AS MELHORES OPORTUNIDADES DO DELIVERY

05-06-2023

AS MELHORES OPORTUNIDADES DO DELIVERY

Nos últimos anos, um dos movimentos de maior destaque do setor de food service foi a ascensão do delivery. Pela comodidade, praticidade e agilidade, esse serviço tem se tornado fundamental para empreendimentos do ramo de alimentação, como: restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias, dentre outros.

Além disso, a evolução das tecnologias para o segmento de A&B vem acelerando e profissionalizando negócios de diversos portes e modelos de atuação. Para a área de entrega não seria diferente, há soluções digitais específicas para esse serviço.

Isso pode ser atestado pelos números de uma pesquisa divulgada pelo iFood. O estudo realizado com 1045 consumidores a partir de 18 anos, das classes ABC do país, demonstrou que 80% dos respondentes fazem pedidos de delivery ou take away (o cliente retira o pedido no balcão para consumir em outro local).

Sobre o perfil e poder aquisitivo das pessoas que utilizam os serviços de delivery, 94% pertencem à classe A. Enquanto isso, a classe C também apresentou um percentual significativo, com 71%.

O levantamento também mostrou outro dado relevante, o público que mais realiza pedidos via delivery pertence à faixa-etária dos 18 aos 38 anos (83%), seguido do público de 39+ (75%).

Considerando a expressividade do delivery, é preciso acompanhar as tendências e estar atento ao comportamento e as preferências do seu público. Quando mais munido de informações, mais conseguirá entregar uma experiência memorável, desde o primeiro contato do cliente com a sua marca até o pós-venda.

ENTREGANDO UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA NO DELIVERY

Quando os clientes vão ao restaurante para almoçar, jantar ou fazer um lanche rápido, há muitas possibilidades e estímulos que podem tornar o momento agradável e especial:

  • O estacionamento
  • A recepção
  • O atendimento dos garçons e das equipes
  • O ambiente
  • As acomodações
  • A música
  • A iluminação e outros.

No delivery, é essencial pensar além de “só entregar”

Como o contato direto com o cliente nem acontece ou é breve, é preciso repensar as formas de cativar o cliente e entregar mais do que a refeição, tornando-a um momento especial.

Veja algumas dicas!

Sabor é fundamental

Priorizar o sabor e a qualidade do que é oferecido aos clientes é primordial!

Mostre os seus serviços           

Divulgue a sua marca e invista em marketing, especialmente no meio digital. Isso é vital para atrair novos consumidores, manter o contato e o relacionamento com os clientes.

Para aumentar a visibilidade dos serviços de delivery, destaque essa informação das suas campanhas nas redes sociais, mostre as vantagens de utilizar o seu delivery, isso incentivará os pedidos e aumentará as vendas.

Escolha boas embalagens

Há muitas opções no mercado, por isso, faça testes, busque por aquelas que conservem a qualidade e a boa aparência do produto e que, preferencialmente, sejam de baixo impacto ambiental.

Respeite o tempo

Busque por parceiros que façam a entrega o mais rápido e da melhor maneira possível. Se for necessário e viável, monte a sua própria equipe. Respeitar o tempo previsto é indiscutível.

Uma pesquisa divulgada pela Galunion, levantou que o percentual de pessoas que tiveram algum problema com delivery nos três últimos meses foi de 84%. O principal impasse, em 69% dos casos, está relacionado com a demora na entrega do pedido.

Seja gentil

Oriente os entregadores para que sejam simpáticos e corteses com os clientes. Eles serão o ponto de contato e a referência da sua empresa. Cumprimentos como “Boa noite, (seguido do nome do cliente) “tenha uma ótima refeição”, acompanhados de um sorriso, podem somar pontos para a sua marca.

Para que o cliente se sinta especial, você poderá incluir um recado escrito à mão ou um brinde simples. Para um novo cliente, um exemplo é enviar um bilhetinho “Olá, Joana! Ficamos felizes com o seu pedido! Esperamos que a sua primeira experiência com a gente seja especial. Boa refeição”.

Pense em maneiras de surpreender nos detalhes

Além de mostrar simpatia e atenção, essas atitudes simples podem render uma postagem e uma marcação do seu negócio nas redes sociais. Provas sociais e engajamento de seus clientes com a sua marca valem ouro!

Horários alternativos

Analise a possibilidade de atender em horários além do almoço e jantar. Especialmente em grandes cidades, os consumidores também buscam por opções para o café da manhã e para lanches da tarde.

Cardápio

Estude a viabilidade de incluir no cardápio opções saudáveis, naturais, vegetarianas, veganas, sem glúten, sem lactose e produtos que valorizem a produção da região (analise o que faz sentido para modelo do seu negócio).

Falando em cardápio...

Curiosidade!

Você sabia que, além do prato principal, 51% das pessoas costumam incluir bebidas e 44% sobremesas no pedido?

E que as pessoas que não pedem outros itens além do prato principal, não o fazem, pois, as bebidas e os doces disponíveis podem ser facilmente encontrados em outros lugares ou em supermercados?

Olha a dica!

As pessoas gostam de novidades! Seu restaurante poderá ter no cardápio opções de sucos, drinks ou bebidas diferentes e exclusivas. Além de opções de doces especiais: aquela delícia irresistível, de comer com os olhos!

Pense em maneiras de impulsionar as vendas desses produtos, tornar a refeição um momento mais especial e ainda aumentar o ticket médio!

Pesquisa de satisfação

Você poderá enviar ao cliente uma pesquisa de satisfação ou uma mensagem para saber como estava o pedido.

A opinião deles é muito importante para identificar se as expectativas e as experiências em relação ao atendimento, a entrega e ao produto foram atendidas.

Se receber alguma crítica ou dica, não deixe de dar um retorno ao cliente a respeito do apontamento. Além disso, analise e repasse à equipe para juntos entenderem os gargalos e pensarem em maneiras de melhorar ou resolver a situação.  

Quanto mais satisfeitos, maiores as chances de construir um relacionamento sólido com os consumidores.

Como vimos, o segmento de A&B, especialmente, nesse caso, o delivery, envolve muitas operações. Gerenciá-las com excelência e qualidade requer muita organização e controle.

Como gerenciar o seu delivery

Para apoiar a administração, automatizar processos e registrar tudo que acontece no dia a dia de negócios de alimentação, os sistemas são fundamentais.

A Desbravador, como especialista no desenvolvimento de software há quase 35 anos, possui sistemas específicos para gestão de negócio de restaurantes, bares e outros empreendimento do setor.

Duas dessas soluções são: o POS e o POS FAST.

Esses sistemas atendem todo o setor de A&B:

  • Restaurantes de todos os portes e redes;
  • Bares;
  • Hamburguerias;
  • Lanchonetes;
  • Pizzarias;
  • Cafeterias;
  • Padarias;
  • Food trucks;
  • Lojas e conveniências;
  • Outros empreendimentos do setor gastronômico.

Além desses sistemas para restaurantes, existem outras ferramentas digitais, tais como, aplicativos e módulos desenvolvidos para apoiar, melhorar a gestão do negócio e prestar um serviço ainda mais eficiente.

Um desses recursos tecnológicos, com funcionalidades próprias para atender o setor de entrega de pedidos de alimentos, é o Módulo Delivery da Desbravador.

Essa ferramenta conta com recursos que atendem toda a jornada: desde a entrada do pedido, até o pós a entrega ao cliente 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS FACILIDADES DO DELIVERY DA DESBRAVADOR

Delivery Desbravador - Gerenciador de pedidos para restaurantes

Um sistema para receber e controlar os pedidos que chegam via delivery.

Além de restaurantes, o sistema está preparado para atender outros empreendimentos:

  • Bares
  • Lanchonetes
  • Hamburguerias
  • Cafeterias
  • Padarias e confeitarias
  • Quiosques
  • Bistrôs
  • Pizzarias
  • Churrascarias
  • Hotéis, hostels, pousadas
  • Lojas de conveniência
  • Outros estabelecimentos do ramo de alimentação, independentemente do tamanho da empresa.

Conheça as principais funções do Delivery Desbravador

Prático

Para simplificar e organizar as operações do delivery, possui recursos simples de usar. A lista de pedidos e os itens de cada solicitação são apresentados na mesma tela, isso dá praticidade às equipes e agiliza o atendimento. 

Eficiente

O status de cada pedido é facilmente identificável por cores e símbolos. Além disso, possui filtros para agilizar a visualização das comandas em diferentes fases: Pendentes, Em preparo, Prontos, Em entrega e Cancelado.

Controle

É possível marcar o tempo de cada uma das etapas, da chegada do pedido à entrega. Esses números ficam registrados no sistema e são ótimos indicadores de performance do negócio.

Ágil

Assim que uma solicitação entra no sistema, rapidamente é enviada à cozinha para iniciar a produção. Do mesmo modo, os finalizados são automaticamente transferidos para a funcionalidade Caixa.

Automatização

Quando o status da encomenda passa de “Pronto” para “Entrega”, o sistema faz a emissão automática do documento fiscal e o pedido é liberado para entrega.

Flexível

É adaptável para empresas que trabalham somente com delivery ou que ofertam a retirada do produto no local. As formas de recebimento também são variadas para atender diferentes operações.

Venda rápida

O sistema possui uma funcionalidade específica para vendas rápidas, que são aquelas que o cliente chega ao restaurante e faz o pedido direto no balcão.

Integração

Aceita integração com diversas plataformas/operadoras, como: iFood (mercado e restaurante), Goomer, CJ Food, Loja Integrada, AWR Logística, Box Delivery, dentre outras. 

Movimentações

Assim que um pedido entra no sistema, uma notificação de recebimento é enviada pela operadora (Ex.: iFood). Do mesmo modo, quando o pedido é finalizado, o sistema Delivery dispara um aviso à plataforma parceira. Assim, o cliente tem acesso ao status do pedido sempre atualizado.

Cadastros

É possível realizar um cadastro completo dos clientes. Ao fazer uma nova operação, os dados anteriores são resgatados, isso acelera processos e agiliza atendimentos. 

Estratégico

Com o cadastro dos clientes e histórico dos pedidos, é possível analisar os itens mais vendidos, conhecer o perfil e as preferências dos clientes, realizar promoções e campanhas de marketing, melhorar o relacionamento e ter mais proximidade com o público. 

Registro

Para pedidos cancelados, é possível descrever os motivos. Essas informações ficam armazenadas até o fechamento do Caixa.

Relatórios

O software disponibiliza relatórios completos sobre o desempenho e os resultados do negócio. Esses documentos são essenciais para que os empreendedores acompanhem os resultados e tomem decisões seguras e assertivas.

Organize seus pedidos e descomplique suas entregas.

Entre em contato para conhecer todas as funções desse sistema de delivery que irá impulsionar ainda mais as vendas do seu restaurante. 

Fale com nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita.

vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais