BI PARA HOTEL. O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE NA HOTELARIA?

20-05-2024

BI PARA HOTEL. O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE NA HOTELARIA?

Os dados, definitivamente, são um ativo fundamental para qualquer tipo de negócio, pois mostram o que realmente está acontecendo, direcionam, orientam e apoiam os processos decisórios das empresas.

Porém, o grande desafio para muitos gestores é entender como usar e transformar os dados em informações úteis e de fácil interpretação.

Com o intuito de auxiliar nessas questões é que surgiu o Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócio, uma ferramenta estratégica fundamental para:

- Coletar;

- Armazenar;

- Analisar;

- Transformar dados brutos em informações valiosas.

Sistema de BI (Business intelligence) para hotéis

O que é Business Intelligence?

Antes de entender como o processo de funciona, é preciso ter clareza do que é Business Intelligence. Portanto, BI refere-se ao conjunto de tecnologias, processos e práticas utilizadas para coletar, integrar, analisar e apresentar dados de negócios.

 “Business Intelligence é o processo de transformar dados em informação e, através da descoberta, transformar a informação em conhecimento.” (Gartner Group)

Para que serve o Business Intelligence

O objetivo principal desse recurso estratégico é fornecer insights ​​que ajudem as organizações a:

  • Entender melhor seu desempenho;
  • Identificar tendências, oportunidades e ameaças;
  • Tomar decisões baseadas em informações seguras;
  • Alavancar os resultados.

Porém, para transformar os dados em algo claro, simples de analisar e interpretar, eles passam por algumas etapas. Vamos entender como o BI funciona?

Etapas do Business Intelligence

  1. Coleta de dados: o processo de BI começa com a coleta de dados de várias fontes internas e externas da empresa, como sistemas, bancos de dados, mídias sociais, e-mails, entre outros.
  2. Armazenamento de dados: os dados coletados são alocados em repositórios projetados para armazenar grandes volumes de dados de forma organizada e acessível para posterior análise.
  3. Análise de dados: os dados passam por uma análise por meio de técnicas estatísticas, de mineração de dados e de visualização para identificar padrões, tendências e insights importantes para a empresa.
  4. Apresentação de dados: os resultados são apresentados de forma clara e compreensível por meio de relatórios, painéis e dashboards interativos, permitindo que os usuários explorem os dados e extraiam informações específicas.

Business Intelligence (BI) para hotéis e pousadas

Assim como é importante para praticamente todos os segmentos do mercado, o BI tem se tornado uma ferramenta indispensável também para o setor hoteleiro.

Desse modo, contar com um sistema de Business Intelligence ajuda os hoteleiros e pousadeiros em diversos aspectos:

  • Entender melhor o ambiente e o mercado;
  • Identificar os períodos de alta e de baixa demanda;
  • Conhecer o comportamento e as preferências dos hóspedes;
  • Analisar taxas de ocupação, disponibilidades e outros dados em tempo real;
  • Detectar ineficiências e desperdícios em diversas áreas do hotel;
  • Melhorar a produtividade e reduzir custos;
  • Aproveitar oportunidades de crescimento;
  • Ganhar vantagem competitiva;
  • Montar pacotes e promoções de acordo com os resultados apontados;
  • Prever tendências e tomar decisões proativas.

Em apenas alguns pontos é possível notar a eficiência de um sistema de BI para hotéis e pousadas, pois é uma tecnologia que influencia diretamente no desempenho e no sucesso do negócio, independentemente de ser uma grande rede hoteleira, hotéis ou pousadas de grande, médio ou pequeno porte, resorts ou multipropriedades.

Considerando que um sistema de BI conta com diversos recursos, vamos nos aprofundar em algumas questões para entender melhor o que essa ferramenta de inteligência de negócios pode fazer pelo seu meio de hospedagem.

BI para hotel. O que é Business Intelligence na hotelaria?

Conheça as principais vantagens de utilizar técnicas, ferramentas e processos de Business Intelligence no seu hotel, pousada ou multipropriedade.

Tomada de decisão

Um bom software de business intelligence reúne e analisa uma variedade de dados, desde reservas até feedback dos hóspedes e despesas operacionais. Dessa forma, essas informações fornecem uma visão abrangente do desempenho do hotel, permitindo que os executivos e gerentes tomem decisões seguras e estratégicas para melhorar a eficiência e a lucratividade.

Análise de tendência

Com um sistema de BI, os hotéis podem identificar padrões e tendências a partir dos dados. Isso inclui períodos de alta demanda, preferências dos hóspedes, comportamentos de reserva e muito mais. Assim, essas informações se tornam fundamentais para ajustar as estratégias de gestão, precificação, oferta de serviços, marketing e outras áreas.

Gestão de inventário e receita

Essa tecnologia também pode ajudar os hotéis a otimizar a gestão de inventário de quartos e outros recursos. Ao analisar padrões de reserva e demanda, os hotéis podem ajustar as estratégias de precificação em tempo real, maximizando a receita e minimizando os períodos de ociosidade.

Melhoria da experiência do hóspede

Ao analisar o feedback dos hóspedes e os dados de interação, fica mais fácil identificar áreas de melhoria na experiência do cliente. Isso pode incluir a qualidade do atendimento e dos serviços prestados, a eficiência das operações, dentre outros. Com o resultado dessa análise, os hotéis podem implementar mudanças que aumentem a satisfação do cliente e incentivem a fidelidade à marca.

Eficiência operacional

Do mesmo modo, o BI também auxilia na identificação de oportunidades de otimização de operações em diversas áreas. Ao constatar pontos de desperdício ou ineficiência, os hotéis ou pousadas podem implementar mudanças que reduzam os custos e melhorem a rentabilidade.

Considerando a importância de um sistema de Business Intelligence para a eficiência e lucratividade de hotéis, pousadas, multipropriedades e outros meios de hospedagem, a Desbravador oferece ao mercado o Sistema Analyzer, um software que entrega as informações certas, na hora certa e no lugar certo.

Analyzer – Sistema de Business Intelligence (BI) para o setor hoteleiro 

Confira os principais recursos do Analyzer, software de BI da Desbravador.

  • Embasa decisões capazes de aprimorar operações de hotéis, pousadas, resorts e multipropriedades de diferentes portes;
  • Por ser armazenado em nuvem, permite o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, garantindo tomada de decisões ágeis;
  • Oferece inteligência para definir a origem dos hóspedes por meio de geolocalização;
  • Apresenta as informações em forma de indicadores personalizados;
  • Planeja estratégias por meio de análises dos principais KPIS, budgets, forecast e pick-ups;
  • Fornece relatórios gerenciais abrangentes;
  • Dispõe de interface com gráficos, tabelas, quadros e outros recursos para auxiliar na interpretação, análise e comparações;
  • Realiza a migração segura e completa de todo o histórico de dados.

Além disso, outra grande vantagem de ter um sistema de Business Intelligence, é que não há necessidade de utilizar várias planilhas, sistemas ou métodos de controle.

O Analyzer da Desbravador unifica e organiza os dados de diversas origens em uma única ferramenta, o que favorece e facilita a análise dos principais indicadores do hotel, pousada ou multipropriedade.

Conheça mais sobre o sistema de BI Analyzer e saiba como ter controle total do seu negócio e como conduzi-lo ao crescimento com inteligência e estratégia, sem margem de erro.

Fale com nosso time e agende uma demonstração.

desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais