A ARTE DE CONQUISTAR CLIENTES EM RESTAURANTES E BARES
14-08-2023
Um atendimento de qualidade é um dos fatores decisivos para o sucesso de restaurantes e bares.
Além disso, conhecer o público-alvo, oferecer experiências personalizadas, ter uma equipe receptiva, acolhedora e eficiente e utilizar tecnologias são estratégias que garantem um serviço acolhedor e agradável.
Esse conjunto, se bem executado, garante clientes satisfeitos, dispostos a retornar e a recomendar o estabelecimento para outras pessoas.
Conhecido como o pai do Marketing, Philip Kotler, cita em uma de suas obras que: “Vender para um cliente antigo é de 5 a 7 vezes mais barato do que vender para um novo cliente.” Isso demonstra que o segredo está em colocar o cliente no centro do negócio e superar as expectativas em cada visita.
Para ter clientes satisfeitos e um negócio lucrativo, é preciso muita pesquisa, planejamento e estratégia. Entenda melhor como construir um negócio consistente.
Defina o posicionamento e o estilo do seu negócio
Ter clareza sobre a identidade do seu restaurante, bar ou outro negócio do setor de A&B (Alimentos e Bebidas) é fundamental para ter sucesso.
Para isso, é indispensável entender:
- O que faz o seu negócio ser especial?
- Quais são os valores e crenças que guiam suas operações?
Ter um propósito bem definido ajuda a criar uma conexão mais profunda com os clientes.
Conheça o seu público
Além de conhecer muito bem o seu negócio, o público que se pretende atender também deve ser profundamente analisado.
Uma frase muito conhecida no segmento de vendas é: “Quem quer vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém.”
Por isso, definir um público e entender os clientes é essencial para oferecer experiências que façam sentido. Sabendo as preferências, necessidades, expectativas e estilo de vida de quem consome seus produtos e frequenta seu espaço, fica mais fácil ser assertivo no cardápio, na localização, nas estratégias de venda e de marketing.
Um bom cardápio é peça fundamental
Além do básico: qualidade dos insumos e ingredientes, higiene e apresentação, os pratos e bebidas devem refletir a identidade do negócio e oferecer uma experiência agradável e memorável aos clientes.
Pontos para considerar:
1 – Mesmo com uma identidade bem definida, é importante oferecer opções variadas para atender às preferências e necessidades dos diferentes clientes, como vegetarianos ou pessoas com restrições alimentares. No entanto, certifique-se de que todas as opções se encaixem na proposta do estabelecimento.
2 – É importante atualizar regularmente o cardápio, isso demonstra que o estabelecimento está sempre se reinventado, oferecendo novidades aos clientes e acompanhando as tendências.
3 – O cardápio pode ser considerado uma ferramenta de marketing importante e deve ser atrativo e claro. Se bem elaborado pode influenciar as escolhas dos clientes e contribuir para uma experiência positiva, aumentando a fidelização e a satisfação de quem passa pelo seu restaurante ou bar.
Atendimento ao cliente
Um bom atendimento é capaz de transformar uma simples refeição em uma memória, por esse motivo, é fundamental que os negócios de A&B priorizem a qualidade do serviço e um atendimento excelente.
Também é importante que os colaboradores sejam preparados para lidar com situações desafiadoras e orientados sobre a importância de serem simpáticos, prestativos e ágeis.
Nesse contexto, os garçons desempenham um papel fundamental, muitas vezes sendo o primeiro ou o único ponto de contato com os clientes. E é nesse momento que se forma a primeira impressão do local.
A importância vital dos garçons
Um sorriso acolhedor, uma postura atenciosa e uma abordagem cordial dos garçons podem fazer toda a diferença na percepção do cliente em relação ao restaurante ou bar.
Esses profissionais não são apenas servidores de pratos e bebidas, são os embaixadores do restaurante. Eles transmitem a essência do estabelecimento por meio de atitudes, e quando são capacitados e comprometidos, refletem a identidade e os valores do restaurante.
Isso é especialmente relevante em estabelecimentos que buscam se diferenciar pela qualidade do serviço, onde os garçons têm o poder de tornar a experiência do cliente verdadeiramente memorável.
Além do conhecimento sobre o menu, para recomendar pratos aos clientes, de saber a maioria dos ingredientes utilizados nas preparações e servir pratos, é importante que os garçons tenham habilidades de comunicação, empatia e capacidade de resolução de problemas.
Para auxiliar na capacitação sobre esses e outros temas, trouxemos algumas dicas para esses profissionais, que são parte fundamental do sucesso de negócios do setor de alimentação.
Confira as dicas!
Receba os clientes com simpatia: sempre é bom lembrar que uma recepção calorosa e amigável cria um ambiente acolhedor e faz com que os clientes se sintam bem-vindos.
Esteja atento e seja cortês: demonstre interesse verdadeiro pelos clientes. Esteja disponível para responder a perguntas, fornecer informações sobre o cardápio e sugerir pratos.
Conheça o menu e os produtos: é muito importante estar bem informado sobre o cardápio, ingredientes e preparo dos pratos. No caso de pessoas com restrições alimentares, informar os itens utilizados pela equipe da cozinha na preparação pode evitar alergias e riscos à saúde. Na dúvida, converse com os chefes.
Trate as reclamações com seriedade: se um cliente tiver algum problema com a comida ou o serviço, lide com a situação de forma séria e profissional. Peça desculpas, ouça atentamente e busque soluções para resolver a questão.
Peça feedback e agradeça: ao final da refeição, pergunte aos clientes se tudo correu bem e se têm alguma sugestão. Agradeça pela visita e mostre-se aberto a recebê-los novamente.
Seja ágil e eficiente: garanta que os pedidos sejam registrados rapidamente e que a comida seja servida dentro de um tempo razoável. A agilidade no atendimento é fundamental para evitar frustrações nos clientes.
O poder das tecnologias no atendimento
Assim como a cortesia, a gentileza e o conhecimento sobre o cardápio são indispensáveis para prestar um bom atendimento, a adoção de tecnologias e a automatização de processos são estratégias igualmente eficazes.
A modernização do atendimento e a adoção de tecnologias inovadoras podem gerar diversos benefícios:
- Aumento da eficiência operacional;
- Melhoria da experiência do cliente;
- Maior fidelização;
- Redução de despesas;
- Crescimento do negócio.
Ao acompanhar as tendências tecnológicas e adaptar-se às necessidades dos clientes, esses estabelecimentos têm maiores chances de prosperar em um mercado competitivo e em constante evolução.
Para apoiar empresários na gestão completa e integrada, organizar processos e facilitar as atividades das equipes e aprimorar o atendimento, a Desbravador conta com recursos tecnológicos como:
☑ POS FAST - Sistema de gestão de restaurantes, bares e outros negócios do setor de A&B
☑ iPDV Menu - Cardápio digital para autoatendimento
☑ MONITOR KDS (Kitchen display system) - Tela de pedidos para cozinhas
☑ DELIVERY - Gerenciador de pedidos para restaurantes
Para apoiar o trabalho dos garçons e tornar o atendimento aos clientes ainda mais moderno, eficiente e prático, outra tecnologia é o IPDV.
iPDV Desbravador - Aplicativo para lançamento de pedidos
Uma ferramenta para uso dos garçons, que garante atendimento ágil e assertivo.
A maleabilidade dessa tecnologia possibilita a configuração para diferentes modelos de negócios:
- Restaurantes;
- Bares;
- Lanchonetes;
- Cafeterias;
- Padarias;
- Quiosques;
- Lojas de conveniência;
- Hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades;
- Outros empreendimentos do ramo de alimentação.
Conheça as principais funcionalidades:
- Acelera o processo de atendimento;
- Pode ser acessado via celular, tablet ou maquininha de cartão;
- Minimiza erros de anotações feitas à mão;
- Garante que os pedidos sejam entregues corretamente na cozinha;
- Organiza a ordem de pedidos;
- Elimina a necessidade de intermediários;
- Reduz etapas e o tempo de espera;
- Agiliza a entrega dos pratos e bebidas;
- Controla e armazena no sistema todos os pedidos realizados.
Simplifica e agiliza o serviço dos garçons
Com interface intuitiva, o aplicativo é muito prático de usar.
Para maior controle e organização, cada profissional acessa o app com senha individual.
Integração com sistemas de gestão
Para facilitar a organização, o controle e a inclusão de todos os consumos do cliente ou hóspede em uma única plataforma, o IPDV é totalmente integrado ao sistema de gestão/ERP (Enterprise Resource Planning).
A alteração dos itens do cardápio pode ser realizada de maneira prática e rápida via sistema.
Quer conhecer todos os detalhes desse aplicativo para restaurantes, bares e outros negócios de A&B? Entre em contato com o nosso time comercial para receber uma demonstração.
vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)
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