TOTEM DE AUTOATENDIMENTO PARA HOTÉIS, POUSADAS E RESORTS
15-07-2024
Para atender ao mercado cada vez mais inovador e suprir as necessidades dos consumidores em busca de conveniência e liberdade de escolha, as tecnologias são indispensáveis.
Dentre elas, estão as tecnologias de autoatendimento, que são sistemas e ferramentas digitais que possibilitam que usuários realizem serviços e operações por conta própria, sem a necessidade de auxílio ou intervenção de um atendente humano.
Desenvolvidos para serem intuitivos e fáceis de usar, esses recursos tecnológicos otimizam inúmeras operações das empresas, assim como proporcionam uma experiência eficiente e satisfatória para o usuário final.
Tecnologias de Autoatendimento no Brasil
As tecnologias de autoatendimento chegaram ao Brasil nas décadas de 1970 e 1980, com os primeiros caixas eletrônicos (ATMs – Automated Teller Machine).
Esses equipamentos foram inicialmente introduzidos pelos bancos para possibilitar que os clientes realizassem transações básicas, como saques e consultas de saldos. Além disso, serviam para:
- Melhorar a eficiência das demandas bancárias;
- Reduzir filas nas agências;
- Oferecer serviços fora do horário tradicional.
Algum tempo depois do sucesso do autoatendimento no setor bancário, outras áreas adotaram essas tecnologias.
- Os segmento de transporte, especialmente com a introdução de máquinas de bilhetagem automática em estações de metrô e ônibus, também foi um dos pioneiros.
- Os supermercados começaram a instalar caixas de autoatendimento para agilizar o processo de compra.
Embora houvesse uma resistência inicial, principalmente entre os consumidores menos familiarizados com a tecnologia, ações de educação e suporte ao usuário ajudaram a superar essas barreiras.
Desse modo, a aceitação do público cresce cada vez mais, expandindo esse tipo de tecnologia para diversos ambientes.
Tecnologias de autoatendimento: cenário atual
Nos últimos anos, as facilidades desses equipamentos começaram a ser notadas, se expandiram ainda mais, caindo no gosto das empresas e dos consumidores.
No meio empresarial, o crescimento foi impulsionado pela busca por:
- Modernização de operações;
- Eficiência e inovação;
- Redução de custos;
- Melhor aproveitamento do tempo;
- Otimização das atividades das equipes;
- Atendimento mais ágil, moderno e eficiente.
Tecnologias de autoatendimento: principais vantagens para as empresas
Conheça os principais benefícios da adoção de tecnologias de autoatendimento nas empresas.
- Eficiência operacional: processos automatizados são geralmente mais rápidos e menos propensos a erros, o que aumenta a eficiência das operações e atividades rotineiras;
- Disponibilidade 24/7: isso quer dizer que as tecnologias de autoatendimento podem funcionar ininterruptamente, permitindo que os clientes possam realizar operações a qualquer hora ou em horário estendido;
- Dados em tempo real: sistemas de autoatendimento podem coletar e processar dados em tempo real, permitindo que as empresas façam ajustes rápidos com base em informações atualizadas;
- Análise de comportamento: essas tecnologias armazenam dados e emitem relatórios para análises da performance do negócio e do comportamento dos clientes, ajudando na personalização de serviços e na melhoria dos processos;
- Recursos humanos: os sistemas de autoatendimento possibilitam que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas ou atuem como suporte no caso de necessidade.
Do mesmo modo, as tecnologias de autoatendimento também atendem necessidades e expectativas dos consumidores.
Para esse público, esses recursos trazem diversas possibilidades:
- Maior autonomia e independência ao fazer compras;
- Realizar transações financeiras de forma independente e segura;
- Solucionar problemas sem a necessidade de interação com outras pessoas;
- Ter experiências de consumo mais rápidas e personalizadas.
Tecnologias de autoatendimento: principais vantagens para os consumidores
Autonomia: os clientes podem escolher produtos e fazer compras de forma independente, sem a necessidade de esperar pelo atendimento de um funcionário;
Agilidade: os sistemas de autoatendimento geralmente reduzem o tempo de espera, permitindo que os clientes resolvam suas questões de forma rápida;
Horários estendidos: possibilita o acesso a serviços fora do horário convencional;
Personalização: muitas tecnologias de autoatendimento oferecem interfaces personalizáveis que se adaptam às necessidades dos usuários. Por exemplo: possibilitam que o cliente escolha o idioma que prefere ser atendido;
Confidencialidade: os clientes podem realizar transações de forma mais discreta e pessoal, sem a necessidade de contato direto com funcionários.
Para atender empresas e consumidores, as soluções tecnológicas de autoatendimento são variadas. Para cada necessidade, há uma tecnologia certa.
Dentre elas, destacam-se:
Caixas eletrônicos: possibilitam que os clientes realizem operações bancárias, como saques, depósitos, transferências e pagamentos de contas;
Caixas self-checkout: comum em supermercados e lojas de varejo para que os clientes escaneiem e paguem as compras de forma independente;
Quiosques de autoatendimento: cada vez mais presente em restaurantes de fast food, shoppings, cinemas e hospitais, permitindo pedidos, pagamentos e consultas de informações;
Totens de atendimento em serviços públicos: utilizados para agendamento de serviços, emissão de senhas e consultas;
Aplicativos e webapps: oferecem funcionalidades para pedidos, pagamentos, agendamentos e suporte ao cliente;
Chatbots e assistentes virtuais: normalmente utilizam inteligência artificial para fornecer suporte e informações aos clientes, além de resolver diversas questões de interesse do público;
Totens para check-ins e checkout: encontrados em lugares como aeroportos, hotéis, pousadas e resorts, permitem que os usuários façam check-in, emitam bilhetes, façam pagamentos e outras operações.
Sistemas de reservas online: utilizados em setores como hotelaria, aviação e entretenimento, permitem que os clientes façam reservas, comprem ingressos e gerenciem suas reservas de forma independente.
Tecnologias de autoatendimento para o setor hoteleiro
A praticidade e a eficiência proporcionadas por essas soluções tecnológicas fizeram que o setor hoteleiro também aderisse a equipamentos e sistemas de autoatendimento.
A automação de processos e de atendimentos em um hotel, pousada, resort ou outro meio de hospedagem é capaz de:
- Otimizar operações;
- Melhorar a eficiência;
- Reduzir custos;
- Proporcionar uma experiência mais agradável para os hóspedes.
A fim de alcançar esses objetivos, existem tecnologias que abrangem desde o check-in até a gestão de feedback.
Conhecendo todo o processo gerencial e operacional de hotéis, acompanhando as mudanças de mercado e as novas exigências e necessidades dos consumidores, a Desbravador dispõe ao setor, além dos sistemas hoteleiros (PMS), diversos softwares de autoatendimento.
Dentre essas tecnologias está o Totem de Autoatendimento para hotéis, pousadas e resorts.
Autoatendimento – Terminal para check-in e checkout
Um totem de autoatendimento é uma ótima alternativa para check-ins e checkouts mais ágeis e inovadores. Além disso, simplifica processos, evita filas e melhora a experiência dos hóspedes.
Conheça algumas facilidades do Totem de Autoatendimento para hotéis da Desbravador.
Prático: com total autonomia, sem contato com atendentes, o hóspede poderá preencher o cadastro, fazer o check-in, habilitar a chave do apartamento e realizar o checkout.
Multifuncional: além de realizar essas operações, é possível acessar informações relativas à estadia e efetuar o pagamento.
Eficiente: por diminuir as filas na recepção, otimiza processos e o tempo dos atendentes.
Intuitivo: é muito simples de usar, tanto pelas equipes do hotel como pelos hóspedes. As telas são autoexplicativas para facilitar o atendimento autônomo.
Integrado: todas as informações lançadas no totem de autoatendimento são enviadas instantaneamente ao PMS (sistema do hotel).
Compacto: ocupa pouquíssimo espaço, pode ser instalados em diversos pontos do hotel para melhorar e agilizar ainda mais o atendimento.
Personalizável: pode ser personalizado com o logotipo e identidade visual do hotel ou da pousada.
Acompanhe as tendências e as inovações do mercado hoteleiro. Gere atendimentos mais ágeis e independentes com o terminal de Autoatendimento da Desbravador.
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