KARDEX: O QUE É?
17-12-2024
Já ouviu falar em Kardex?
Voltando algumas décadas, a história registra que o termo surgiu 1898 por uma iniciativa da empresa americana Rand Ledger.
Eles desenvolveram um sistema de arquivamento para organizar e gerenciar dados e inventários, ou seja, uma solução para controlar o estoque.
Por ser uma metodologia muito eficaz, se expandiu em pouco tempo e atraiu adeptos em diversas áreas. Em hospitais, por exemplo, o Kardex era utilizado para gerenciar informações de pacientes e tarefas do dia a dia.
Para isso, as entradas e saídas de produtos eram anotadas manualmente em fichas de papel.
Automação do sistema Kardex
Com a evolução da tecnologia e a automação de processos, essa ferramenta passou a ser integrada a sistemas de gestão.
O segmento hoteleiro foi um dos com maior adesão às ferramentas de controle de estoque, que fazem parte dos PMS (sistema de gestão hoteleira), pois são empreendimentos com diversos setores e com ampla variedade de produtos necessários à operação.
Kardex em hotéis e pousadas
O Kardex trouxe várias facilidades à gestão de hotéis e pousadas, especialmente para registro, controle e organização de itens usados rotineiramente no hotel ou pousada, como:
- Alimentos e bebidas;
- Produtos de higiene e limpeza;
- Itens para manutenção e outros.
Além disso, contar com um sistema de gestão de estoque economiza tempo, melhora o fluxo de trabalho e garante que tudo funcione bem para atender os hóspedes da melhor forma.
Conheça os principais benefícios do Kardex para o seu hotel, pousada ou outro meio de hospedagem
1. Controle de estoque
O Kardex possibilita saber, em tempo real, o que há em estoque.
2. Redução de custos
Com um controle preciso, os gestores podem planejar melhor as compras, adquirindo apenas o necessário e evitando compras em excesso.
3. Gestão de fornecedores
Com um sistema de gestão de estoque, também é possível analisar o desempenho de fornecedores, como o tempo de entrega, qualidade dos produtos e preço.
4. Eficiência operacional
A ferramenta também auxilia as equipes de diferentes setores, como cozinha, governança e manutenção, a fazerem solicitações e reposições de forma organizada e rápida.
5. Planejamento de compras
Ao consultar os relatórios disponibilizados pelo Kardex, é possível consultar históricos, fazer planejamentos de compra e consultar informações e dados sempre que precisar.
Gestão de estoque em hotéis e pousadas: sistemas da Desbravador
Os sistemas para hotéis da Desbravador contam com módulos de controle de estoque completos, que se adequam às demandas do negócio.
Uma desses softwares para hotéis e pousadas de pequeno e médio porte é o Light Web.
Light Web da Desbravador - Sistema hoteleiro online
Esse sistema foi desenvolvido para que gestão do negócio seja completa e com total integração entre os setores.
Um dos módulos do PMS que facilita o gerenciamento de produtos é o Estoque, também chamado de Kardex.
Conheça alguns recursos dessa ferramenta.
Estoque em dia
Permite o controle total e sempre atualizado de entradas e de saídas de produtos.
Ágil
Possibilita o cadastro automático de entrada de produtos via xml da nota fiscal. O cadastro manual também pode ser realizado.
Movimentações
Ao cadastrar os novos produtos, é possível distribuí-los entre diferentes setores.
Transferências
De forma simples e organizada, também viabiliza a transferência de itens entre os departamentos.
Relatórios
Possui diversos tipos de relatórios que podem ser personalizados conforme as necessidades.
Kardex
O relatório Kardex é supercompleto. Dentre as informações, demonstra as movimentações internas de produtos em períodos determinados pelos usuários.
Agende uma demonstração para conhecer o software que seu hotel ou pousada precisa.
Light Web, o sistema hoteleiro online da Desbravador.
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