chamada de “Big 8” que são os alérgenos prioritários.
Ou seja, os ingredientes causadores de quase 90% das alergias alimentares e que podem causar reações graves, mesmo que consumidas em pequenas quantidades.
Esse grupo é composto por:
- Leite
- Ovos
- Crustáceos
- Peixes
- Nozes
- Amendoim
- Trigo
- Soja
Por isso, é recomendado que, quando utilizados no preparo de pratos, estejam descritos no cardápio.
QUER UM CARDÁPIO QUE VENDE? SIGA ESSES PASSOS
- Quando possível, inclua peso, medidas ou quantidades. Quanto mais informações disponíveis, menos questionamentos ao garçom e mais agilidade no atendimento.
- Utilize termos que agucem o paladar.
Exemplo:
Corte nobre de frango marinado com ervas frescas, assado em baixa temperatura sob cama de legumes para manter sua suculência. É servido com batatas com casquinha crocante, finalizadas na manteiga e alecrim.
Essa descrição é diferente de “Frango assado com batatas.”
Qual ativou mais seu paladar?
Como citado anteriormente, isso tem de fazer sentido para o modelo de negócio em questão.
- Tenha cuidado com expressões estrangerias ou muito regionais. Lembre-se que clareza é muito importante.
- Sempre revise o material para evitar erros ortográficos, isso desvaloriza seu negócio.
- Capriche nas imagens. Se puder, contrate um fotógrafo ou busque dicas com especialistas.
- Evite usar fotos tiradas da internet, além de não representarem o seu produto, o que pode frustrar o cliente, ainda há o risco de ser notificado por uso indevido de imagem.
- Mesmo estabelecimentos pequenos precisam ter um material bem estruturado.
Neurologia no cardápio? Confira as super dicas do especialista:
Pedro Camargo, autor do maior número de livros sobre neuromarketing da América Latina, sugere que o preço esteja sempre em letras pequenas, com fonte fina, sem cifrão e sem números depois da vírgula. Segundo o especialista em neurociência e comportamento, a informação “12” é lida pelo cérebro diferente de “R$12,00”. Nesse caso, a primeira opção é entendida como mais barata.
Outra questão muito importante citada pelo autor: inconscientemente repulsamos tudo que é sujo. Essa forma instintiva de agir do cérebro é uma proteção contra doenças.
Por isso, nunca entregue um cardápio sujo, engordurado, amassado, rasgado ou rasurado a um cliente.
Reimprima se for necessário, opte por um bom papel ou outras opções que valorizem esse material que é um dos veículos de comunicação do seu restaurante ou bar.
O cardápio e o serviço dos garçons
Chegando até aqui, e possível considerar que o cardápio, quando bem estruturado, é um ótimo auxiliar de vendas do garçom. Otimiza tempo, evita retornos à mesa para esclarecimentos e, principalmente, a frustração dos clientes.
Um cardápio objetivo e eficiente, somado ao atendimento ágil e de qualidade dos garçons, são os primeiros passos para gerar satisfação dos consumidores e uma experiência memorável com o alimento.
Pensando em toda essa jornada, a Desbravador Software desenvolveu um aplicativo para aprimorar ainda mais a operação de atendimento, o App iPDV.
APLICATIVO iPDV DESBRAVADOR
É uma ferramenta de lançamento de pedidos, para uso dos garçons, que garante atendimento rápido e assertivo.
Sua maleabilidade possibilita a configuração para diferentes modelos de negócios.
Pode ser utilizado em:
- Restaurantes;
- Bares;
- Hamburguerias;
- Lanchonetes;
- E outros estabelecimentos do setor gastronômico.
E também no segmento de hotelaria, em propriedades que possuem um ou mais pontos de venda no mesmo local:
- Redes hoteleiras;
- Hotéis de todos os portes;
- Hostels;
- Pousadas;
- Multipropriedades.
Nesses casos, é possível cadastrar no mesmo estabelecimento mais de um ponto de venda, como exemplo:
- Restaurantes;
- Bares;
- Lanchonete da piscina;
- Loja de conveniência;
- Quiosques;
- Assim como room service.
E para cada um deles, diferentes opções de Alimentos e Bebidas.
A ferramenta permite incluir diversas categorias de clientes, como por exemplo, se está participando de algum evento no local, se é cliente normal, funcionário, passante, ou hóspede, no caso de hotéis, etc. Além disso, é possível vincular essas pessoas a cartões de consumo, pulseiras ou QR Code.
Essas e outras funcionalidades podem ser ativadas e configuradas por meio do software de gestão do estabelecimento ou PMS (PMS é um sistema de gestão de hotel que reúne diversas ferramentas para gerir automaticamente e apoiar todos os setores de hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades).
O App iPDV é totalmente integrado a esses sistemas de administração de hotel. O que facilita a organização o controle e a inclusão de todos os consumos do cliente ou hóspede em uma única plataforma.
A administração de serviços de garçons também pode ser realizada via sistema de gestão ou PMS, pois cada profissional acessa o app com usuário e senha individuais.
Além de ser uma facilidade para o PDV, é uma ótima ferramenta de trabalho para o garçom e para outras equipes.
App iPDV - Facilita e agiliza o serviço dos garçons
Com interface intuitiva, o aplicativo é muito prático de usar.
Com poucos clicks na tela do celular, o garçom poderá:
- Visualizar o mapa de mesas;
- Buscar itens do cardápio e valores através de menus acessíveis;
- Realizar os pedidos, alterar quantidades, incluir observações em cada um dos pratos ou bebidas solicitadas;
- Dar sugestões e oferecer produtos extras;
- Conferir os itens solicitados e o valor total antes de enviar para cozinha ou para o bar;
- Lançar o pedido e iniciar um novo atendimento.
Instantaneamente os pedidos são enviados à cozinha e ficam registrados no sistema de gestão ou no PMS do hotel.
Quer facilitar o trabalho das equipes, ter controle total das operações do seu negócio e entregar experiências únicas aos clientes?
Solicite uma demonstração gratuita do aplicativo iPDV e conheça também as facilidades de outros sistemas e PMS da Desbravador.
Aproveite essa oportunidade!
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