CHANNEL MANAGER: O QUE É E COMO PODE AUMENTAR A VENDA DE HOSPEDAGENS?
09-01-2023
Nos últimos anos, o setor hoteleiro e de agências de turismo viveram uma transformação no modo de comercializar hospedagens.
As agências tradicionais, que, por muito tempo foram os principais meios de contato entre hóspede e hotel, sentiram gradualmente as mudanças do mercado. Isso ocorreu, principalmente, pelo acesso facilitado à internet e o surgimento de novas tecnologias.
As vantagens de realizar pesquisas e compras online foram se sobressaindo e plataformas virtuais de venda passaram a entregar soluções cada vez mais completas.
No segmento da hotelaria, as OTAs são bons exemplos de empresas que se adaptaram à nova realidade.
OTA: O QUE SIGNIFICA NA HOTELARIA?
O significado de OTAs, em inglês é Online Travel Agency, que em português quer dizer Agências de Viagens Online. Esse modelo de negócio surgiu com o know-how de alguns profissionais da área de aviação, que nos anos 60 deram os primeiros passos para a construção de OTAs. Eles adaptaram o modelo das tecnologias da época para venda de hospedagens.
Com o surgimento de empresas como Expedia e Travelocity, passaram a fornecer produtos/serviços relacionados a viagens com preços mais atrativos, além de informações e sugestões de itinerários que pudessem auxiliar no planejamento dos passeios.
Atualmente os canais de venda de hospedagens podem ser considerados uma das principais vitrines para hotéis, hostels e pousadas.
Principais OTAs do Brasil:
- Decolar
- Booking
- Expedia
- CVC
- B2B
- Trivago
- Airbnb, entre outros.
Outros recursos para potencializar as vendas de hospedagens são os canais de distribuição:
- TravelClick
- Omnibees
- HSystem
- SynXis
- Hotel Link
- SiteMinder
- Idiso
OTAs: a estratégia multicanal que é mais lucrativa para seu hotel
Com tantas opções, é importante que o hotel disponha suas hospedagens em mais de um canal de venda. Além de abrir mais possibilidades de ser encontrado, não o vincula a somente uma plataforma, aumentando assim a receita e o lucro.
Outro ponto a considerar é que, antes de fazer grandes aquisições, normalmente os consumidores pesquisam muito sobre o assunto e fazem comparações entre as soluções encontradas. Se o seu hotel, hostel ou pousada aparecer em mais de um canal, seu negócio já estará em vantagem.
OTAs: como gerenciar esses canais para aumentar a venda de hospedagens
Para estar presente em todos esses portais, não é necessário administrar cada um de forma isolada.
Isso seria um processo demorado, complexo e, provavelmente, geraria falhas da gestão, como o overbooking, que ocorre quando foram reservados mais quartos do que o hotel dispõe ou, no caso das OTAs, pode acontecer quando o mesmo apartamento é reservado por mais de um canal ao mesmo tempo.
Mesmo que haja um responsável tão somente para gerir manualmente esses canais, provavelmente não seja o suficiente para administrar com excelência.
Existem soluções para fazer a gestão de canais de forma unificada. Com uma ferramenta é possível controlar as disponibilidades e tarifas em todos os canais simultaneamente.
Esse sistema é chamado de Channel Manager - Gerenciador de Canais.
O QUE É O CHANNEL MANAGER?
O Channel Manager é um software que centraliza a gestão de distribuição de tarifas, disponibilidades e restrições em canais de venda de hospedagens da internet.
SOFTWARE CHANNEL MANAGER DA DESBRAVADOR
O gerenciador de canais ideal para potencializar suas vendas
Conhecendo profundamente todas as operações que envolvem o mercado de hoteleira, a Desbravador dispõe, além de diversos PMS, outros sistemas, aplicativos e módulos para apoiar, organizar e simplificar processos de gerenciamento de hotéis, hostels, pousadas e multipropriedades.
Dentre eles, o Channel Manager da Desbravador, que é um software que realiza os fluxos de reservas entre o PMS do hotel e os principais portais de venda e de distribuição de hospedagens online.
Fluxos gerenciados pelo Channel Manager da Desbravador
Fluxo de disponibilidade: Replica as informações de disponibilidade que estão no PMS e as distribui aos canais de vendas.
Fluxo de tarifa: A tarifa é definida no Channel Manager e enviada aos canais de venda e ao PMS do seu hotel, hostel ou pousada.
Fluxo de download: Quando o usuário faz a reservas pelos canais, elas são enviadas ao Channel Manager com detalhamento de dados da estadia e as envia ao PMS. As reservas ficam registradas no software de gestão de acordo com o canal de origem.
Fluxo de upload: As reservas de balcão ou walk-ins são registradas no Channel e enviadas aos canais.
Restrições de vendas: Essa funcionalidade permite realizar bloqueios de check-ins e checkouts, definir números mínimos e máximos de dias permitidos para estadia em determinado período.
Canais integrados pelo sistema Channel Manager da Desbravador
Canais de vendas diretas da internet: Decolar, Booking, Expedia, CVC, B2B, Trivago, Airbnb, entre outros.
Canais de distribuição: TravelClick, Omnibees, HSystem, SynXis, Hotel link, SiteMinder, Idiso, entre outros.
As características do software Channel Manager da Desbravador
Centralizado: Para simplificar a gestão, todas as ações são realizadas em uma única plataforma. Não é necessário acessar separadamente cada um dos canais para fazer cadastros, alterar ou excluir informações, tudo pode ser feito de modo centralizado.
Ágil e assertivo: Além de garantir rapidez e otimizar o tempo das equipes, diminui a margem de erro.
Prático: Por ser um software online, pode ser acessado de qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular.
Seguro: O armazenamento em nuvem garante total segurança aos usuários, além, disso, atende aos padrões internacionais de segurança de dados.
Certificado: Possui a certificação PCI DSS (Conselho de padrões de segurança do setor de cartões de pagamento), que é conjunto de regras para gerar mais proteção nas transações via internet e também em lojas físicas.
Integração Full SynXis: Essa certificação foi concedida pela Sabre - SynXis para utilização do protocolo HTNG. Esse é o recurso que proporciona a comunicação bidirecional, sincronizando Disponibilidade, Tarifas, Restrições e Reservas online.
Síncrono: A cada entrada de reserva, as disponibilidades são automaticamente atualizadas para todos os canais. Do mesmo modo, qualquer alteração realizada pelo hotel é distribuída aos canais.
Personalizável: Permite traçar estratégias de venda específicas para cada canal. Se for necessário, é possível interromper as vendas a qualquer momento.
Motor de reservas: Dispõe de um motor de reservas próprio que permite ao hoteleiro uma ligação direta e segura aos seus hóspedes através do site do hotel, desde a reserva ao check-in prévio.
Essas são algumas das funcionalidades do Channel Manager da Desbravador.
Aproveite a oportunidade de colocar seu hotel nas principais páginas de venda de hospedagens da internet, gerencie-as com excelência e potencialize seus lucros.
Para conhecer mais, solicite uma demonstração gratuita!
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