CARNAVAL: UMA DAS DATAS MAIS LUCRATIVAS PARA O SETOR HOTELEIRO

06-02-2023

CARNAVAL: UMA DAS DATAS MAIS LUCRATIVAS PARA O SETOR HOTELEIRO

O carnaval ainda não chegou, mas os resultados positivos desse período já podem ser percebidos em diversos setores. O comércio lucrando com a venda de itens para o carnaval, os restaurantes, bares e hotéis abrindo novas vagas de emprego e aumentando os estoques, o setor de transportes ampliando as frotas de ônibus e aviões, e os hotéis com reservas e previsão de lotação máxima.

A Confederação Nacional do Turismo espera que o carnaval movimente mais de R$ 8 bilhões, esse valor é quase 27% maior que o mesmo período de 2022.

Os setores que devem arrecadar 84% desse montante durante o carnaval são:

  • alimentação fora do domicílio - bares e restaurantes (R$ 3,63 bilhões);
  • transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões);
  • serviços de alojamento em hotéis e pousadas (R$ 890 milhões).

DESTINOS MAIS BUSCADOS

O Rio de Janeiro está à frente das cidades mais procuradas pelos foliões, seguido de Salvador (BA), São Paulo (SP), Diamantina, Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais. A região de praias cariocas e o litoral de Santa Catarina também estão na lista dos principais destinos.

Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo a movimentação no comércio já é percebida desde o início do ano, especialmente para a venda de fantasias, adereços e itens que envolvem o carnaval, principalmente o de rua. A Riotur estima que só os blocos devem arrecadar aproximadamente R$ 1 bilhão e reunir cerca de 5 milhões de pessoas.

Para chegar aos destinos, os ônibus são uma das opções para o deslocamento para muitas dessas pessoas. A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), já registrou um aumento na venda de passagens. Para suprir a demanda, haverá aumento de 25% na frota de ônibus.

Aos que preferem o transporte aéreo, a empresa Gol disponibilizará 390 voos adicionais para o período, incluindo as semanas que antecedem e precedem a maior festa popular do país, ao todo, serão 72 mil assentos extras.

ÓTIMAS EXPECTATIVAS PARA O SETOR DE HOTELARIA

O Rio de Janeiro está com quase tudo pronto para receber esse público. Grande parte dos hotéis cariocas já registram 100% de ocupação durante o feriado estendido.

Em Salvador, segundo destino mais desejado, as festividades devem gerar uma receita de aproximadamente R$ 5 bilhões. Luciano Lopes, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), está muito otimista com o período de carnaval, e diz: “esperamos uma média de ocupação em torno de 95%, chegando a pico de 100% na média de ocupação em alguns dias da festa, sobretudo nos principais hotéis da cidade, então temos essa estimativa de que a cidade esteja completamente cheia no período.”

Minas Gerais pretende receber o dobro de sua população durante o período carnavalesco. A Câmara de Dirigentes Lojistas da capital, Belo Horizonte, anseia que o público desembolse, em média, R$ 359,09 por dia em hospedagem, atingindo, no mínimo, R$1.4436,36 durante os quatro dias do feriado.

COMO AUMENTAR O LUCRO DO HOTEL DURANTE OS DIAS DE CARNAVAL

Com o objetivo de aumentar o ticket médio, os hotéis estão planejando pacotes promocionais, eventos e atividades para tornar a estadia ainda mais agradável, completa e lucrativa.

Veja algumas dicas para garantir a diversão dos hóspedes sem precisar sair do seu hotel, hostel, pousada ou resort. Também podem ser oferecidos diferenciais aos turistas que aproveitarão os desfiles, festas e blocos de rua.

Para ser assertivo, é preciso conhecer o perfil dos hóspedes para então pensar as estratégias e atividades;

  • Faça pacotes promocionais. Uma boa estratégia pode ser dar desconto aos hóspedes que ficarem cinco dias ao invés de quatro;
  • Monte pacotes para grupos ou blocos;
  • Oferte passeios com roteiros e atividades exclusivas;
  • Inclua ingressos para shows, blocos, eventos os passeios pela cidade ou região;
  • Promova os próprios eventos, como shows, luaus e bailinhos;
  • Crie o abadá do seu hotel;
  • Ofereça aulas de samba e oficinas de maquiagem;
  • Faça concursos de fantasias, principalmente com crianças;
  • Monte um karaokê com músicas carnavalescas ou faça uma competição de marchinhas entre as famílias;
  • Ofereça massagens ou terapias relaxantes após as festas;
  • Aposte em cardápios temáticos, como feijoadas;
  • Organize um festival do sorvete para as crianças;
  • Se o perfil for de jovens, faça “esquentas” com chopp em dobro;
  • Inclua no pacote o serviço de transporte de ida e volta de festas ou blocos;
  • Ofereça refeições extras ou café da manhã antecipado aos hóspedes que voltam tarde da folia.

Esses podem ser diferenciais na hora de optar com um espaço de hospedagem. Além de fazer pesquisas com o público, pense em outras possibilidades o seu hotel oferece e que poderão ser adaptadas para a data.

Proporcionando uma estadia agradável e divertida, há grandes chances de fidelizar hóspedes e atrair novos clientes.

O CARNAVAL, A HOTELARIA E AS TECNOLOGIAS

Para gerir todas as operações que envolvem a hospedagem e outras atividades realizadas no hotel, é indispensável contar com tecnologias, especialmente PMS específicos para administração hoteleira.

O QUE É PMS?

PMS (Property Management System) é um software de gestão hoteleira.

Para cada categoria ou porte de hotel, hostel, pousada ou resort, há diferentes sistemas que podem ser modulados e integrados à aplicativos para tornar a gestão do hotel ainda melhor.

O QUE FAZ UM PMS?

Esses sistemas de gerência hoteleira realizam a administração de reservas, tarifas e unidades habitacionais (UHs), facilitam check-ins e check-outs, fazem a gestão integrada de áreas como: financeiro, contabilidade, estoque, pontos de venda (PDV) e outras.

No caso das atividades específicas para o carnaval, além de automatizar processos, o PMS:

- Permite o cadastro de tarifas especiais;

- Facilita a realização de reservas, agiliza a entrada dos hóspedes, especialmente de grupos;

- Auxilia no orçamento, compra, e controle de estoque de produtos inclusive para restaurantes e bares;

– Registra todos os consumos dos clientes em diferentes PDVs;

- Realiza toda a gestão financeira;

- Torna a estadia muito agradável e melhora o relacionamento com clientes.

Um dos sistemas para administração hoteleira da Desbravador que inclui essas e outras funcionalidades é o PMS Light 3.

 

PMS LIGHT 3 DA DESBRAVADOR

Gerência hoteleira fácil e muito eficaz

Um sistema que possibilita a gestão centralizada, ágil e eficaz do seu hotel. Organiza e automatizada as operações diárias, otimiza tempo, melhora a comunicação entre as equipes e aumenta a satisfação dos hóspedes.

Engloba Gerência Hoteleira, Financeira, Controle de Estoque, Pontos de Venda, atendendo a todas as necessidades de médios e pequenos hotéis, hostels e pousadas.

Conheça algumas funcionalidades desse sistema de gestão hoteleira.

Recepção: Recursos práticos para facilitar os processos de check-in e check-out. Mapas de apartamentos simples de visualizar e operar, informa a situação de todas as unidades habitacionais, se estão: ocupadas, liberadas, em limpeza, manutenção, aguardando check-ins ou com previsão de check-out para o dia.

Check-in: em poucos cliques é possível ter acesso a todos os dados da reserva, checar informações, cadastrar novos hóspedes. Os diversos filtros de pesquisa também tornam o atendimento ainda mais ágil.

Checkout: os processos para finalizar a estadia também são simples de realizar. Ao fechar a conta, são levantados os consumos ou demais despesas geradas, pois o PMS pode ser integrado aos pontos de venda, financeiro, dentre outras áreas da propriedade.  

Walk-in: ao receber pessoas sem reservas, é possível realizar cadastros simplificados para posterior finalização e liberá-lo para estadia. Isso facilita muito o fluxo da recepção.

Estrangeiros: para hóspedes de outras nacionalidades, há possibilidade de cadastrá-lo de maneira especial, com dados do país de origem, sem a obrigatoriedade de cadastro de CPF, por exemplo.

PDV: é possível cadastrar e gerenciar diversos pontos de vendas na mesma plataforma. Além disso é possível integrar dados e filtrar diversas informações de comandas para geração de relatórios.

Day use: para os visitantes que desejam usufruir o hotel por algumas horas, com entrada e saída no mesmo dia, é possível criar cadastros e contas avulsas para controle de itens de consumo em diferentes pontos de venda do hotel.

Consumos: Para ter maior controle de venda de produtos, é possível incluir na mesma conta itens consumidos em diferentes pontos de venda. Como exemplo, no restaurante, bar, quiosque da piscina ou outros.

Empréstimos: uma ferramenta para controlar todos os empréstimos e devoluções de objetos. Caso o item não seja devolvido, emitirá um aviso no momento do checkout. Também é possível registrar objetos esquecidos pelos hóspedes e registrar dados da devolução.

Governança: para a equipe de governança, a funcionalidade permite às camareiras o acesso simples às demandas de higienização. Também gera relatórios das atividades realizadas e demonstra no mapa de disponibilidade quando a tarefa é finalizada. 

Manutenção: campo específico para cadastrar, organizar e controlar todas as manutenções: como reparos, trocas ou ajuste de equipamentos. Essas demandas ficam registradas no mapa de apartamentos que não seja reservado. Assim que a manutenção é realizada e o status modificado, o quarto é liberado.

Financeiro: gerenciamento completo das finanças, coordenando todas as operações que envolvem as contas a pagar e a receber, centro de custos e contas correntes. Possibilita cadastros de CC, documentos e cartões, gera boletos e duplicatas, permite acesso a extratos e ao histórico de movimentações, assim como emite relatórios detalhados de diversas atividades do setor.

Estoque: módulo abrangente para controle total de entradas e saída de produtos. Permite cadastrar fornecedores e insumos, realizar cotações e pedidos de compra, registrar informações relacionadas ao almoxarifado, inventário, assim como entrada e encaminhamento de notas. Além disso, permite emissão de relatórios com saldos de insumos por PDVs e setores, realiza fechamentos mensais e é integrado a demais áreas para uma gestão do hotel ainda mais completa.

Unifique processos com esse PMS e maximize a eficiência do seu hotel, hostel ou pousada.

Solicite uma demonstração gratuita e conheça todos os recursos do Light 3 da Desbravador.

vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900


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