BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NA HOTELARIA: DECISÕES MAIS SEGURAS, BASEADAS EM DADOS
24-07-2023
Cada vez mais, empresas de diversos segmentos e portes estão armazenando, analisando e utilizando estrategicamente seus dados para aprimorar operações e mudar o rumo do negócio.
A ferramenta que apoia nessa questão é conhecida como BI (Business Intelligence), Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócio.
Esse conceito pode ser entendido como um sistema empresarial que disponibiliza todas as informações que os executivos precisam para tomar decisões com segurança e agilidade. Para isso, é baseado em três pilares: EMPRESA, GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Quando aproveitados ao máximo os recursos, esse software de inteligência possibilita:
- Consultar e analisar o que já aconteceu na empresa/hotel;
- Acompanhar, em tempo real, o está acontecendo;
- Prever o que poderá e o que o precisa acontecer;
- Tomar as melhores decisões diante das situações apresentadas.
Para chegar a esses resultados, o BI:
- Coleta;
- Organiza;
- Analisa;
- E apresenta dados relevantes.
Essas etapas são indispensáveis para chegar ao objetivo principal do BI, que é entregar insights e informações para apoiar nos ajustes ou mudanças de estratégias, assim como para certificar a efetividade de ações realizadas.
DADOS BRUTOS – TRANSFORMADOS EM INFORMAÇÕES – BASE PARA DECISÕES – AÇÃO DE GESTORES E ANALISTAS
Uma frase conhecida entre os estudiosos e usuários de BI é: “Gestores precisam das informações certas na hora certa e no lugar certo.”
Isso significa que a inteligência de negócio é um importante promotor de mudança do modo com que a empresa direciona os negócios, melhorando os processos comerciais e embasando decisões com dados concretos, seguros e atualizados.
Principais vantagens de um sistema de BI
- Aproveitar as informações geradas diariamente pelas empresas;
- Ter acesso a dados sempre atualizados;
- Identificar oportunidades e ameaças para mudar as estratégias com rapidez;
- Possibilidade de consultar e comparar informações de diferentes períodos;
- Manter dados seguros e organizados;
- Entender quais informações são relevantes para os objetivos do negócio;
- Reduzir custos e aumentar a rentabilidade;
- Ter uma ferramenta eficaz de apoio à gestão estratégica e ao planejamento de longo prazo.
Apesar desses e muitos outros benefícios, esse recurso de inteligência empresarial necessita de tecnologias para transformar dados brutos em informações úteis.
Para isso, os softwares são as soluções ideais, pois têm a capacidade de realizar todos os processos de coleta, armazenamento, organização, análise, interpretação e entrega com total eficácia e segurança.
Além disso, disponibilizam todas as informações de forma clara e de fácil interpretação.
BUSINESS INTELLIGENCE PARA HOTÉIS
Na hotelaria, o uso do BI também pode aprimorar processos e melhorar a gestão, ajudando os hoteleiros e pousadeiros a tomar decisões mais seguras e baseadas em dados confiáveis.
BI: ferramenta para todos os portes de hotéis, hostels e pousadas
Essa não é uma ferramenta apenas para grandes hotéis e redes hoteleiras. Também é um recurso acessível para hotéis, hostels e pousadas de médios ou pequenos.
Conheça mais sobre essa tecnologia de apoio à gestão hoteleira.
- Dados diários
Além de ter acesso a dados sempre atualizados, com visão geral das atividades diárias, é possível consultar informações de meses e anos anteriores, inclusive de outras unidades que eventualmente façam parte da rede hoteleira.
- Melhor compreensão dos dados
O BI permite a coleta e a organização eficiente de informações relacionadas a: reservas, ocupação, tarifas, preferências dos hóspedes, feedbacks e desempenho financeiro, dentre outras.
- Fácil interpretação
Para melhorar o entendimento, as informações são apresentadas em forma de gráficos e dashboards, com links rápidos na tela de abertura. Esses recursos facilitam a interpretação das informações, tornando-as acessíveis e compreensíveis.
- Armazenamento em nuvem
Outra grande vantagem é a facilidade de acesso. Em sistemas de gestão hoteleira armazenados em nuvem, todas as informações ficam dispostas em nuvem e podem ser consultadas a qualquer hora, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo (computador, tablet ou celular).
- Identificação de padrões e tendências
A análise dos dados por meio do BI possibilita a identificação de perfis e origem de hóspedes, faturamento por Estados, padrões e tendências nos períodos de alta, média e baixa temporada, serviços ou experiências preferidas pelos hóspedes, itens de maior faturamento, dentre outros.
- Monitoramento de desempenho
O BI permite o monitoramento contínuo do desempenho da empresa, fornecendo indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes, como: RevPAR (Revenue per Available Room - Receita por quarto disponível), TRevPAR (Total Revenue per Available Room - A receita total por quarto disponível), ADR (Average Daily Rate - Diária média), Ticket médio, dentre outros índices e métricas.
- Apoio à tomada de decisões futuras
A análise de tendências e de cenários possibilita a avaliação de diferentes estratégias antes de implementá-las, reduzindo riscos e aumentando as oportunidades de sucesso.
Com esses insights, os hoteleiros podem ajustar suas estratégias de vendas, marketing, tarifas e oferta de serviços, maximizando a satisfação do cliente e aumentando o lucro.
Agora que você conhece alguns recursos e possibilidades de BI para seu hotel, hostel ou pousada, apresentamos o Sistema de Gestão Hoteleira que oferece essa e outras funcionalidades.
PMS (SISTEMA DE GESTÃO HOTELEIRA) 3.0 WEB
Um software de administração hoteleira que dá autonomia para gerenciar o negócio, acompanhar as reservas, realizar operações e monitorar dados.
Especialmente desenvolvido para hotéis, pousadas ou hostels pequenos ou médios.
Conheça algumas vantagens do PMS 3.0 Web:
Armazenamento: Um programa para hotel totalmente online, o que garante a gestão a qualquer hora e de qualquer lugar, com 100% de segurança.
Prático: Pode ser logado via computador, notebook, tablet ou celular.
Business Intelligence: Possui módulo exclusivo de BI para a tomada de decisão segura e assertiva, baseada em dados sem atuais.
Econômico: Como não há necessidade de instalação local, reduz custos de equipamentos e de manutenção.
Seguro: Para acesso a algumas funcionalidades do sistema é possível gerar permissões individuais.
Síncrono: Atualiza as informações instantaneamente para todos os usuários.
Mapas: Oferece mapas de unidades habitacionais (UHS), de reservas e de tarifas superintuitivos, fáceis de usar, interpretar e administrar.
Canais de venda: Interage com canais de venda online e permite enviar disponibilidades, tarifas e recebimento automático de reservas.
Flexível: Controla tarifas variáveis de acordo com a sua configuração.
Integrado: Unifica Financeiro, Contábil, Fiscal e outros setores, o que facilita o cruzamento e a organização de todas as informações relativas às operações.
Relatórios: Documentos operacionais e gerencias com diversos filtros para configuração conforme a necessidade da gestão hoteleira.
Modular: É flexível para a integração com outros módulos e aplicativos.
Essas facilidades de um sistema para hotel totalmente online permitem acompanhar o negócio de onde estiver, conferir dados de desempenho, consultar reservas e disponibilidades, além de monitorar os resultados com mais comodidade e segurança.
Entre em contato para receber uma demonstração detalhada do PMS 3.0 Web, um software completo, que se encaixa perfeitamente à rotina de hotéis, hostels e pousadas de médio e pequeno porte.
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