CRM HOTEL, O QUE É?

08-07-2024

CRM HOTEL, O QUE É?

CRM (Customer Relationship Management) significa Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Embora seja frequentemente associado a softwares, CRM vai além disso, é um processo completo que envolve desde o atendimento ao cliente até o marketing e as vendas.

Ao criar esse conceito em 1993, o americano Thomas Siebel estabeleceu uma nova forma de “fazer marketing”, desenvolveu a cultura de automação das forças de vendas.

Com a modernização da internet e dos meios de comunicação, essa solução se desenvolveu e tornou-se indispensável às empresas com visão estratégica de negócio.

Portanto, CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, pode ser entendido como o processo de adquirir, construir, manter e aprimorar o relacionamento com o público.

Para chegar a esses objetivos é preciso entregar satisfação e valor superior e, como consequência, tornar o relacionamento vantajoso para os dois lados.

O que faz um sistema de CRM?

Os recursos de um sistema de CRM podem variar, mas algumas das principais funções incluem:

1 Coleta de informações: o funcionamento do CRM envolve a coleta de dados de várias fontes, como transações de vendas, interações nas redes sociais, e-mails, telefonemas e pesquisas de satisfação.

2 Gestão de contatos e clientes: armazenamento centralizado de informações dos clientes, como histórico de compras, preferências e informações de contato.

3 Automação de vendas: automatização de tarefas relacionadas ao processo de vendas, como follow-ups (acompanhamento da jornada de vendas – do primeiro contato com leads até o fechamento do negócio) e envio de propostas.

4 Marketing direcionado: segmentação de clientes com base em características comuns para campanhas de marketing personalizadas e eficazes.

5 Análise de dados: geração de relatórios e análises para identificar padrões de comportamento e oportunidades de melhoria.


Considerado um dos conceitos mais importantes no universo do marketing e das vendas, os sistemas de CRM estão se aprimorando e diversificando funcionalidades para atender integralmente as demandas desses setores. Vamos conhecer algumas vertentes do CRM? 

Principais tipos de CRM

Para o especialista Luiz Zanone, o CRM pode ter diferentes aplicações.

CRM operacional: refere-se às vendas diretas. Abrange o gerenciamento de pedidos, e-mails, dúvidas frequentes e atendimento ao consumidor.

CRM colaborativo: está relacionado aos pontos de contato do cliente com a empresa (pelas redes sociais, e-mail, telefone, além do contato pessoal), o que alimenta o banco de dados com informações das interações realizadas no gerenciamento de respostas.

CRM analítico: envolve as informações operacionais e colaborativas que servem para definir as estratégias de relacionamento mais assertivas, com o objetivo de reter e fidelizar clientes. Administra campanhas de marketing e vendas, segmentação de mercado, além do estudo do comportamento do consumidor.

CRM Social (SCRM): considerando a facilidade de identificação dos consumidores nas redes sociais, permite a interação a partir desses meios. Destaca-se pela possibilidade de acompanhar as manifestações de insatisfação dos consumidores nas plataformas digitais e contornar a situação com rapidez.

Com essas diferentes aplicações, os sistemas de CRM se tornam completos e abrangentes. Desse modo, conseguem atender diferentes segmentos do mercado, inclusive o hoteleiro.

Para que serve o CRM na hotelaria?

Hotéis e pousadas que querem se destacar no mercado e estar à frente da concorrência precisam ser competitivos, oferecer serviços diferenciados e personalizados e atuar com planejamento e estratégia.

A fim de alcançar esses objetivos, um sistema de CRM é uma ferramenta fundamental para fortalecer os laços entre o hotel ou pousada e os clientes.

Principais benefícios de implementar um sistema de CRM no seu hotel ou pousada

Melhor retenção de hóspedes: ao entender melhor as necessidades dos hóspedes e acompanhar as interações, os hotéis ou pousadas podem oferecer um atendimento mais personalizado e, como resultado, aumentar os lucros, a fidelização e reduzir a taxa de churn (churn é a métrica que identifica a quantidade de cancelamentos em determinado período).

Aumento da eficiência operacional: a automação de tarefas rotineiras e a centralização de informações reduzem o tempo gasto em atividades administrativas, permitindo que a equipe se concentre em ações mais estratégicas.

Aumento das vendas: com uma segmentação eficaz é possível oferecer pacotes, upgrades, itens extras, além de atividades e experiências que o hóspede poderá aproveitar durante a estadia. Acompanhar toda a jornada do cliente ajuda a aumentar as vendas!

Feedback: CRM é um ótimo recurso para ajudar os hotéis a acompanharem e analisarem a avaliação dos hóspedes durante a estadia ou após o checkout, permitindo a identificação de áreas de melhoria e a realização de mudanças.

Como escolher um bom CRM para seu hotel ou pousada?

Agora que você conhece os recursos e as facilidades de um bom CRM, é preciso escolher o que melhor se adapta ao seu hotel ou pousada.

1 – Considere o porte do seu negócio e os objetivos ao implantar o CRM;

2 – Busque por fornecedores capacitados que já tenham um histórico sólido no desenvolvimento de tecnologias;

3 – Analise os recursos, as particularidades e os módulos que compõe cada sistema de hotéis;

4 – Opte por soluções que possam ser moldadas conforme a necessidade do seu negócio;

5 – Considere as possibilidades de inclusão de novas funcionalidades ao sistema;

6 – Tenha clareza que o melhor não será o mais caro e nem o mais barato. É preciso considerar o custo-benefício.

Conheça as principais funcionalidades do Sistema CRM da Desbravador

Os softwares de gestão, PMS, ERP, dentre outras soluções da Desbravador, já contam com recursos para melhorar o atendimento e oferecer ótimos serviços aos hóspedes de nossos clientes.

Para disponibilizar um software ainda mais completo e específico para a gestão de relacionamento, contamos com o CRM Desbravador.

Nosso CRM é um sistema para seu hotel crescer com inteligência, estratégia e construir relações duradouras com hóspedes e futuros clientes.

Além das funções e vantagens que você já conheceu ao ler o texto, trouxemos outras funcionalidades dessa ferramenta, que pode ser personalizada de acordo com o perfil e com as demandas do seu meio de hospedagem.

Essa facilidade de adaptação faz com que o CRM da Desbravador atenda diversos segmentos, como:

  • Hotéis
  • Redes hoteleiras;
  • Pousadas;
  • Resorts;
  • Multipropriedades.

 Funcionalidades do Sistema de CRM da Desbravador

Ferramenta estratégica

O sistema é uma excelente ferramenta de trabalho para as equipes, pois possibilita que o relacionamento com os clientes seja mais estratégico, ágil e profissional.

Informações unificadas

O CRM é um ótimo repositório para centralizar dados dos clientes e históricos de contatos e interações. Concentrando as informações de diferentes fontes em uma única plataforma, fica mais simples de entender as necessidades dos hóspedes, tomar decisões seguras, agilizar e melhorar os atendimentos.

Automação de marketing e vendas

Esse software também vai ajudar a automatizar ações de marketing, como campanhas por e-mail e nas redes sociais. Do mesmo modo, apoia integralmente nos processos de vendas, como follow-up (acompanhamento da jornada de vendas – do primeiro contato com leads até o fechamento do negócio) e geração de propostas.

Análise e relatórios

Para monitorar o desempenho do negócio, identificar gargalos, aproveitar oportunidades, guiar e assegurar as tomadas de decisões dos gestores, os relatórios, completos e fáceis de interpretar, apresentam números e dados seguros das principais métricas relativas ao negócio.

Os resultados de quem já utiliza o CRM demonstram:

  • Aumento dos indicadores de satisfação;
  • Maior alinhamento com as necessidades reais dos clientes;
  • Operações de marketing e vendas padronizadas;
  • Redução de custos;
  • Melhor organização e aproveitamento do tempo;
  • Vínculos mais duradouros com o público;
  • Incremento dos lucros.

Quer melhorar a conexão com seus clientes, conquistar novos públicos e rentabilizar com esses relacionamentos?

Agende uma demonstração gratuita e conheça todas as ferramentas do CRM da Desbravador.

desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


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